Logo Direção Concursos
Pesquisa

“Tem que abrir concurso público”, afirma Mourão sobre combate ao desmatamento

“Tem que abrir concurso público”, afirma Mourão sobre combate ao desmatamento

O vice-presidente da república, Hamilton Mourão, participou na última quarta-feira (28/4) do “Fórum Bandnews” e comentou as medidas que o governo federal tem adotado em combate ao desmatamento ilegal na Floresta Amazônica (concurso público).

Mourão afirmou que pretende concluir o ano de 2021 com a redução de pelo menos 15% no desmatamento ilegal, com relação ao ano anterior, o que irá demandar uma série de ações do Estado.

Mourão disse que o Brasil enfrenta muitos entraves no combate ao desmatamento e que pandemia dificultou essas ações. 

O vice-presidente ainda vê a falta de fiscais como um problema a ser atacado e afirmou que Ibama e ICMBio estão muito desfalcados e só um grande concurso público direcionado a fiscais e funcionários públicos poderia aplacar esse desfalque.

“Nós temos tecnologias – que foram desenvolvidas pela Polícia Federal -mas não adianta eu observar um desmatamento em região “x” e não ter a equipe necessária para atuar no combate. Tem que abrir um grande concurso público, não jeito. O Ibama e Icmbio atuam com apenas 50% da capacidade. O candidato, inclusive, já deve ficar ciente onde ele vai trabalhar”, afirmou.

Em setembro de 2020, a necessidade de novos concursos públicos para a área de fiscalização ambiental como medida de enfrentamento ao desmatamento também foi apontada pelo vice-presidente. Veja aqui!

Concurso Público: editais já anunciados pelo vice-presidente

Como uma das medidas de preservação ambientais, foi anunciada a reposição de pessoal em diversos órgãos de fiscalização, veja abaixo:

  • Concurso Ibama: além do anúncio do governo, foram solicitadas 2.311 vagas para o próximo concurso público do órgão, sendo 1.005 para técnico administrativo, 970 para analista ambiental e 336 para analista administrativo.
concurso público
Confira os cursos do Direção para este concurso
  • Concurso Funai: o órgão já confirmou que enviou um novo pedido para concurso público para 826 vagas, divididas entre nível médio e nível superior. O governo federal estuda autorizar o novo concurso.
  • Concurso Incra: o novo concurso está em análise pelo governo federal. Em 2019 o TCU já havia solicitado ao governo federal a apresentação de uma estratégia para fortalecimento do órgão.
  • Concurso ICMBIO: o último edital para ingresso no ICMBio foi publicado em 2013 pela banca Cebraspe e teve o seu prazo de validade expirado. O governo federal confirmou que pretende realizar novas contratações no órgão.

Assinatura Ilimitada

Prepare-se para a sua aprovação de maneira mais ágil, enxuta e completa com o incrível PDF 2.0: fruto da parceria entre Direção e Qconcursos, a plataforma proporciona uma nova experiência em estudos para concursos, totalmente integrada, com tecnologia avançada e que te dará a segurança de estar a cada dia mais próximo do seu sonho.

Agora as notícias mais quentes do mundo dos concursos também podem ser acompanhadas no instagram do Direção News. Basta clicar aqui e acompanhar nossas atualizações diariamente! CLIQUE AQUI E SIGA AGORA MESMO!

concurso público

Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre concursos públicos? O Direção Concursos preparou um grupo no Telegram com as principais notícias. Clique aqui e participe!

Redação Direção Concursos

Redação Direção Concursos

Redação do Direção Concursos. Só passa quem está bem informado. Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de tudo no mundo dos concursos públicos.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.