Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso Público: candidato que responde a ação penal ou inquérito não pode ser excluído

Concurso Público: candidato que responde a ação penal ou  inquérito não pode ser excluído

Excluído do concurso público para a Polícia Militar do Distrito Federal na fase de sindicância de vida pregressa e investigação social, candidato consegue, na Justiça, anular ato que o retirou do certame. Pendente de recurso, o referido candidato foi absolvido no processo criminal em questão.A informação é do jornal Correio Brasiliense.

A decisão da 3ª Turma Recursal dos Juizados Especiais do DF, por unanimidade, deferiu o recurso do candidato e, assim, o órgão de Polícia Militar distrital deverá nomeá-lo, caso não haja outro motivo para desclassificar o concorrente.

Conforme disse o candidato, que não teve seu nome revelado pela reportagem, o concurso público para a PM DF o excluiu com base apenas em processo criminal do qual foi absolvido e que aguarda o trânsito em julgado, ou seja, a decisão final irrecorrível.

todos os cursos para concurso público
Clique na imagem e confira todos os cursos do Direção!

Concurso Público: tramitação

A primeira ação foi impetrada junto à 1ª instância da Justiça no DF, mas não obteve êxito. No recurso, o candidato também não conquistou a vitória, que sou veio a acontecer em sua apelação através de embargos de declaração, que requereu a modificação da decisão dada em acórdão do órgão colegiado.

Os magistrados do caso explicaram que a decisão modificada corrobora com posicionamento do STF, que veio após a primeira decisão do colegiado. A Corte Suprema decidiu no sentido de “não ser possível restringir a participação de candidato em concurso público pelo simples fato de responder a inquérito policial ou ação penal”. Veja:

  • 15. Nesse sentido: “[…] 3.1. Na intelecção formada pela Corte Suprema, o afastamento dos critérios de comprovação de inidoneidade moral somente admite-se em hipóteses excepcionalíssimas e de indiscutível gravidade, dentre as quais exemplificou – um candidato preso em flagrante por estupro de vulnerável, que, durante o curso do processo penal, pretendesse assumir cargo em escola de ensino fundamental, ou que tivesse contra si quantidade relevante de inquéritos por prática de crime de pedofilia. […] A tutela jurisdicional do momento não se fecha à possibilidade da subsequente e eventual revelação de má índole do recorrido, que a investigação pregressa somente iniciou indicar, de modo que assim a incompatibilidade que se revelar objetivamente poderá ser tratada disciplinarmente, até mesmo com a perda do cargo, a depender da gravidade de infração que porventura incorrer.” (TJDFT – Acórdão 1297085, 00059417320118070001, Relator: CARLOS RODRIGUES,  1ª Turma Cível, data de julgamento: 28/10/2020, publicado no DJE: 12/11/2020. Pág.:  Sem Página Cadastrada.)
  • 16. Destarte, deve ser declarada a nulidade do ato administrativo de exclusão de candidato na fase de sindicância de vida pregressa e investigação social.

