Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso Receita Federal: subsecretário confirma pedido em 2020

Concurso Receita Federal: subsecretário confirma pedido em 2020

A secretária geral do Sindifisco Nacional, Mariana Araújo, questionou o subsecretário de Gestão Corporativa da Receita Federal, Moacyr Mondardo Júnior, sobre a perspectiva de um novo concurso Receita Federal para 2020.

Nas palavras de Mondardo, apesar de o requerimento enviado ao Governo Federal ter sido negado, a apresentação de novos requerimentos, com pedido de nova seleção, em breve serão encaminhados.

Moacyr informou que vai buscar novas vagas para a Receita, visto que, em 2020, prevê-se a aposentadoria de dois (2) mil servidores na casa.

Incentivos para a categoria

Paulo Faria, coordenador-geral substituto de Gestão de Pessoas da RFB, disse que a Cogep (Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas) já buscou novas formas de incentivo, mas projeto não avançou. A falta de servidores preocupa Mondardo:

“Precisamos pensar em uma solução para os colegas que estão na fronteira, caso não seja aprovado o concurso. Eles estão adoecendo. Uma alternativa poderia ser oferecer incentivos para um rodízio”.

Reunião central Sindifisco

Em reunião do Sindifisco Nacional, realizada na última quarta-feira (04/12/2019), com o secretário de Gestão e Desempenho de Pessoal do Ministério da Economia, Wagner Lenhart, debateu, entre outros assuntos, da Reforma Administrativa que será pauta do Governo Federal em 2020.

O presidente do Sindifisco, Kleber Cabral, além do vice-presidente, Ayrton Eduardo Bastos, e da secretária geral, Mariana Araújo mostraram-se bastante preocupados com o “disse me disse” que gira em torno do tema:

“Nossa preocupação é que o governo não observe as peculiaridades de cada cargo. Sabemos que existem problemas em algumas áreas. Somos cidadãos e sentimos isso. Mas se separarmos Legislativo, Judiciário, estados e municípios, sabemos que não é o Executivo federal o centro do problema”, ponderou Kleber.

Cabral continuou afirmando que, no momento, existem cerca de 8,5 mil Auditores-Fiscais em atividade na Receita Federal, ou seja, mais de 1/3 a menos que há três (3) anos.

O presidente do sindicato ainda indicou que é impossível pensar em redução de jornada e salário para os Auditores, a qual é prevista na PEC Emergencial.

Como argumentos, Kleber diz que não é só pelo déficit de pessoal que há no órgão, mas também , e principalmente, pela imprescindibilidade do cargo, sem o qual não haveria arrecadações para o Estado.

Há, no órgão, um estudo indicando serem necessários 18 mil Auditores Fiscais, para um trabalho ideal:

“Pode-se argumentar que as mudanças tecnológicas devem diminuir esse número. Mas a tecnologia já está presente na Receita. De qualquer forma, precisamos de uma transição. Para o nosso órgão, concurso é fundamental. Até porque a última seleção foi em 2014, e 1.500 Auditores estão lotados na área aduaneira, muitos em fronteiras sem a menor perspectiva de ir para outra localidade”, disse Kleber.

“A necessidade de rotatividade nas fronteiras não é apenas um ‘desejo’ dos Auditores. O trabalho nessas localidades é muito complexo, perigoso. O Auditor fica muito marcado e a sua vida fica em risco”, colaborou Ayrton (vice-presidente).

O presidente do sindicato também contra-argumentou a ideia do Governo de aumentar o tempo para progredir na carreira e contratação de “trainees”, já que seriam, supostamente, profissionais em início de carreira:

“Raros são os Auditores recém-formados. Temos um levantamento que indica que a idade média de ingresso é 33 anos. São profissionais com mais de dez anos de carreira. Salários baixos vão filtrar as pessoas em outro patamar. A administração tributária deve disputar os melhores” .

Secretário da RFB admite necessidade de concurso

Lenhart admitiu a necessidade de reposição dos quadros de pessoal da Receita, mas corroborou com a ideia do Governo de atingir o equilíbrio das contas públicas. O secretário defende que o mundo está mudando em velocidade acelerada e as organizações têm que se adaptar às novas realidades.

Defasagem na RFB

Só para se ter noção da defasagem no órgão ao longo dos último anos, em 2017, o número de auditores da RFB era de 9.391, ou seja, 1.069 servidores a menos que em 2019 (que é de 8.322).

Victor Gammaro

Victor Gammaro

Jornalista formado pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub). Trabalhou durante dois anos em agência de comunicação, além de experiência de três anos na redação do Correio Braziliense, como repórter da editoria de esportes. Entre outros eventos de relevância, cobriu as Olimpíadas do Rio de Janeiro, Copa do Mundo da Rússia e as Eleições Federais, em 2018. Coordenador de Jornalismo e Operações no Direção Concursos.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.