Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso PGE PE: “O órgão hoje não tem servidor nenhum de carreira”, diz comissão de aprovados

Concurso PGE PE: “O órgão hoje não tem servidor nenhum de carreira”, diz comissão de aprovados

Muitos concurseiros ficaram animados quando o concurso PGE PE foi anunciado em 2018. Tratava-se do primeiro concurso para o órgão e era uma oportunidade atraente para o estado de Pernambuco.

No entanto, anos depois, os aprovados no concurso público ainda aguardam a homologação e nomeação. Além disso, o órgão não possui servidores de carreira no quadro de pessoal, já que as vagas seriam preenchidas pela primeira vez pelos aprovados no último concurso.

Decisão do STF é marco positivo para homologação

De acordo com uma representante da Comissão de Aprovados do concurso PGE PE, a homologação era esperada para o dia 12 de setembro de 2019, mas no mesmo dia, uma retificação foi publicada, excluindo a previsão.

“O órgão hoje não tem servidor nenhum de carreira, conforme as informações disponibilizadas pela transparência do Estado. A grande maioria das pessoas que trabalham lá são terceirizadas (aproximadamente 100 pessoas) e ocupantes de cargos denominados “suplementares”, conta a representante.

Observando tal situação, uma Ação Direta de Inconstitucionalidade foi protocolada no STF contra uma lei complementar no estado que instituiu um quadro de pessoal formado por servidores cedidos ou à disposição da PGE PE.

Em abril deste ano, o STF julgou, com unanimidade, que tal dispositivo era inconstitucional e feria o princípio do concurso público. “Com a ADI e a declaração da inconstitucionalidade, o mais próximo que havia de servidores efetivos deixará de existir“, explica a representante da comissão.

“Com isso, o esperado e o razoável é que os cargos sejam providos por quem passou no concurso, mesmo porque, conforme disse o próprio Ministério Público de Contas, quem está lá deverá sair”, continua.

Outro ponto que reforça que a lei complementar prejudicava os princípios constitucionais é o fato de que muitos funcionários que foram incluídos no novo quadro de pessoal não tinham relação com o cargo. “Há caso de Agente de Trânsito passando a exercer cargo de Analista Superior, por exemplo”, conta a representante.

A comissão de aprovados informou que já entraram diversas vezes em contato com o órgão, mas não receberam retorno positivo, nem ao menos uma previsão de quando o concurso será homologado.

Com a ADI, a comissão tem expectativa de que a homologação do concurso PGE PE possa, finalmente, sair. “Não há justificativa para essa demora toda. Não houve nenhum indício de ilegalidade no concurso”, declarou a representante.

Para ler a ADI na íntegra, clique aqui. Todas as informações detalhadas do trabalho da comissão de aprovados podem ser acompanhadas nas redes sociais do grupo.

A equipe de jornalismo também entrou com em contato com a PGE PE, mas não recebeu retorno até o momento de publicação.

Além da PGE PE: quais certames são esperados?

Concurseiros interessados na área de Procuradorias, podem esperar alguns certames para este e para o próximo ano. Pela similaridade dos conteúdos cobrados, é possível estudar para outras áreas, como tribunais, defensorias e ministérios públicos.

Por isso, confira uma breve lista de algumas seleções esperadas:

  • PGE PA: a comissão para o concurso foi formada. A previsão é para 24 vagas e salários iniciais são por volta de R$ 5 mil. 
  • PGE RJ: o concurso foi autorizado em 2018, mas procedimentos foram suspensos em 2019. Um ofício do subprocurador-geral da PGE RJ circulou na internet, em 2020, em que foi afirmado que uma nov seleção ocorreria este ano.
  • DP DF: a banca Cebraspe já foi definida como organizadora do concurso para Analista. Extrato do contrato já foi publicado, então edital deve ser divulgado ainda este ano.
  • MPU: a assessoria do órgão afirmou que há intenção de realizar um novo edital ainda nesta gestão, mas deve ocorrer em 2021 devido a problemas no calendário da banca. 
todos os cursos
Clique na imagem e confira todos os cursos do Direção!

Já conhece a Assinatura Ilimitada Digital do Direção Concursos?

O Qconcursos e o Direção Concursos se uniram para disponibilizar uma solução completa de estudos para concursos públicos. É teoria e prática na medida certa e em um único lugar. Pague por mês e não comprometa o limite do seu cartão.

concurso pge pe
concurso pge 2
Larissa Lustoza

Larissa Lustoza

Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.