Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concursos DF: retorno das aulas é adiado e concursos devem ser impactados

Concursos DF: retorno das aulas é adiado e concursos devem ser impactados

Atendendo o pedido de uma ação popular, a Justiça do Distrito Federal decidiu suspender o decreto que traz a programação da retomada das atividades e da reabertura das escolas. Sem escolas abertas, o retorno dos concursos públicos pode estar ameaçado.

Entenda o caso

A decisão determina que o Executivo publique um decreto suspendendo as atividades em 24 horas.

De acordo com a liminar, a reabertura “atenta contra a saúde pública, porque restringe as medidas de isolamento e distanciamento social”.

O juiz Daniel Eduardo Branco Carnacchioni apontou que o momento atual é de ápice da pandemia e de lotação máxima dos leitos da UTI.

Além disso, determinou que o governo apresente estudos embasados que justifiquem a reabertura das atividades e escolas.

Caso o governo descumpra a liminar, deverá pagar uma multa diária de R$ 500 mil e suspensão direta do decreto. A decisão cabe ainda recurso e o governador já declarou a jornais locais que irá recorrer.

O decreto de retorno das atividades no Distrito Federal trazia as seguintes datas para retomada:

  • Academias: 7 de julho
  • Salões de beleza: 7 de julho
  • Bares e restaurantes: 15 de julho
  • Escolas e faculdades particulares: 27 de julho
  • Escolas e faculdades públicas: 3 de agosto

Reabertura das escolas foi descartado

Desde que o decreto trouxe as datas específicas para reabertura das escolas e faculdades, grupos protestaram contra a medida.

No dia 3 de julho, professores e profissionais de saúde se manifestaram em frente ao Palácio do Buriti.

A diretora do Sindicato dos Professores do DF, Rosilene Côrrea, avaliou que a decisão de reabrir as escolas era precipitada demais.

Nesta quarta-feira (8/7), o governador se encontrou com representantes e sindicatos e afirmou que a retomada das atividades escolares se daria de forma gradual.

A princípio, ele afirmou que a retomada iniciaria com os trabalhos nas unidades, reuniões estratégicas de direção, coordenação, limpeza e planejamento das merendeiras.

Com isso, segundo a diretora do Sindicato dos Professores do DF, o retorno dos alunos foi descartado. A nova data ainda não está definida, no entanto.

Na reunião, o sindicato propôs o retorno para setembro, dependendo do cenário da evolução do coronavírus. A princípio, medida só vale para escolas públicas.

Quais concursos DF são esperados?

Há dois grupos de concursos públicos que devem retornar assim que a situação voltar à normalidade no Distrito Federal: os que vão reabrir as inscrições e os que vão lançar editais.

Além disso, há um edital que foi lançado que pode ser uma grande oportunidade: PCDF Agente. Veja abaixo uma lista com todas as oportunidades:

PCDF AGENTE – O edital PCDF Agente foi publicado com 600 vagas imediatas e 1.200 para Cadastro Reserva. As provas estão previstas para acontecer no dia 18 de outubro e as inscrições vão começar no dia 18 de agostoSaiba mais aqui.

concursos df

ADASA – O concurso Adasa vai reabrir as inscrições para o certame que oferece 25 vagas para os cargos de Técnico e Regulador, escolaridades de nível médio a nível superior. Mais detalhes aqui.

TCDF – Assim que for retomado, as inscrições serão retomadas. São 10 vagas imediatas para Auditor de Controle Externo, cuja remuneração pode alcançar até R$ 16.673,35.  Saiba mais aqui.

PGDF – As provas do concurso para a Procuradoria Geral do Distrito Federal seriam realizadas no dia 22 de março, mas foram adiadas. Não haverá novo prazo para inscrições.

PCDF ESCRIVÃO – O concurso para o cargo de escrivão da Polícia Civil do DF teria sua prova objetiva realizada no dia 15 de março, mas dois dias antes das provas, o concurso foi suspenso.

Quais medidas as bancas irão tomar?

Preocupados com a situação da saúde pública, as empresas que organizam concursos públicos já iniciaram os estudos para reaplicar as provas e garantir a segurança dos candidatos.

Por exemplo, as bancas envolvidas nos concursos no DF acima já fizeram algumas observações, como:

CEBRASPE – Com base no que a empresa adotou na Avaliação Psicológica do concurso do Ministério Público de Goiás, é possível ter uma noção do que será instaurado.

Segundo a empresa, foram disponibilizados álcool 70%, sabão líquido nos banheiros, papel toalha, lenços para higiene pessoal e sacos individuais para descarte.

IADES –  De acordo com a banca, a coordenação de logística já está trabalhando “em soluções para garantir o distanciamento social e os controles sanitários necessários” para diminuir o risco de contágio.

No entanto, a empresa afirmou que as medidas ainda estão sendo discutidas e definidas junto aos contratantes, “portanto não há como antecipar as medidas que serão adotadas”.

Clique aqui e confira as medidas de outras empresas organizadoras.

Materiais gratuitos para se preparar para a PCDF

Os interessados em se preparar para o Concurso PCDF podem aproveitar os materiais gratuitos disponibilizados pela equipe do Direção Concursos. São e-book gratuitos disponíveis para download. Baixe abaixo:

Vade Mecum PCDF Agente pós-edital

Já conhece a Assinatura BIANUAL do Direção Concursos?

Confira a Assinatura Bianual do Direção Concursos. Unidades LIMITADAS com 40% de desconto, para acesso ILIMITADO no novo Premium, PDF 2.0 e MUITO MAIS. Confira!

concursos df
Larissa Lustoza

Larissa Lustoza

Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.