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Concurso Sefaz SC: com banca definida, veja as atribuições do cargo

Concurso Sefaz SC: com banca definida, veja as atribuições do cargo

A banca do concurso Sefaz SC (Secretaria de Fazenda de Santa Catarina) foi definida, sendo essa a Fundação Carlos Chagas (FCC). Com isso, o certame para o cargo de analista da receita estadual IV fica ainda mais próximo.

Desse modo, muitos já se perguntam: o que fazem os servidores do cargo? Nesta matéria você saberá! Para conseguir esta informação, esta equipe de jornalismo recorreu à lei do cargo..

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Concurso Sefaz SC: veja as atribuições

De acordo com a lei nº 687, de 21 de dezembro 2016, as atribuições do cargo de analista da receita estadual IV, cujo provimento depende de aprovação no concurso Sefaz SC, são:

  • 1. pesquisar dados e proceder a estudos comparados, visando às projeções do serviço, bem como manter banco de dados específicos, relativos ao setor de trabalho;
  • 2. analisar atos e fatos técnicos e administrativos apresentando soluções e alternativas técnicas inerentes a sua área de atuação;
  • 3. analisar, diagnosticar e avaliar programas, projetos e ações inerentes a sua área de atuação;
  • 4. propor a edição de normas e atos de natureza técnica ou administrativa pertinente a sua formação, compatíveis com sua área de atuação;
  • 5. manter atualizado material informativo de natureza técnica e administrativa, diretamente relacionado com as atividades desenvolvidas pelo setor onde desempenha suas funções;
  • 6. executar trabalho de natureza técnica e administrativa pertinente a sua formação, compatível com sua área de atuação;
  • 7. acompanhar e avaliar o desempenho e a execução das políticas e diretrizes de seu setor;
  • 8. uniformizar o fluxo de trabalho e examinar e adotar soluções de racionalização e controle dos serviços;
  • 9. prestar assessoria e/ou consultoria relativas a assuntos de sua área de atuação;
  • 10. realizar estudos para elaboração de normas destinadas a padronização, simplificação, especificação, compra, recebimento, guarda, estocagem, suprimento, alienação e inventários de material de consumo ou permanente;
  • 11. estudar e acompanhar o orçamento e sua execução físico-financeira;
  • 12. acompanhar o desenvolvimento da técnica de planejamento administrativo e financeiro a fim de promover o seu aperfeiçoamento;
  • 13. estudar e acompanhar o exame crítico da conjuntura econômico-financeira a fim de adequar a ela a produtividade das fontes de receita;
  • 14. elaborar normas e manuais visando à uniformização das atividades administrativas;
  • 15. desenvolver projetos objetivando racionalizar e informatizar as rotinas e os procedimentos;
  • 16. desenvolver estudos visando à implantação e/ou ao aprimoramento dos sistemas administrativos;
  • 17. elaborar fluxogramas, organogramas e demais esquemas ou gráficos das informações do sistema;
  • 18. elaborar diretrizes para a organização e modernização das estruturas e dos procedimentos administrativos, objetivando aperfeiçoar a execução dos programas governamentais;
  • 19. estudar e analisar os programas e projetos, em harmonia com as diretrizes e políticas estabelecidas;
  • 20. fornecer subsídios técnicos para elaboração de anteprojetos de leis e decretos relacionados a assuntos de sua área de competência;
  • 21. o aprovado no concurso Sefaz SC deverá fornecer dados estatísticos e apresentar relatórios de suas atividades;
  • 22. emitir laudos e pareceres sobre assuntos de sua área de competência;
  • 23. planejar e executar projetos arquitetônicos do órgão, atendendo a suas necessidades permanentes;
  • 24. executar leiaute de distribuição espacial do mobiliário adequado à execução das atividades de cada setor;
  • 25. projetar e executar programações visuais das instalações, visando oferecer um bom ambiente, influenciando na humanização e produtividade;
  • 26. realizar exame técnico de processos relativos à execução de obras, compreendendo a verificação de projetos e das especificações quanto às normas e padronizações;
  • 27. preparar previsões detalhadas das necessidades da construção, determinando e calculando materiais, mão-de-obra e seus respectivos custos, tempo de duração e outros elementos necessários;
  • 28. participar da elaboração e execução de contratos e convênios que incluam projetos de construção, ampliação ou remoção de obras e instalações;
  • 29. fazer avaliações e arbitramentos relativos à especialidade, quando solicitado;
  • 30. planejar, coordenar, orientar, supervisionar, executar e avaliar programas e projetos na área de Serviço Social, aplicados a indivíduos, grupos e comunidades;
  • 31. prestar assessoria e consultoria técnica em assunto de natureza social;
  • 32. elaborar estudos e pareceres técnicos para orientar a tomada de decisão em processos de planejamento ou organização;
  • 33. participar, dentro de sua especialidade, de equipes multiprofissionais na elaboração, análise e implantação de programas e projetos;
  • 34. administrar, organizar e dirigir bibliotecas e centros de documentação ou de informação;
  • 35. planejar e executar a política de seleção e de aquisição de material bibliográfico e não bibliográfico;
  • 36. orientar, coordenar, supervisionar e executar os serviços de catalogação e classificação de documentos;
  • 37. planejar e executar serviços de referência bibliográfica;
  • 38. organizar e revisar fichários, catálogos e índices, por meio de processos manuais ou automatizados, possibilitando o armazenamento, a busca e a recuperação da informação;
