Katharine Mota • 12/05/2022
Já pensou em se inscrever para um concurso em uma cidade e a prova ser realizada em outra? Essa situação é vivida pelos candidatos que irão prestar as provas do concurso TJDF (Tribunal de Justiçado Distrito Federal e Territórios), que agora encontram dificuldade para encontrar hospedagem.
A banca organizadora do certame, Fundação Getúlio Vargas (FGV), informou que as avaliações vão acontecer em três localidades distintas: Distrito Federal (DF), Goiânia (GO) e Valparaíso (GO).
Com isso, os candidatos precisam se organizar, mas encontram vários empecilhos, como distância, elevação dos custos, preço das acomodações.
Para exemplificar fizemos um levantamento de algumas informações essenciais. A distância entre Brasília e Valparaíso é de 35,71 km. O percurso de carro leva cerca de 40 minutos, a depender do trânsito.
Já a distância entre Brasília e Goiânia é de 210 km, aproximadamente três horas da capital federal de carro. Vale lembrar que o trajeto possui pedágios.
Algumas provas do concurso TJDFT serão aplicadas no período da tarde, o que possibilita o deslocamento durante a manhã. Entretanto, para não correr o risco de perder a prova alguns estudantes preferem se hospedar na cidade.
A equipe do Direção Concursos fez um rápido levantamento do valor da acomodação entre os dias 27 a 29 de maio, de sexta a domingo. Em Goiânia, o custo de duas diárias para duas pessoas pode ultrapassar mil reais. O alto valor pode estar associado a grande procura nesse período.
Confira abaixo alguns sites de hospedagens que podem ser uma alternativa para economizar:
Para os concurseiros mais aventureiros, outra opção seria o Couch surfing, uma plataforma que conecta viajantes do mundo inteiro com pessoas locais, que oferecem hospedagens gratuitas.
Muitos estudantes dedicam anos focando na sua preparação e no concurso TJDFT não é diferente. Embora esse contratempo seja inesperado, não deve ser motivo de desânimo.
Alguns candidatos também organizam excursões para diminuir os custos do deslocamento, o que também pode ser uma opção.
A justificativa da FGV para distribuição dos candidatos foi de que o concurso TJDFT recebeu mais de 130 mil inscritos.
De acordo com cada período de provas, a distribuição foi a seguinte:
O total de candidatos que devem realizar as provas pela manhã foi de 57.373 candidatos, enquanto a tarde a expectativa é de 75.090 pessoas.
Ao todo, o concurso TJDFT oferta 112 vagas imediatas para cargos de níveis médio e superior.
Quer saber tudo sobre os próximos concursos TJDFT? Quer ficar por dentro das próximas oportunidades para a sua área de estudos? Os tribunais têm remunerações e benefícios bem chamativos, e alguns deles permitem o trabalho remoto. Não vai ficar de fora dessa, né? Então, faça parte do nosso grupo exclusivo do Telegram e fique sabendo das novidades em primeira mão para os concursos do TJDFT:
CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO GRUPO DO TJDFT NO TELEGRAM
Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.
Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Katharine Mota
Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins – UFT. Já atuou na área de Assessoria de Comunicação, área de tecnologia e na produção de conteúdos no ramo dos concursos públicos.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.