Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso TRE PI: o que estudar para as provas do tribunal?

Concurso TRE PI: o que estudar para as provas do tribunal?

Um novo concurso TRE PI está no radar dos concurseirsos após ter sido autorizado e a comissão organizadora já ter sido elaborada. Com isso, interessados em concursos de tribunais têm uma nova esperança para o ano de 2021.

Por isso, é essencial começar a se preparar desde agora. No entanto, muitos ainda não sabem o que estudar para provas do tribunal, nem por onde começar.

Uma estratégia muito utilizada é utilizar o último edital do concurso TRE PI como base aliado com um material de qualidade, voltado para o concurso público do seu interesse.

Nesta matéria, o Direção Concursos destrinchou as últimas provas do edital TRE PI, com quais conteúdos foram cobrados para você já começar a se preparar:

Concurso TRE PI: o que estudar para provas do tribunal

O último concurso TRE PI ocorreu em 2015 e foi organizado pelo Cebraspe. Na época, as vagas foram ofertadas para o cargo de Analista (nível superior) e Técnico (nível médio).

Aqui, será destrinchado em específico dois cargos: Analista Judiciário – Área Administrativa, que aceita qualquer diploma de nível superior; e Técnico Judiciário – Área Administrativa, de nível médio.

O cargo de nível superior passou por provas objetivas e discursivas, enquanto o de nível médio só enfrentou provas objetivas. Em ambos casos, as provas objetivas tiveram a seguinte estrutura:

  • 30 questões de Conhecimentos Gerais com peso 1
  • 40 questões de Conhecimentos Gerais com peso 3

Confira abaixo quais conteúdos foram cobrados em cada bloco para cada cargo:

ANALISTA JUDICIÁRIO – ÁREA ADMINISTRATIVA

Conhecimentos gerais:

  • Língua Portuguesa
  • Noções de Informática
  • Normas aplicáveis aos servidores públicos
  • Noções de Administração Geral
  • Regimento Interno do TRE PI

Conhecimentos específicos:

  • Noções de Direito Administrativo
  • Noções de Direito Constitucional
  • Noções de Direito Eleitoral
  • Noções de Administração Financeira e Orçamentária (AFO)
  • Noções de Administração Pública

TÉCNICO JUDICIÁRIO – ÁREA ADMINISTRATIVA

Conhecimentos gerais:

  • Língua Portuguesa
  • Noções de Informática
  • Normas aplicáveis aos servidores públicos
  • Noções de Administração Geral
  • Regimento Interno do TRE PI

Conhecimentos específicos:

  • Noções de Direito Administrativo
  • Noções de Direito Constitucional
  • Noções de Direito Eleitoral
  • Noções de Administração Pública

Sabe onde você encontra todo o conteúdo para o concurso TRE PI? No curso completo do Direção Concursos para o concurso público, confira:

CONCURSO PC CE e mais

Conteúdo programático: conhecimentos gerais

A área de conhecimentos gerais é idêntica para os dois cargos, por isso, abaixo você encontrará a descrição do conteúdo na íntegra. Já os conhecimentos específicos, por serem distintos para cada um, será necessário conferir no edital do concurso TRE PI (que estará no resumo logo abaixo).

LÍNGUA PORTUGUESA: 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. 4.2 Emprego de tempos e modos verbais. 5 Domínio da estrutura morfossintática do período. 5.1 Emprego das classes de palavras. 5.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 5.3 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 5.4 Emprego dos sinais de pontuação. 5.5 Concordância verbal e nominal. 5.6 Regência verbal e nominal. 5.7 Emprego do sinal indicativo de crase. 5.8 Colocação dos pronomes átonos. 6 Reescrita de frases e parágrafos do texto. 6.1 Significação das palavras. 6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.3 Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. 6.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade. 7 Correspondência oficial (conforme Manual de Redação da Presidência da República). 7.1 Aspectos gerais da redação oficial. 7.2 Finalidade dos expedientes oficiais. 7.3 Adequação da linguagem ao tipo de documento. 7.4 Adequação do formato do texto ao gênero.

NOÇÕES DE INFORMÁTICA: 1 Noções de sistema operacional (ambientes Linux e Windows). 2 Edição de textos, planilhas e apresentações (ambientes Microsoft Office e BrOffice). 3 Redes de computadores. 3.1 Conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e procedimentos de Internet e intranet. 3.2 Programas de navegação (Microsoft Internet Explorer e Mozilla Firefox). 3.3 Conceito de programas de correio eletrônico. 3.4 Sítios de busca e pesquisa na Internet. 3.5 Grupos de discussão. 3.6 Redes sociais. 4 Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas. 5 Segurança da informação. 5.1 Aplicativos para segurança (antivírus, anti-spyware.). 5.2 Procedimentos de backup. 5.3 Armazenamento de dados na nuvem (cloud storage).

NORMAS APLICÁVEIS AOS SERVIDORES PÚBLICOS: 1 Processo Administrativo no âmbito da Administração Pública Federal (Lei nº 9.784/1999). 1.1 Das disposições gerais. 1.2 Dos direitos e deveres dos administrados. 1.3 Da competência. 1.4 Dos impedimentos e da suspeição. 1.5 Da motivação. 1.6 Dos prazos. 2 Regime jurídico dos servidores públicos civis da União (Lei nº 8.112/1990, e suas alterações). 2.1 Provimento, vacância, remoção, redistribuição e substituição. 2.2 Direitos e vantagens. 2.3 Regime disciplinar. 2.3.1 Deveres, proibições, acumulação, responsabilidades, penalidades. 2.3.2 Processo administrativo disciplinar.

NOÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO GERAL: 1 Planejamento organizacional: planejamento estratégico, tático e operacional. 1.1 conceito, missão, visão, valores, objetivos estratégicos, indicadores e iniciativas. 2 Balanced ScoreCard – BSC: conceito, perspectivas, processos de criação de valor, ativos intangíveis e mapa estratégico. 3 Gestão de processos. 3.1 Conceitos de processo e gestão de processos. 3.2 Diferença com gestão por processos. 3.3 Mapeamento. 3.4 Modelagem de processos. 4 Gerenciamento de projetos usando a metodologia do PMI. 4.1 Conceitos de projeto, PMP, PMBOK, patrocinador, escritório de projetos e gerente de projetos. 4.2 EAP. 4.3 Grupos de processos de gerenciamentos de projetos. 4.4 Áreas do conhecimento em gerenciamento de projetos. 5 Gestão por competências. 5.1 Conceitos de competência e gestão por competências. 5.2 Competências individuais organizacionais. 5.3 Mapeamento e mensuração de competências. 5.4 Avaliação de desempenho por competências.

Resumo concurso TRE PI

  • situação: autorizado e comissão formada
  • banca: indefinida
  • cargos: técnicos e analistas
  • escolaridade: níveis médio e superior
  • salários: até R$ 13,3 mil
  • vagas: indefinidas
  • último edital neste link

Fevereiro vai ser MELHOR que janeiro!

Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.

Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

concurso mp am e mais
Larissa Lustoza

Larissa Lustoza

Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.