Logo Direção Concursos
Pesquisa

Governo não prevê concursos no Executivo Federal em 2019 – veja outras oportunidades

Governo não prevê concursos no Executivo Federal em 2019 – veja outras oportunidades

Concursos públicos da administração pública federal podem ser raros em 2019. De acordo com o Ministério da Economia, não há nenhuma previsão de autorização para certames neste ano. Mas atenção: esta restrição vale somente para o Poder Executivo Federal, sobre o qual o Ministério tem ingerência.

Veja abaixo a relação das vagas autorizadas no Orçamento de 2019 nos demais Poderes:

Poder Legislativo

Câmara dos Deputados
70 vagas
Senado Federal40 vagas
Tribunal de Contas da União (TCU) 20 vagas

Poder Judiciário

Supremo Tribunal Federal 38 vagas
Superior Tribunal de Justiça 50 vagas
Justiça Federal (TRF)300 vagas
Justiça Militar (STM)30 vagas
Justiça Eleitoral (TRE e TSE)860 vagas
Justiça do Trabalho (TST e TRT)632 vagas
Conselho Nacional de Justiça6 vagas

Os concursos do Poder Legislativo Federal (257 vagas autorizadas) e Judiciário Federal (1.926 vagas autorizadas) não precisam de autorização do Ministro Paulo Guedes. Da mesma forma, os concursos em âmbito estadual/distrital e municipal, como Sefaz DF, TCDF, PC DF, Detran SP, TJ MG, TJ AM e outros não dependem do Executivo Federal.

Vale lembrar que, na Lei Orçamentária Anual sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro em 15/01/2019, estão previamente autorizadas 11,4 mil provimentos de vagas no Poder Executivo Federal no corrente ano. Entretanto, sabe-se que o governo não é obrigado a efetivamente prover estas vagas.

A notícia foi publicada pelo G1 e confirmada pela equipe de jornalismo da Direção Concursos. De acordo com a pasta responsável, o governo federal ainda pode conceder novas autorizações, mas apenas em caráter excepcional, por medida de “absoluta necessidade” e desde que asseguradas as condições orçamentárias.

A Lei Orçamentária Anual (LOA) 2019, sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro, em 15 de janeiro, projeta a criação de 2.095 cargos, mas a projeção é apenas uma expectativa, não obrigando o governo a realmente preencher a vacância.

Ainda existem mais de 40 mil vagas esperando preenchimento. Dessas, 2.320 são destinadas ao efetivo militar e 2.026 para policias e bombeiros do Distrito Federal.

Grandes oportunidades de concursos em 2019

Apesar da notícia não muito boa, não há motivo para o concurseiro desanimar. Afinal, surgirão outras oportunidades de provas muito interessantes, com bons salários em órgãos importantes no cenário da administração pública.

É o caso da Secretaria de Fazenda do Distrito Federal, por exemplo, que vai oferecer 120 vagas, com salários de mais de R$ 15 mil.

Também na capital do país, a Polícia Civil promete, pelo menos, 300 vagas para o cargo de Escrivão. Na LOA 2019, são 700 autorizações para a corporação.

Na área de tribunais, chama atenção as oportunidades para Minas Gerais, onde o Tribunal de Justiça local abrirá seleções para a 1ª e 2ª instância. Para conferir algumas vagas que devem surgir em 2019, clique aqui.

Para receber todas as notícias sobre concursos públicos, salve o nosso número e envie uma mensagem com sua(s) área(s) preferida(s) de estudo.

Para conferir todos os nossos cursos, clique aqui!

Victor Gammaro

Victor Gammaro

Jornalista formado pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub). Trabalhou durante dois anos em agência de comunicação, além de experiência de três anos na redação do Correio Braziliense, como repórter da editoria de esportes. Entre outros eventos de relevância, cobriu as Olimpíadas do Rio de Janeiro, Copa do Mundo da Rússia e as Eleições Federais, em 2018. Coordenador de Jornalismo e Operações no Direção Concursos.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.