Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso Seduc AL: saiba detalhes das provas e etapas do edital

Concurso Seduc AL: saiba detalhes das provas e etapas do edital

O edital do concurso Seduc AL foi publicado com 3 mil vagas para o cargo de professor. Com diversas especialidades, o certame abrirá as inscrições no dia 16 de julho.

Organizada pela Cebraspe, o concurso Seduc consistirá das etapas de provas objetivas e avaliação de títulos. Nesta matéria, saiba mais detalhes sobre as etapas e as provas do concurso público:

Quais as etapas e provas do concurso Seduc AL?

De acordo com o edital do concurso Seduc AL será realizado em duas etapas: provas objetivas (conhecimentos básicos e específicos) e provas de títulos.

As provas objetivas têm a seguinte estrutura:

  • Língua Portuguesa: 30 questões
  • Legislação: 10 questões
  • Tecnologias educacionais e competências socioemocionais: 10 questões
  • Conhecimentos Específicos: 70 questões

As provas objetivas terão duração de 3 horas e 30 minutos e serão aplicadas na data provável de 17 de outubro. Veja abaixo a estrutura:

conteúdo provas

A Avaliação de Títulos terá a pontuação máxima de 10 pontos. Veja abaixo a distribuição de pontos por título:

concurso seduc al prova de títulos

Veja agora o conteúdo programático das matérias em comum para todos os cargos:

LÍNGUA PORTUGUESA: 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. 4.2 Emprego de tempos e modos verbais. 5 Domínio da estrutura morfossintática do período. 5.1 Emprego das classes de palavras. 5.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 5.3 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 5.4 Emprego dos sinais de pontuação. 5.5 Concordância verbal e nominal. 5.6 Regência verbal e nominal. 5.7 Emprego do sinal indicativo de crase. 5.8 Colocação dos pronomes átonos. 6 Reescrita de frases e parágrafos do texto. 6.1 Significação das palavras. 6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.3 Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. 6.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade

LEGISLAÇÃO: 1 Lei Estadual nº 5.247/1991 (Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos Civis do Estado de Alagoas, das Autarquias e das Fundações Públicas Estaduais). 2 Lei Estadual nº 6.196/2000 (Estatuto do Magistério Público do Estado de Alagoas). 3 Lei Estadual nº 6.197/2000 (Plano de Cargo e Carreira do Magistério Público Estadual). 4 Lei Estadual nº 6.754/2000 (Código de Ética Funcional do Servidor Público Civil do Estado de Alagoas). 5 Lei nº 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional ― LDB) e suas alterações. 6 Lei nº 7.795/2016 (Plano Estadual de Educação – PEE)

TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E COMPETÊNCIAS SOCIEMOCIONAIS: 1 Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. 2 Estatuto da Criança e do Adolescente. 3 Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 4 Referencial Curricular de Alagoas (ReCAL) – Ensino Fundamental. 5 Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos

concurso seduc al

Resumo

  • Situação: edital publicado
  • Banca: Cebraspe
  • Vagas: 3 mil
  • Cargos: professor
  • Escolaridade: nível superior
  • Salário inicial: R$ 2.433,95
  • Inscrições: 16/7 a 20/8
  • Taxa: R$ 95
  • Provas: 17/10
  • Edital neste link

Fevereiro vai ser MELHOR que janeiro!

Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.

Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

concursos publicos

Faça parte do canal de Telegram para o compartilhamento de notícias em TEMPO REAL! Você nunca mais vai ficar de fora das novidades, clique aqui e participe.

Larissa Lustoza

Larissa Lustoza

Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.