Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso TCU: qual foi a nota de corte do último edital?

Concurso TCU: qual foi a nota de corte do último edital?

Com a publicação do edital do concurso para o Tribunal de Contas da União (concurso TCU), muitos candidatos já se questionam qual seria a média de desempenho necessária para ser aprovado.

De alto nível e com uma lista de conteúdo extensa, candidatos se preparam para muitas horas e dias dedicados para os estudos.

O último concurso TCU, ocorrido em 2015, mostra um pouco do nível exigido, com nota de corte em torno de 60%. A maior nota de corte ocorreu na região de Manaus, no Amazonas, com 65,8% de aproveitamento.

Por outro lado, a menor foi na região de Boa Vista (RR), com 58,8%. Porém, ressalta-se que, em ambas regiões, foi ofertada somente 1 vaga imediata.

Veja abaixo a nota de corte do cargo de Auditor Federal de Controle Externo, área de Auditoria Governamental (ampla concorrência):

CIDADE VAGAS NOTA DE CORTE
RIO BRANCO/AC 02 60,8%
MACAPÁ/AP 01 59,1%
MANAUS/AM 01 65,8%
BRASÍLIA/DF 27 64%
CUIABÁ/PA 01 63,9%
BELÉM/PAC 01 61%
BOA VISTA/RR 01 58,8%

A nota de corte foi calculada sobre o total de pontos obtidos na soma das etapas objetivas e discursivas, que dava 300 pontos. Veja abaixo o total dos pontos obtidos pelo último colocado dentro das vagas imediatas:

  • Rio Branco (AC): 182,51 pontos
  • Macapá (AP): 177,36 pontos
  • Manaus (AM): 197,63 pontos
  • Brasília (DF): 192 pontos
  • Cuiabá (MT): 191,96 pontos
  • Belém (PA): 183,13 pontos
  • Boa Vista (RR): 176,57 pontos

O edital de 2015 também ofertou vagas para a especialidade de Tecnologia da Informação. Neste caso, a nota de corte foi de:

  • Nota de corte: 57,2%
  • 171,80 pontos ao todo

O último concurso TCU ofertou 36 vagas imediatas para o cargo de Auditor Federal de Controle Externo, na área de Auditoria Governamental.

Além disso, na época, ofertou mais 30 vagas imediatas para a área de Tecnologia da Informação. A empresa que organizou o certame foi a Cespe (hoje, Cebraspe).

concurso tcu 4
Confira os cursos do Direção para este concurso

Concurso TCU: panorama atual

O edital do concurso TCU foi publicado no Diário Oficial da União. A banca responsável é a FGV, e a oferta é de 20 vagas e formação de cadastro de reservas no cargo de auditor de controle externo, cujo requisito é possuir nível superior em qualquer área.

As inscrições para o concurso TCU tem prazo para realização do dia 01 de novembro de 2021 até o dia 20 de dezembro de 2021, com taxa no valor de R$ 180. As provas estão marcadas para 13 de março (objetiva) e 22 de maio (discursiva).

O certame será realizado em duas etapas: a primeira de provas objetivas e discursiva, e a segunda de curso de formação. A primeira será realizada em todas as capitais do país. 

Veja todos os detalhes aqui!

Material de estudos para o TCU

O direção concursos tem o material de estudos completo e exclusivamente voltado para o novo concurso TCU. O conteúdo tem atualização garantida até o dia da sua prova, clique na imagem abaixo e confira:

cursos concurso Caixa

Resumo do Concurso TCU

Fevereiro vai ser MELHOR que janeiro!

Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.

Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

concurso tcu 1
Redação Direção Concursos

Redação Direção Concursos

Redação do Direção Concursos. Só passa quem está bem informado. Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de tudo no mundo dos concursos públicos.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.