  • 39. compilar bibliografias gerais ou específicas utilizando processos manuais ou mecanizados;
  • 40. executar serviços de disseminação de informações, conforme o perfil de interesse do usuário, elaborando publicações correntes ou promovendo sua distribuição e circulação;
  • 41. manter intercâmbio com as demais bibliotecas e/ou centros de documentação ou de informação;
  • 42. participar do processo de editoração de publicações oficiais, organizando e/ou normatizando-o;
  • 43. elaborar planos de contas e preparar normas de trabalho de contabilidade, com registro no respectivo órgão de fiscalização profissional;
  • 44. elaborar os balancetes mensais, orçamentários, financeiro e patrimonial com os respectivos demonstrativos, com registro no respectivo órgão de fiscalização profissional;
  • 45. elaborar balanços gerais com os respectivos demonstrativos, com registro no respectivo órgão de fiscalização profissional;
  • 46. o aprovado no concurso Sefaz SC deverá elaborar registros de operações contábeis, com registro no respectivo órgão de fiscalização profissional;
  • 47. elaborar certificados de exatidão de balancetes ou balanços e de outras peças contábeis, com registro no respectivo órgão de fiscalização profissional;
  • 48. controlar empenhos e anulação de empenhos, com registro no respectivo órgão de fiscalização profissional;
  • 49. orientar a organização do processo de tomada ou de prestação de contas, com registro no respectivo órgão de fiscalização profissional;
  • 50. fazer registros sistemáticos da legislação pertinente às atividades de administração orçamentária, financeira, contábil e de auditoria, com registro no respectivo órgão de fiscalização profissional;
  • 51. opinar a respeito de consultas formuladas sobre matéria de natureza técnica, jurídico-contábil, financeira e orçamentária, propondo, se for o caso, as soluções cabíveis em tese, com registro no respectivo órgão de fiscalização profissional;
  • 52. realizar trabalhos de análise contábil interna, inspecionando regularmente a escrituração dos livros fiscais, verificando se os registros efetuados correspondem aos documentos que lhes deram origem, com registro no respectivo órgão de fiscalização profissional;
  • 53. supervisionar os cálculos de reavaliação do ativo e de depreciação de veículos, máquinas, móveis, utensílios e instalações, ou participar desses trabalhos, adotando os índices indicados para cada exercício financeiro, com registro no respectivo órgão de fiscalização profissional;
  • 54. emitir pareceres, laudos e informações sobre assuntos contábeis, financeiros e orçamentários, com registro no respectivo órgão de fiscalização profissional;
  • 55. realizar estudos com base em diagnósticos de problemas econômicos visando à dinamização dos planos governamentais, com registro no respectivo órgão de fiscalização profissional;
  • 56. realizar análises e verificações da situação econômica, financeira e administrativa do órgão, com registro no respectivo órgão de fiscalização profissional;
  • 57. o aprovado no concurso Sefaz SC deverá auxiliar no controle dos pagamentos de notificações fiscais, bem como na inscrição em dívida ativa dos débitos vencidos e não pagos, com registro no respectivo órgão de fiscalização profissional;
  • 58. executar outras atribuições compatíveis com o cargo e com sua habilitação legal e profissional;
  • 59. emitir informações sobre assuntos relacionados a processos de isenção, imunidade e restituição de Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos (ITCMD);
  • 60. emitir informações sobre assuntos relacionados a processos de isenção, imunidade, redução de alíquota e restituição do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA);
  • 61. emitir informações em processos relacionados à correção de documentos de arrecadação;
  • 62. emitir informações acerca do crédito tributário inscrito em dívida ativa;
  • 63. emitir informações sobre assuntos relacionados a processos de cadastro de contribuintes do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS), nos casos de alteração, inscrição, baixa, suspensão, cancelamento e reativação;
  • 64. realizar pesquisas mercadológica, mobiliária e imobiliária como subsídio da formação de valores venais para compor a tabela para fins de cálculo da cobrança do ITCMD;
  • 65. executar outras atividades correlatas e inerentes às atribuições regimentais da SEF; e
  • 66. o aprovado no concurso Sefaz SC deverá auxiliar nas atividades dos postos fiscais e nos serviços fiscais volantes.

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Resumo

  • Situação: banca definida
  • Cargo: Analista da Receita Estadual IV
  • Vagas: 58
  • Escolaridade: nível superior
  • Último edital: 2018, FCC (Auditor)
  • Link do último edital
notícias concurso Sefaz SC

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Maurício Miranda Sá

Maurício Miranda Sá

Jornalista no Direção Concursos e Servidor Público Federal lotado no TSE (Tribunal Federal Eleitoral), estudou Jornalismo, Rádio e TV na UFRN, Publicidade na UNP, Gerenciamento de Projetos pela ESPM e atuou como assessor de comunicação em diversos órgãos e instituições, como o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contras as Secas), Sindifern (Sindicato dos Auditores Fiscais do RN) e, por cinco anos, foi responsável pela divisão de comunicação da empresa Temos Casa e Art Design, produtos que desenvolveu, produziu e dirigiu no Rio Grande do Norte, sendo um complexo de comunicação com programa de TV, programete de Rádio, revista e portal na internet.

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