Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concursos PB: LDO sancionada com previsão de seleções

Concursos PB: LDO sancionada com previsão de seleções

A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2021 para a Paraíba trouxe previsão de novos concursos para o estado (concursos PB).

A LDO é usada como base para a elaboração do orçamento de 2021, que traz com mais detalhes quais órgãos têm previsão de novas seleções.

A princípio, a LDO não especifica quais são os órgãos que terão verba separada para realização de concursos públicos.

No entanto, o texto da lei afirma que ficam autorizados os Poderes Legislativo, Executivo, Judiciário, além de Ministério Público, Tribunal de Contas e Defensoria Pública de realizar novos concursos públicos.

Além disso, a lei determina que admissão de novos servidores só ocorrerá nas seguintes situações:

  • se houver cargos vagos para preencher
  • se houver vacâncias de cargos ocupados
  • se houver dotação orçamentária para toda a despesa
  • e se obedecer o estabelecido na Lei de Responsabilidade Fiscal

Quais concursos PB para ficar de olho?

Como dito acima, a LDO 2021 não traz detalhamento específico de quais órgãos receberão verba para realizar novos concursos públicos.

No entanto, de acordo com movimentações passadas e falas do próprio governador, algumas seleções são fortes candidatas para terem um novo edital ainda em 2021. Confira:

CONCURSO PGE PB

Em maio de 2019, o governador anunciou três concursos públicos que ocorreriam, um deles a PGE PB. Seleção está prevista para 12 vagas para Procurador. Regulamento foi publicado em janeiro deste ano e previsão era de edital este ano, mas pandemia atrasou os procedimentos.

CONCURSO AESA

Assim como a PGE PB, o concurso para a Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa) da Paraíba foi anunciada em entrevista em 2019. O governador havia explicado que as as vagas seriam para engenheiros (área hídrica).

CONCURSO SEE PB

O secretário de Educação da Paraíba, um novo certame estava previsto para ser divulgado ainda em agosto deste ano. A ideia do governo era de realizar uma nova seleção assim que todos os aprovados na seleção anterior fossem chamados. Pandemia pode ter atrasado os trâmites.

CONCURSO PC PB

Em entrevista, o secretário de Defesa Social da paraíba, Jean Nunes, confirmou, no dia 27 de agosto, que já há estudos para realização de novo concurso público para a Polícia Civil Paraibana. Seleção deve ofertar oportunidades para Agente, Escrivão e Delegado.

Tem dúvida de como começar o estudo para concursos? O professor Ronaldo Fonseca tem uma dica rápida para você:

Motivado para começar a estudar? Agora, o próximo passo é comprar um material de qualidade. Conheça os pacotes do Direção Concursos e tome mais um passo para sua preparação.

Clique abaixo e confira:

todos os cursos
Clique na imagem e confira todos os cursos do Direção!

Assinatura ilimitada

Com a Assinatura Ilimitada, você terá acesso a vários pacotes completos de cursos para concursos públicos de diversos órgãos e esferas.

Não só isso, mas você utilizará da nossa ferramenta inédita e exclusiva: o PDF 2.0. Todos os problemas que um concurseiro pode imaginar, o PDF 2.0 resolve. Ainda há a opção de pagamento recorrente!

Então, clique abaixo e confira:

As principais notícias, avisos de eventos e dicas de estudo estão no Instagram do Direção Concursos: clique e confira!

Larissa Lustoza

Larissa Lustoza

Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.