Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concursos Agepen: PEC dá função de policial para agentes penitenciários

Concursos Agepen: PEC dá função de policial para agentes penitenciários

Na última quarta-feira (9/10), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 372/17 foi aprovada no Plenário da Câmara dos Deputados. O texto dá o status de policial aos agente penitenciários dos estados e do Distrito Federal.

Agora, a matéria, aprovada por 402 votos a 8, será votada ainda em segundo turno. A proposta já passou pelo Senado Federal.

De acordo com a PEC apresentada, o quadro será formado pela transformação dos cargos isolados ou dos cargos de carreira dos atuais agentes penitenciários ou equivalentes e também pela realização de concurso público.

No Distrito Federal, assim como ocorre com as outras corporações, como a PCDF, a polícia penal será sustentada por recursos da União, embora subordinadas ao governador do DF.

Para saber mais sobre o concurso AGEPEN DF, assista o vídeo abaixo:

Além da segurança efetiva dos estabelecimentos penais, a polícia que será criada terá mais atribuições, todas definidas em lei específica.

De acordo com o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), a medida pode impedir que os agentes penitenciários sejam prejudicados em uma eventual privatização de presídios. Segundo o parlamentar, a categoria não pode ser objeto de privatização, visto que é atividade-fim.

Objeções

Entre os oito parlamentares que votaram contra a medida, está o deputado Tiago Mitraud, do Novo de Minas Gerais, que teme pelos futuros gastos públicos com a alteração.

“Estamos abrindo um precedente para equiparar os agentes penais àqueles do nosso sistema policial e, eventualmente, vão ser incorporados os benefícios que são hoje dos militares a mais essa carreira pública, gerando ônus para a população brasileira”

Outro deputado a não concordar com a PEC foi Glauber Braga, do PSOL-RJ. Para ele, o sistema de segurança precisa ser debatido como um todo. ” “Qual vai ser o papel da polícia penal? Vai ser o papel de repressão, de investigação? Vai ser o papel de custódia? Todos esses elementos têm que estar inseridos nessa discussão”, alerta.

Concursos AGEPEN

Alguns concursos de agentes penitenciários estão movimentando o país. O edital DEAP SC foi publicado em 9/10, com 600 vagas imediatas. Para saber mais sobre o certame, clique aqui.

Também há previsão do certame para Agepen DF e Agepen MG. O edital Agepen GO traz 500 vagas para Agente Prisional, cargo de nível superior. As inscrições começam no dia 29/ago e vão até 13/out, e as provas serão aplicadas no dia 24 de novembro. A banca organizadora é a Iades. A remuneração inicial é de R$ 4,8 mil.

Confira aqui os nossos cursos voltados para a área de agente penitenciário!

Victor Gammaro

Victor Gammaro

Jornalista formado pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub). Trabalhou durante dois anos em agência de comunicação, além de experiência de três anos na redação do Correio Braziliense, como repórter da editoria de esportes. Entre outros eventos de relevância, cobriu as Olimpíadas do Rio de Janeiro, Copa do Mundo da Rússia e as Eleições Federais, em 2018. Coordenador de Jornalismo e Operações no Direção Concursos.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.