Concurso Público: veja opções na área policial em 2021

  • PM TO: foi publicado o edital para o preenchimento de 1.025 vagas em cargos de nível médio, técnico e superior. As inscrições estarão abertas entre os dias 6 de janeiro e 23 de janeiro de 2021. Veja todos os detalhes.
  • PC MG: Segundo o diretor-geral da PC MG, Wagner Souza, o novo edital com 1.514 vagas será destinado aos cargos de delegado, escrivão, investigador, médico legista, perito, analista e técnico assistente. Saiba mais clicando aqui!
  • PC RJ: o edital, que sairia em 2020, acabou ficando para 2021. A autorização oficial para o certame foi publicada e o órgão confirmou que o edital deverá ofertar 73 vagas imediatas com a previsão de 864 convocações. Confira mais.
  • PC ES: o edital foi anunciado pelo governador Renato Casagrande. Veja detalhes aqui!
  • PM ES: o edital foi anunciado pelo governador Renato Casagrande. Veja detalhes aqui!
  • PM DF: o órgão entrou com um pedido para 2.100 vagas no cargo de Soldado, que exige nível superior de formação. Veja mais!
  • PC SE: o Cebraspe já foi definido como banca organizadora do novo edital destinado ao preenchimento de 60 vagas imediatas, além de formação de cadastro de reserva. Saiba mais aqui.
  • PC PE: secretários e o diretor da PC PE já pensam em organizar novo concurso público. 
  • PC RN: o edital destinado ao preenchimento de 301 vagas foi divulgado. Interessados poderão se inscrever até o dia 21 de dezembro e as provas estão marcadas para o dia 7 de março de 2021. Clique e confira.
  • PC PA: o edital já foi publicado com 506 vagas para o cargo de investigador, 252 para escrivão, 65 para papiloscopista e 265 para delegado. As inscrições estarão abertas até o dia 4 de fevereiro de 2021. Veja todos os detalhes aqui.
  • PC PB: A comissão organizadora responsável pelo novo concurso PC PB foi formada. Os servidores designados ficarão responsáveis por realizar todos os estudos e trâmites burocráticos que antecedem a publicação do edital. Clique e saiba mais.
  • PC AL: o governador de Alagoas, Renan Filho, encaminhará projeto de lei para abertura de novo concurso, que deve ocorrer em 2020.
  • PC CE: o governo do estado oficializou a comissão organizadora responsável por organizar o concurso. Estão autorizadas 500 vagas destinadas a candidatos de nível superior. Veja maiores detalhes aqui.
  • PC RO: o certame teve 379 vagas autorizadas para candidatos de nível superior em diversos cargos da carreira policial. Os salários iniciais vão de R$ 7.706,56 até R$ 14.267,80. Veja detalhes.
  • PC BA: O certame, aguardado desde 2019, pode se tornar realidade no próximo ano. Segundo o que o governador informou naquele ano, a última seleção não foi o suficiente para preencher todas as vagas disponíveis na PC BA. Uma nova seleção está autorizada. Saiba mais!
  • PM GO: a banca para o concurso PM GO já está escolhida. A empresa AOCP foi escolhida para organizar o certame com mais de 2 mil vagas.
  • PM AL: Cebraspe é a banca do próximo concurso público para PM AL para o cargo de Soldado.
  • PM RJ: o governador anunciou que o novo edital será lançado com 2 mil vagas.
  • PM PA: o edital foi publicado com 2.405 vagas, sendo 95 vagas para o cargo de oficial, divididas em 85 para o público masculino e 10 para o público feminino, além de 2.310 vagas para praças, sendo 2.079 para homens e 231 para mulheres. . Mais informações aqui.
  • PM PI: o governo do estado anunciou a publicação do novo edital para primeira semana de 2021. Estão autorizadas 640 vagas de níveis médio e superior. Veja todos os detalhes aqui.
  • PM CE: com banca organizadora já em definição, o governo do estado autorizou o preenchimento de 2.200 vagas, sendo 2 mil de nível médio e 200 de nível superior. Veja todos os detalhes aqui.
  • PM AM: O novo edital foi confirmado pelo governo do estado para o primeiro semestre de 2021. Veja todos os detalhes aqui.
  • PM RO: o concurso PM RO ofertará 20 vagas no cargo de oficial combatente, enquanto os Bombeiros oferecem cinco (5) vagas para o mesmo cargo, além de três outras vagas em cargos do quadro complementar na corporação. Veja maiores informações.
  • Agepen DF: um novo concurso está autorizado para o cargo de Agente Penitenciário. São 400 vagas imediatas e cadastro reserva de 779 oportunidades. Mais detalhes aqui.
  • Agepen MG: Na última quinta-feira (8/10), o processo administrativo do concurso Polícia Penal MG se movimentou bastante, indicando sinais de que o certame pode estar perto. Saiba mais aqui.
  • Agepen AL: fala do próprio governador de Alagoas, Renan Filho, um novo concurso Agepen AL terá edital lançado em 2021. Saiba mais aqui.
  • Agepen SE: A Justiça de Sergipe determinou a realização de um novo concurso Agepen SE, além de convocações dos últimos aprovados no certame. Saiba mais clicando aqui!
  • Polícia Penal do Acre: o Ministério Público do Acre entrou com Ação Civil Pública para abertura de um novo edital para Policial Penal no Acre. A previsão da ação é que o concurso ocorra em 2022, mas estudos e preparativos devem se iniciar em 2021Saiba mais aqui.
  • Sejus ES: A Secretaria de Justiça do Espírito Santo poderá publicar novo edital em 2021. Isso porque o Planejamento Orçamentário do estado prevê a destinação de verba para novas contratações no órgão. Saiba mais clicando aqui!
  • Bombeiros MG: Foi publicado o edital para o concurso público Bombeiros MG. São oportunidades para nível médio, com 30 (trinta) vagas, sendo 27 para o público masculino e 3 (três) para o público feminino. As inscrições podem ser feitas entre os dias 22 de novembro a 21 de dezembro de 2020. Saiba mais aqui!
  • Concurso SEAP PA: a administração do estado do Pará já iniciou a escolha da banca organizadora do novo concurso Seap PA para o próximo dia 22 de dezembro de 2020. Serão 1.646 vagas para o cargo de Agente Penitenciário. Veja tudo aqui.
  • Concurso Pefoce: a escolha para a banca organizadora do edital para a Perícia Forense do Estado do Ceará (concurso Pefoce) já foi iniciada. Veja maiores informações

Fevereiro vai ser MELHOR que janeiro!

Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.

Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é wapp-1024x160.jpeg

Fique por dentro de todas as novidades de concurso público por meio do canal do Direção News, no youtube. Acesse aqui!

Maurício Miranda Sá

Maurício Miranda Sá

Jornalista no Direção Concursos e Servidor Público Federal lotado no TSE (Tribunal Federal Eleitoral), estudou Jornalismo, Rádio e TV na UFRN, Publicidade na UNP, Gerenciamento de Projetos pela ESPM e atuou como assessor de comunicação em diversos órgãos e instituições, como o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contras as Secas), Sindifern (Sindicato dos Auditores Fiscais do RN) e, por cinco anos, foi responsável pela divisão de comunicação da empresa Temos Casa e Art Design, produtos que desenvolveu, produziu e dirigiu no Rio Grande do Norte, sendo um complexo de comunicação com programa de TV, programete de Rádio, revista e portal na internet.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.