Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso Público: órgão transmite avaliação de cotistas no YouTube e causa polêmica

Concurso Público: órgão transmite avaliação de cotistas no YouTube e causa polêmica

O Ministério Público de Minas Gerais causou polêmica ao transmitir no YouTube o processo de heteroidentificação de candidatos aprovados no concurso público para promotor de justiça.

 A avaliação, realizada nesta quinta-feira (9/9), é destinada a candidatos que se autodeclararam negros (as), pretos (as) ou pardos (as) – e indígenas.

Pela transmissão disponibilizada no canal do próprio órgão é possível ver os candidatos lendo e assinando o documento com as normas do processo de heteroidentificação (concurso público).

Os avaliadores ressaltam que a avaliação tem por objetivo apenas confirmar a autodeclaração feita pelos candidatos no ato da inscrição.

No entanto, por meio dos comentários da transmissão é possível ver a avaliação que os telespectadores fizeram do processo e as acusações de fraude por parte dos candidatos participantes.

O edital contou com 60 vagas para o cargo de Promotor de Justiça Substituto, das quais 42 eram de ampla concorrência, 10% reservadas para pessoas com deficiência (6) e 20% para candidatos negros (12). 

O subsídio inicial do cargo ofertado por meio do edita de concurso público é de R$ 30.404,42.  

Veja maiores detalhes no link abaixo:

Concurso MP MG

O Direção Concursos quer saber a sua opinião sobre o processo de heteroidentificação do concurso MP MG:

[poll id=”33″]

todos os cursos para concursos públicos

Concurso Público: Cebraspe reprova negros em processo de heteroidentificação

A empresa Cebraspe divulgou no dia 3 de setembro o resultado do processo de heteroidentificação para candidatos que se autodeclararam negro (a), preto(a) ou pardo(a) – e indígena no concurso PRF.

No entanto, o resultado chamou a atenção pela quantidade de reprovações até mesmo de candidatos nitidamente enquadrados nas exigências do processo de heteroidentificação do concurso PRF.

A equipe de jornalismo do Direção Concursos foi procurada por centenas de candidatos que moram, em sua maioria, de Brasília, Rio de Janeiro e Sergipe.

Um dos candidatos reprovados no processo já foi, inclusive, aprovado em outro certame dentro das vagas para negros ou pardos. Os editais eram organizados pela empresa IBFC. (concurso público)

Veja as fotos e depoimentos dos reprovados pela banca

Fevereiro vai ser MELHOR que janeiro!

Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.

Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

Quer ficar informado de todas as novidades dos concursos públicos? Editais, provas, gabaritos e mais? O Direção News não vai deixar você perder nenhuma notícia sobre o mundo dos concursos! Essa é a hora de fazer parte do nosso grupo exclusivo do Telegram e fique sabendo das novidades em primeira mão:

Receba as principais notícias no Telegram do Direção News

concursos publicos
Redação Direção Concursos

Redação Direção Concursos

Redação do Direção Concursos. Só passa quem está bem informado. Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de tudo no mundo dos concursos públicos.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.