Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso Receita Federal: reversão de aposentados tem histórico não eficiente

Concurso Receita Federal: reversão de aposentados tem histórico não eficiente

Em janeiro deste ano, uma portaria fez muitos concurseiros desacreditarem mais ainda em um possível novo concurso Receita Federal. Trata-se da portaria 129, de 22 de janeiro de 2020, que destinou 100 vagas para reversão de inativos, sendo 50 para Auditores e 50 para Analistas.

Porém, para quem acompanha as movimentações do órgão, sabe-se que não é a primeira vez que uma medida como esta foi tomada. E 2018, a portaria 2.164 estabeleceu a mesma quantidade para preenchimento de inativos.

E, de acordo com dados obtidos em primeira mão pela equipe de jornalismo, a medida não teve bom êxito. Das 50 vagas para Auditor, somente 1 foi preenchida e das 50 para Analista, somente 5 foram preenchidas.

Ao Direção Concursos, a Gestão de Pessoas já havia apontado que a portaria, publicada todos anos, “nunca chega a preencher totalmente as vagas”. De fato, ainda sobram bastante vagas.

De acordo com o professor Arthur Lima, ex-Auditor da Receita Federal, destaca que a portaria não obriga aos aposentados de retornarem. ” Em regra, não há um incentivo claro ao retorno, o que acaba por fazer com que a maioria dessas vagas não seja ocupada“, explica.

Além disso, afirma que a portaria não se trata de uma medida para atrasar um novo concurso, mas que demonstra a real necessidade de concurso.

E o concurso Receita Federal?

Um novo pedido foi solicitado para a Receita Federal. Ao todo, são 2.153 vagas, sendo divididas em 1.453 para Analista-Tributário e 700 para Auditor Fiscal.

Como parte do Executivo, o pedido deve ser analisado e aprovado diante das novas regras para concursos públicos. Entretanto, mesmo que as vagas pedidas sejam autorizadas, elas não são suficientes para suprir o déficit que é de quase 22 mil servidores. Atualmente, são 11.422 cargos vagos de Auditores e 10.454 de Analistas.

Conheça nosso pacote para Auditor da Receita Federal com garantia INFINITA

Concursos 2020

O concurso Receita Federal, com isso, permanece sem previsão. Mas há diversos certames fiscais esperados para 2020, que podem ser um bom caminho de preparação até a chegada do esperado edital RFB. Confira aqui nossos Concursos 2020.

Larissa Lustoza

Larissa Lustoza

Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.