Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso TJ RS: projeto de lei que extingue cargos REJEITADO

Concurso TJ RS: projeto de lei que extingue cargos REJEITADO

O Projeto de Lei 93/2017 foi revogado em votação na Assembleia Legislativo do Rio Grande do Sul. O documento tratava da extinção dos cargos de Oficial Escrevente e do Oficial de Arquivo, transformando as vacâncias em Técnico Judiciário. Dos 46 deputados presentes, 44 votaram contra a proposta e 2 a favor do projeto.

A votação foi marcada por clima de tensão e protestos por parte de servidores e discursos inflamados pelos deputados.

Os servidores contra o projeto de lei explicaram que o documento cria cargos de técnicos com plano de carreiras, no entanto, os cargos extintos (Oficial de Arquivo e Oficial Escrevente) não poderão ser promovidos.

Ainda assim, acreditam que o tribunal deverá realizar um novo concurso, devido à extrema necessidade e carência de servidores.

De acordo com o TJ RS, o projeto de lei seria para atendimento da Resolução nº 219 do CNJ, que determina a unificação dos quadros de servidores, de 1º e 2º graus.

Segundo o tribunal, a aprovação seria fundamental porque o último concurso perdeu a validade em junho de 2018 e, sem o projeto de lei, seria impossível repor da força de trabalho.

O sindicato dos servidores do judiciário (Sindjus) também se pronunciou sobre assunto, afirmando que “houve desinteresse da Administração em avaliar cuidadosamente a proposta da entidade e discutir seu conteúdo”.

Em nota, o Sindjus declarou que “o sindicato tentou articular a negociação com o Tribunal antes mesmo da deflagração da greve, mas só obteve retorno (com a negativa) sobre o pleito“.

Concurso TJ RS – Oficial de Justiça

Um dos editais aguardados para o TJ RS foi publicado neste segundo semestre de 2019. O edital TJ RS para Oficial de Justiça (Classe O) foi publicado com 3 vagas imediatas e Cadastro de Reserva.

A banca organizadora é a FGV e o concurso terá uma única etapa: prova escrita objetiva. O cargo é de nível médio e a remuneração inicial é de R$ 9 mil.

Apesar da pouca quantidade de vagas imediatas, há outro edital para Oficial de Justiça que deve trazer mais oportunidades. São esperadas cerca de 100 vagas para o cargo de Oficial de Justiça (classe PJ-H).

Resumo concursos TJ RS

Resumo concurso Oficial de Justiça – Classe O

Resumo concurso Oficial de Justiça – PJ-H

Larissa Lustoza

Larissa Lustoza

Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.