Juliane Freitas • 21/03/2022
O TRF 5 (Tribunal Regional Federal 5ª Região) decidiu por manter a eliminação de candidato de concurso público para o cargo de Agente Federal de Execução Penal. O candidato, que foi eliminado do certame durante a fase dos Testes de Aptidão Física (TAF), pleiteava continuar dentro do concurso ou refazer o teste de barra fixa sem a utilização da máscara de proteção contra o coronavírus. Anteriormente, o pedido já havia sido negado em decisão liminar da 1ª Vara da Justiça Federal no Ceará.
O candidato do concuso público defendeu que a banca organizadora passou a exigir a utilização da máscara faltando apenas 7 dias para a realização do teste físico, não permitindo aos candidatos que se preparassem antecipadamente para tal situação. Além disso, alegou que o uso da máscara durante a atividade física dificulta a oxigenação sanguínea e, consequentemente, reduz o desempenho nas provas.
CONFIRA TODOS OS CURSOS DO DIREÇÃO!
Em contrapartida, durante o julgamento, a quarta turma do TFR 5 explicitou que o item 3.13 do edital de convocação para o TAF informava: “o candidato deverá permanecer de máscara durante todo o tempo em que estiver nas dependências dos locais de realização do exame, inclusive na ocasião da execução dos testes”. Assim, o comunicado da banca 7 dias antes do TAF seria apenas uma especificação das regras já constantes anteriormente em edital.
O relator do processo, desembargador federal Bruno Carrá, ressaltou que a máscara foi exigida igualmente a todos os candidatos do concurso público, de modo a ficar comprovada a isonomia com os inscritos durante a seleção. Carrá ainda destacou que é de conhecimento de todos sobre a obrigatoriedade da máscara em locais públicos, a fim de se evitar a transmissão do coronavírus.
O edital do concurso Polícia Penal DF já foi publicado e as provas acontecerão na provável data de 12 de junho. São 400 vagas, com remuneração inicial de R$ 5.445,00. As incrições poderão ser feitas até 11/4, através do site do Instituto AOCP, banca organizadora do certame.
O edital do concurso PC BA poderá ser publicado a qualquer momento. A banca já foi contratada para a organização do certame, que contará com a oferta de 1.000 vagas nos cargos de Escrivão, Investigador e Delegado.
Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.
Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Juliane Freitas
Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Goiás e especialista em Marketing pelo IPOG.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.