Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso PF: diretor já falhou no psicotécnico da PRF; especialista dá dicas

Concurso PF: diretor já falhou no psicotécnico da PRF; especialista dá dicas

De acordo com informações do jornal O Globo, o novo diretor-geral da PF, Rolando Souza, já reprovou no exame psicotécnico do concurso PRF. O concurso em questão ocorreu no final da década 90 e Souza recorreu na Justiça contra o resultado.

Na época, Rolando Souza alegou irregularidades e pediu para tomar posse no cargo, pois foi aprovado nas demais etapas do certame. Porém, o agora diretor-geral não chegou a assumir na PRF, pois havia passado no concurso PF para delegado, ingressando em 2005.

O exame psicotécnico é presente em muitos editais dos concursos policiais, como o edital PF, Depen e PCDF. O teste psicológico é um processo realizado por meio de procedimentos científicos, que permitem identificar aspectos psicológicos do candidato compatíveis com o cargo pretendido.

Muitos concurseiros não sabem como se preparar para esta etapa nos concursos públicos e a reprovação é mais comum do que parece, não significando que a pessoa tem algum problema mais sério.

Por isso, conversamos com a prof. Thayse Duarte, psicóloga do MPU e também especialista em Avaliação Psicológica. A professora inclusive já atuou em correção e aplicação de testes para concursos públicos.

Cursos da área
Confira os cursos do Direção para esta área de estudos

Como se preparar para o exame psicotécnico?

O que a especialista Thayse Duarte indica é “seja você mesmo”, pois o que os testes buscam é o equilíbrio. “Ninguém é perfeito e, se tentar ser em alguma avaliação, isso pode ser um fator prejudicial na correção. Pois pode haver conflito entre os resultados de um instrumento ou outro”, analisa.

Então, basicamente, a psicóloga sugere que o candidato, no dia anterior a realização do teste, durma bem, alimente-se bem e com comidas leves, hidrate-se. E, diferente do que muitos concurseiros realizam, a professora indica que não treinem.

“É muito perigoso você treinar em testes assim, porque você tende a dar aquela resposta perfeita e isto pode dar conflito entre um teste e o outro”, explica. “Seja você mesmo, não tente forçar nada, porque o teste não rotula”, esclarece.

Os testes psicotécnicos são uma análise temporária, se você está apto para um cargo naquele momento. “Não quer dizer que nunca mais você vai ser”, conta. “E, como é uma avaliação momentânea, você tem que tentar estar bem no dia”.

E ela reforça: o objetivo não é gabaritar tudo ou acertar tudo. Além disso, é completamente normal pessoas falharem em testes assim, pois são somente uma análise daquele momento.

“O objetivo é você ser coerente”, conta. “E é muito difícil ser coerente se você estudar muito para um teste e for ruim em outro. Isto, por exemplo, reprova. Já um resultado mediano nos dois significa que você foi coerente”.

Exemplo de exame psicotécnico

A descrição do exame psicotécnico apresenta certa semelhança em editais de concursos policiais. Veja abaixo, por exemplo, os testes que o próximo candidato ao concurso Depen, para Agente Federal de Execução Penal, realizará na Avaliação Psicológica:

  • capacidade de atenção
  • capacidade de memória
  • tipos de raciocínio
  • características de personalidade: controle emocional, agressividade adequada, resolução de problemas, organização e responsabilidade

Já no edital PCDF para Escrivão, publicado em 2019, determinava que a Avaliação Psicológica verificaria:

  • capacidade de concentração e atenção,
  • capacidade de memória,
  • tipos de raciocínio e
  • características de personalidade, importantes para o bom desempenho das atividades do cargo Escrivão de Polícia da Carreira de Polícia Civil do Distrito Federal, tais como: controle emocional, disciplina, organização, autoconfiança, relacionamento interpessoal, persistência.

Além disso, o edital descrevia que também avaliariam “as características de personalidade restritivas ou impeditivas ao desempenho das atribuições inerentes ao cargo como, por exemplo, agressividade inadequada e instabilidade emocional exacerbada”.

concurso depen 2
Materiais do Direção + questões do QConcursos!

Batida policial: outros editais policiais vêm por aí!

Concursos para área policial devem bombar em 2020. Quer saber se são uma boa escolha? Então não perca nossa Batida Policial! No dia 10/5, às 20h, vamos falar sobre os editais mais quentes do momento para a carreira policial. Inscreva-se abaixo e não perca!

concurso depen 2020
Larissa Lustoza

Larissa Lustoza

Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.