Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso PGE RJ: edital até dezembro; 12 vagas imediatas

Concurso PGE RJ: edital até dezembro; 12 vagas imediatas

A Procuradoria-Geral do estado do Rio de Janeiro (PGE RJ) confirmou que o edital do concurso PGE RJ está previsto para ser divulgado em dezembro deste ano e ofertará 12 vagas imediatas.

Além disso, a PGE RJ confirmou que as provas devem ocorrer no primeiro trimestre de 2022, ou seja até março. Ao todo, foram autorizadas 12 vagas imediatas, sendo distribuídas da seguinte maneira:

  • 10 vagas de Analista
  • 2 vagas de Técnico

Apesar do pequeno número de vagas imediatas, a convocação de mais aprovados em eventual cadastro de reserva não foi rejeitada. Os salários iniciais vão de R$ 5.150 até R$ 6.990, para nível médio e superior respectivamente.

O último edital do concurso PGE RJ ocorreu em 2008 e foi organizado pela Fundação Carlos Chagas (FCC). Foram 10 cargos oferecidos, entre opções para nível superior e médio, com 129 vagas distribuídas entre eles.

Apesar do número, ao longo do período de vigência do concurso PGE RJ 2008, o órgão chamou 167 aprovados, ou seja, um número bastante superior ao trazido no edital.

todos os cursos

Requisitos de ingresso

O último edital do concurso PGE RJ trouxe a seguinte disposição quanto aos requisitos necessários para ingresso no órgão (com adaptações da lei de cargos aprovada e vigente desde o ano de 2014):

  • a) ser brasileiro ou gozar das prerrogativas previstas dos Decretos nºs 70.391/72 e 70.436/72 e do art. 12 da Constituição Federal;
  • b) possuir a escolaridade e pré-requisitos estabelecidos no edital:
    • Técnico superior administrador (analista administrador): Diploma ou Certificado de curso de nível superior de graduação em Administração, reconhecido pelo Ministério da Educação e registro profissional no Conselho correspondente.
    • Técnico superior de análise contábil (analista contábil): Diploma ou Certificado de curso de nível superior de graduação em Contabilidade, reconhecido pelo Ministério da Educação e registro profissional no Conselho correspondente.
    • Técnico superior de análise de sistemas e métodos (analista de análise de sistemas e métodos): Diploma ou Certificado de curso de nível superior de graduação, reconhecido pelo Ministério da Educação, da área de Computação e Informática, com as seguintes ou equivalentes denominações: Bacharelado em Ciência da Computação; Engenharia de Computação; Bacharelado em Sistemas de Informação; Licenciatura em Computação; Tecnologia em Processamento de Dados; Bacharelado em Informática; Engenharia de Informação; Engenharia de Processamento de Dados; Engenharia de Software.
    • Técnico superior bibliotecário (analista bibliotecário): Diploma ou Certificado de curso de nível superior de graduação em Biblioteconomia, reconhecido pelo Ministério da Educação e registro profissional no Conselho correspondente.
    • Técnico superior Médico (analista médico): Diploma ou Certificado de curso de nível superior de graduação em Medicina, reconhecido pelo Ministério da Educação e registro profissional no Conselho correspondente.
    • Técnico superior de Procuradoria (analista processual): Diploma ou Certificado de curso de nível superior de graduação em Direito, reconhecido pelo Ministério da Educação e registro profissional no Conselho correspondente.
    • Técnico superior de perícias e avaliações imobiliárias (analista de perícias e avaliações imobiliárias): Diploma ou Certificado de curso de nível superior de graduação em Engenharia Civil ou Arquitetura, reconhecido pelo Ministério da Educação e registro profissional no Conselho correspondente.
    • Técnico assistente de procuradoria (técnico processual): Diploma ou Certificado de curso de nível superior de graduação em Medicina, reconhecido pelo Ministério da Educação e registro profissional no Conselho correspondente.
  • c) ser maior de 18 anos;
  • d) estar em dia com as obrigações eleitorais, para os candidatos de ambos os sexos, e militares, para os do sexo masculino;
  • e) não registrar antecedentes criminais, achando-se no pleno exercício de seus direitos civis e políticos;
  • f) ser aprovado no estágio experimental, que terá duração de 06 (seis) meses, nos termos do Decreto-Lei n.º 220/75.

Além dos cargos citados acima, que tiveram previsão no edital do concurso PGE RJ anterior, a lei dos cargos ainda oferece duas opções de nível médio, que exigem especialização na área:

  • Técnico de Sistemas e Métodos;
  • Técnico Contábil.

Resumo do concurso PGE RJ

Fevereiro vai ser MELHOR que janeiro!

Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.

Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

concursos publicos

Larissa Lustoza

Larissa Lustoza

Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.