Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso público e cotas: Cebraspe se manifesta sobre caso de aprovado na PF

Concurso público e cotas: Cebraspe se manifesta sobre caso de aprovado na PF

A polêmica sobre cotas em concurso público envolvendo Daniel Cesar do Valle, aprovado na Polícia Federal para o cargo de Delegado em 2018, ganhou mais um capítulo.

Em resposta ao jornal DFTV, da Rede Globo de televisão, o Cebraspe se defendeu da seguinte forma:

“A fase via analisar, tão somente, se o participante do certame possui um conjunto de características da pessoa negra. O procedimento de heteroidentificação é feito por bancas que possuem autonomia durante essa fase de verificação e são distintas a cada evento, sendo, portanto, formadas por diferentes integrantes que podem divergir de interpretação de em suas análises

Nas redes sociais, perfis que demonstraram apoio ao caso de Daniel disseram que, desta forma, a banca atesta que seus critérios de avaliações são “subjetivos”, algo que, na opinião desses, fere princípios do concurso público.

Para conferir mais detalhes e as reações nas redes sociais, clique no vídeo abaixo:

Concurso público: entenda o caso

Depois de ser aprovado no concurso PF 2018 entre as vagas de cotistas, Daniel não foi considerado negro pelo Cebraspe. Sob efeito de liminar, conseguiu fazer o curso de formação, mas ainda não obteve direito de tomar posse no cargo.

Acontece que o mesmo Cebraspe já aprovou Daniel em outros três concursos públicos pelo mesmo sistema de cotas: MPU, TRF1 E TJDFT, onde o advogado é servidor hoje, como Técnico Administrativo.

Além disso, o ele ainda foi aprovado e concluiu todo o curso de Direito na Universidade de Brasília com acesso via sistema de cotas. O vestibular também é organizado pela banca Cebraspe.

Oportunidades

Diversos editais estão com inscrições abertas neste momento. Para não perder nenhuma chance e garantir sua aprovação em concurso público, entre neste link e favorite a matéria no seu navegador.

Além disso, diversos grandes editais estão aguardados para os próximos meses, com salários extremamente atraentes. Confira aqui todos os concursos 2022.

Fevereiro vai ser MELHOR que janeiro!

Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.

Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

Quer ficar informado de todas as novidades dos concursos públicos? Editais, provas, gabaritos e mais? O Direção News não vai deixar você perder nenhuma notícia sobre o mundo dos concursos! Essa é a hora de fazer parte do nosso grupo exclusivo do Telegram e fique sabendo das novidades em primeira mão:

Receba as principais notícias no Telegram do Direção News

Victor Gammaro

Victor Gammaro

Jornalista formado pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub). Trabalhou durante dois anos em agência de comunicação, além de experiência de três anos na redação do Correio Braziliense, como repórter da editoria de esportes. Entre outros eventos de relevância, cobriu as Olimpíadas do Rio de Janeiro, Copa do Mundo da Rússia e as Eleições Federais, em 2018. Coordenador de Jornalismo e Operações no Direção Concursos.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.