Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso PM BA e Bombeiros BA: suspensão até o julgamento

Concurso PM BA e Bombeiros BA: suspensão até o julgamento

Após indicar falhas no edital – entre elas, exigir exames invasivos para as candidatas mulheres – a Defensoria Pública da Bahia teve o mandato de segurança acatado pelo TJ BA. Com isso, os concursos PM BA e CBM BA estão suspensos.

Confira a liminar na íntegra aqui.

O certame teve as provas aplicadas no dia 19 de janeiro, domingo. No entanto, as fases posteriores não mais acontecerão.

A decisão foi tomada em 16 de janeiro e isto acarretou na desistência de muitos candidatos. De acordo com a Secretária de Administração do estado, mais de 20% do total de inscritos não compareceu ao dia de realização da prova.

No mandado de segurança, os argumentos utilizados é que os editais violam os direitos dos candidatos e princípios constitucionais como “dignidade humana, razoabilidade, proporcionalidade, isonomia e igualdade”.

Outros motivos foram a comprovação da idade máxima no Curso de Formação e a falta de proporção entre as vagas do sexo masculino e sexo feminino.

Os editais, publicados em outubro de 2019, trouxeram 1.250 vagas, sendo mil para policiais e 250 para bombeiros. Ao todo, 112.335 candidatos se inscreveram, sedo 99.560 somente para a PM e 12.775 para o CBM.

Em 12 de fevereiro, o Diário Oficial da Bahia trouxe a suspensão do edital:

Outros concursos policiais em 2020

Apesar da suspensão da PM BA, há outros concursos policiais previstos e bem quentes para 2020. Confira alguns:

  • PC DF: As provas para Escrivão serão aplicadas somente em 2020. Além disso, é previsto um concurso para o cargo de Agente. Saiba mais sobre o concurso PCDF aqui;
  • PM AL: o governador de Alagoas, Renan Filho, já afirmou que pretende lançar um novo concurso para PM AL;
  • PM RJ: o governador anunciou que o novo edital será lançado no início de 2020, com 2 mil vagas. Saiba mais sobre o concurso PMERJ aqui;
  • PC RJ: são 864 vagas autorizadas para diversos cargos. O Diário Oficial do RJ publicou chamamento público para escolha da banca dia 16 de dezembro (2019). Mais informações, aqui;
  • PC RN: a governadora Fátima Bezerra quer o edital até abril de 2020. A banca deve ser escolhida por dispensa de licitação, certame será para 403 vagas: confira aqui.
  • PM PA: o edital de licitação para contratar a banca foi publicado em novembro, com isso, o concurso deve ocorrer em 2020. Ao todo, serão 2.469 vagas. Saiba mais sobre o concurso PM PA aqui.
  • PC PA: o edital de licitação para contratar a banca foi publicado em novembro. São 1,5 mil vagas previstas e a divisão de vagas já foi divulgada pelo órgão. Saiba mais aqui.

Existem outros concursos policiais previstos. E você poe ter um estudo de qualidade com nossa Assinatura Ilimitada!

Larissa Lustoza

Larissa Lustoza

Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.