Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso TCU: o que você precisa saber sobre a carreira de Auditor?

Concurso TCU: o que você precisa saber sobre a carreira de Auditor?

O concurso TCU (Tribunal de Contas da União) já tem autorização para um novo edital destinado ao preenchimento de 20 vagas imediatas, além de formação de cadastro de reserva, para a carreira de Auditor, uma das mais visadas pelos concurseiros a nível nacional.

Para se ter uma ideia, no último concurso TCU, realizado em 2015, foram registradas 9.417 inscrições para as 66 vagas destinadas ao cargo de Auditor Federal de Controle Externo. Na ocasião, as vagas foram distribuídas entre os municípios de Manaus, Macapá, Rio Branco, Cuiabá, Belém, Boa Vista e Brasília.

Conhecer a carreira e a rotina de trabalho de um Auditor do TCU é um dos processos que fazem parte da sua preparação até a nomeação. Afinal, você precisa estar preparado para a remuneração, condições de trabalho, benefícios e entender como funciona a progressão funcional, não é mesmo?

Quem nunca sonhou em ingressar no órgão que oferece uma das melhores remunerações do país? O Tribunal de Contas da União oferta um salário que pode chegar a R$ 30 mil no topo da carreira, o que corresponde ao último nível de uma escala dividida em 13 níveis.

“A progressão funcional no TCU é concedida de seis em seis meses. É feita uma avaliação do trabalho e são observados alguns outros critérios dentro da próxima função a ser assumida”, esclarece Érica Porfírio, Auditora do TCU aprovada no concurso de 2011.

Além dos vencimentos básicos, o Auditor tem direito aos benefícios de auxílio alimentação; auxílio saúde; auxílio creche e gratificação por desempenho da atividade. Neste último, o valor pode variar de acordo com o desempenho da função pelo servidor.

CONHEÇA O PACOTE DE CURSOS PARA O CONCURSO TCU

Concurso TCU e o teletrabalho

Sem dúvidas,o regime de teletrabalho também é um dos atrativos para quem quer passar no concurso TCU. A vantagens são grandes: trabalhar à distância, poder ficar em casa por mais tempo… mas nem tudo são flores, as responsabilidades e metas são as mesmas (ou até maiores) que as de um Auditor que trabalha no regime presencial.

“As pessoas as vezes se enganam sobre o teletrabalho, mas o Auditor que opta por esse regime trabalha muito. São metas a serem cumpridas, relatórios a serem entregues e essa história de viajar enquanto trabalha não rola, até porque você pode ser chamado para uma reunião a qualquer momento”, pontua Érica, que também trabalhou sob o regime de teletrabalho por alguns meses.

Além disso, a servidora esclarece “as regras mudaram e agora até quem está passando pelo estágio probatório pode aderir ao teletrabalho, antes era preciso esperar os três anos iniciais para só então depois entrar com a solicitação”.

O que preciso saber para ser aprovado?

Atualmente Auditora do TCU, Érica Porfírio enfrentou uma árdua rotina de estudos que se dividia entre o trabalho e as horas de leitura. “Estudei durante dois anos, fui aprovada em outros concursos, mas sempre sonhei em trabalhar no TCU. A rotina de estudos não foi fácil, me dividia entre trabalhar no CNJ e estudar à noite. Isso não deu muito certo no início,percebi que tinha que estudar antes de entrar no trabalho”.

Durante a preparação a prática o levou a fixar melhor o edital e estar cada vez mais preparada para a prova discursiva. “Não adianta, a regra da prática é a melhor dica, tanto para a prova objetiva quanto para a prova discursiva”.

Com a experiência e aprovação em outros concursos, Érica Porfírio deu dicas essenciais que podem “facilitar” a rotina de quem quer fechar o edital do concurso TCU. Veja essas e outras dicas para o concurso TCU na nossa entrevista:

Redação Direção Concursos

Redação Direção Concursos

Redação do Direção Concursos. Só passa quem está bem informado. Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de tudo no mundo dos concursos públicos.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.