Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso TJ AM: homologação até 3/8, aprovados chamados entre agosto a setembro

Concurso TJ AM: homologação até 3/8, aprovados chamados entre agosto a setembro

Em entrevista coletiva após a posse, o atual presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, desembargador Domingos Jorge Chalub, afirmou que pretende homologar o concurso TJ AM em até 30 dias. Aprovados devem ser chamados entre agosto e setembro.

Como a entrevista foi dada no dia 3 de julho, a data limite para a publicação da homologação é dia 3 de agosto.

Entenda a situação do concurso TJ AM

Além de anunciar a homologação do concurso TJ AM, o presidente afirmou que, uma vez homologado, pretende chamar uma parte dos aprovados do concurso em agosto para setembro.

Em maio deste ano, a homologação do concurso público foi adiada devido à situação da pandemia do coronavírus. O resultado final estava publicado desde março e os aprovados esperavam a homologação, pois o prazo para contagem do período de validade da seleção só iniciaria após o ato.

O adiamento foi justificado, na época, para garantir os direitos dos candidatos aprovados. Na época, o TJ AM estava preocupado com a questão orçamentária, em função da queda da arrecadação no estado.

Comissão de aprovados questionou contratação de comissionados no TJ AM

Em junho deste ano, uma postagem da Comissão de Aprovados questionou a contratação de 228 servidores temporários no ingresso no tribunal. Diante a situação, os membros entraram com um Pedido de Providência no CNJ para pedir a homologação do concurso TJ AM.

A comissão apontou que, em sessão em maio, o tribunal alegou que não poderia homologar o concurso devido a questões orçamentárias, mas contratou 228 temporários mesmo assim.

Além disso, os membros demonstraram que o orçamento não era, de fato, o problema, pois o tribunal possuía contrato com prefeituras para cessão de servidores, os custos haviam diminuído devido ao home office e o que o tribunal havia arrecado mais de R$ 146 milhões nos últimos meses em comparação com o período anterior.

Saiba mais sobre a demanda da Comissão de Aprovados, aqui.

Quais concursos de tribunais estão previstos?

Enquanto não há previsão de um concurso TJ AM por tão cedo, já que o concurso tem validade inicial de dois anos, o concurseiro pode estar atento para outras oportunidades nesta área. Veja quais concursos na área de tribunais podem ser esperados pós-pandemia:

  • TJ RJ: edital se encontra suspenso, mas presidente do tribunal já afirmou que pretender retornar atividades do concurso ainda no segundo semestre com reabertura das inscrições.
  • TJ RS: concurso estava em etapa de escolha de banca para o cargo de Oficial de Justiça (PJ-H), mas atividades do tribunal foram paralisadas devido ao coronavírus. Aos poucos, servidores estão retornando à atuação.
  • TJM MG: as inscrições serão reabertas assim que o concurso retornar. Tribunal declarou, no entanto, que não há previsão de data de retorno.
  • TCE RJ: apesar de ser da área de controle, é outro tribunal que pode ser do interesse do concurseiro. Recentemente, o tribunal está retornando as atividades e se espera novidades sobre o edital.
  • TCE SC: o edital estava prestes a ser publicado, quando o tribunal suspendeu as atividades devido ao coronavírus. A banca Cebraspe organizará o certame para 40 vagas imediatas.
  • TCU: concurso TCU se encontra em definição de banca. Segundo informações de fonte internas, a banca Cebraspe seria a empresa organizadora do certame. Espera-se que, assim que a pandemia passar, o edital TCU sera publicado.
concurso tj am 2020
Confira os cursos do Direção para esta área de estudos

Já conhece a Assinatura BIANUAL do Direção Concursos?

Confira a Assinatura Bianual do Direção Concursos. Unidades LIMITADAS com 40% de desconto, para acesso ILIMITADO no novo Premium, PDF 2.0 e MUITO MAIS. Confira!

Larissa Lustoza

Larissa Lustoza

Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.