Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concursos MG – LDO prevê 7 certames em 2020

Concursos MG – LDO prevê 7 certames em 2020

A Lei de Diretrizes Orçamentárias do estado de Minas Gerais prevê orçamento para sete concursos públicos. Os órgãos com orçamento autorizado para realização de concursos são:

  • Procuradoria Geral de Justiça de MG (MPMG)
  • Polícia Militar de Minas Gerais
  • Polícia Civil de Minas Gerais
  • Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais
  • Universidade Estadual de Montes Claros
  • Fundo Especial do Poder Judiciário

Concurso PM MG

Apesar do orçamento previsto para o concurso PM MG, o último concurso para Oficial e Soldado ocorreram em 2018 e ainda estão vigentes.

No edital de Soldado, foram ofertadas 1.560 vagas, sendo divididas para Capital e Interior e com reserva para mulheres. Um importante detalhe é que foi exigida altura mínima de 1,60 m e a idade máxima era de 30 anos. O concurso foi realizado em duas fases:

  • 1ª FASE: prova de conhecimentos
  • 2ª FASE: avaliações psicológicas, avaliação física militar, exames de saúde e exame toxicológico

Já no edital para Oficial, era também pré-requisito ter entre 18 e 30 anos e ter altura mínima de 1,60m. Foram ofertadas 120 vagas, sendo 108 para o sexo masculino e 12 para sexo feminino. O concurso foi realizado em duas fases:

  • 1ª FASE: prova de conhecimentos (objetiva e dissertativa)
  • 2ª FASE: avaliações psicológicas, avaliação física militar, exames de saúde, exame toxicológico, prova oral e prova de títulos

Concurso PC MG

O orçamento previsto para a Polícia Civil é o maior entre todos os autorizados. São 5 milhões separados para realização de concursos públicos.

Os últimos concursos ocorreram em 2018, sendo para Delegado e Escrivão. No de Escrivão, foram ofertadas 119 vagas. As etapas no concurso foram:

  • provas de conhecimentos objetiva
  • prova de digitação
  • exames biomédicos e biofísicos
  • provas de títulos
  • investigação social

O conteúdo cobrado e a distribuição de questões para Escrivão foi o seguinte:

Concurso PGJ MG

O último concurso relacionado à Procuradoria Geral de Justiça de Minas Gerais foi recente. O último certame foi publicado em setembro para Promotor de Justiça Substituto. Foram 50 vagas ofertadas, sendo 35 para ampla concorrência, 5 para candidatos com deficiência e 10 para candidatos negros.

Já a última seleção para servidor ocorreu em 2012, para Oficial e Analista. Foram diversas especialidades distribuídas em diversas comarcas. As etapas do concurso foram:

  • prova objetiva de múltipla escolha
  • prova de redação (somente para Analista do MP, especialidade em Direito)

Outras oportunidades para MG

Além dessas oportunidades previstas na LDO, há oportunidades para área judiciária do estado que podem chamar a atenção do candidato.

TJ MG 1ª e 2ª instância

O Tribunal assinou contratos com as bancas IBFC e AOCP para realização de concursos. No entanto, há um projeto de unificação dos quadros de pessoal das duas instâncias no TJ MG. Com isso, o projeto ainda ainda precisar ser analisado e aprovado pela Assembleia Legislativa de MG. Confira cursos completos para o TJ MG aqui.

TRF 6

O projeto de lei da criação do tribunal já foi aprovado no Plenário do STJ. Agora, caso o projeto vire lei, o TRF 6 será criado e atuará em Minas Gerais. A princípio, os primeiros servidores serão aproveitados de outra lista de aprovados – como do TRF1 – mas, a longo prazo, pode ocorrer novo concurso.

TRE MG

O último concurso TRE/MG perdeu a validade em agosto de 2019. O último edital foi publicado em 2014 e organizado pela Consulplan. Atualmente, o órgão conta com 51 cargos vagos. Com a previsão de mais de mil vagas, é bom estar atento para um próximo concurso. Confira pacote completo para TREs.

Larissa Lustoza

Larissa Lustoza

Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.