Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso PRF 2019/2020 pode acontecer?

Concurso PRF 2019/2020 pode acontecer?

Um novo concurso PRF pode ocorrer ainda em 2019? Os rumores existem desde a publicação do último edital, cujas provas ocorreram em Fevereiro de 2019. Nesta notícia vamos esclarecer as informações que existem até aqui, tentando separar o que é boato do que é realmente fato.

Os rumores começaram porque, de acordo com o último edital PRF, o prazo de validade do concurso é de apenas 30 dias.

Além disso, no dia 11 de Março de 2019 o pedido de autorização de concurso abaixo movimentou bastante:

Pedido de concurso PRF

Veja a seguir as movimentações:

Este processo não era movimentado desde o dia 23/08/2018, quando sua análise foi concluída na Assessoria Especial de Controle Interno do MPDG. Agora o processo está tramitando no Ministério da Economia, que absorveu as atividades do antigo MPDG.

Embora a equipe de jornalismo do Direção Concursos ainda esteja apurando os fatos com exatidão, aparentemente este processo não trata da realização de um novo concurso, mas sim do concurso cujas provas ocorreram recentemente. Como se sabe, mesmo após a ocorrência das provas existe uma série de trâmites que precisam ser cumpridos, em especial em um concurso da área policial.

Segundo o prof. Arthur Lima, “é improvável que ocorra um novo concurso PRF em 2019”. Isto porque, de acordo com o professor, “no concurso da PRF 2013 foi necessário quase 1 ano entre a publicação do edital e a homologação do resultado final, após o curso de formação”. Se o prazo for replicado no concurso atual, espera-se a homologação do certame entre setembro e novembro de 2019. Após isso, seria preciso ainda aguardar os 30 dias de validade, para só então se cogitar um novo concurso. Portanto, o professor conclui que “caso haja real interesse do governo federal em suprir uma carência imediata de policiais, será mais razoável convocar uma turma de excedentes do que reiniciar todo um processo de realização de concurso público”.

Para os interessados em concurso da área policial, a PCDF deve disponibilizar 1.500 vagas para Agente e 300 vagas para Escrivão, ambos com remuneração em torno de R$9.000,00. O edital deve ser publicado ainda no primeiro semestre. Para saber mais:

CONCURSO PCDF 2019

Veja todas as oportunidades de Concursos para o ano de 2019:

CONCURSOS 2019 – mais prováveis

Saiba mais sobre o Concurso PRF clicando aqui.

Assessoria de Comunicação

Direção Concursos

Victor Gammaro

Victor Gammaro

Jornalista formado pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub). Trabalhou durante dois anos em agência de comunicação, além de experiência de três anos na redação do Correio Braziliense, como repórter da editoria de esportes. Entre outros eventos de relevância, cobriu as Olimpíadas do Rio de Janeiro, Copa do Mundo da Rússia e as Eleições Federais, em 2018. Coordenador de Jornalismo e Operações no Direção Concursos.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.