Logo Direção Concursos
Pesquisa

CHUVA de TJs: confira as principais seleções com editais MUITO próximos

CHUVA de TJs: confira as principais seleções com editais MUITO próximos

A gente vem batendo, quase que diariamente, sobre a importância de se manter estudando, principalmente quando as notícias que chegam não são das mais positivas. É a regra básica dos investimentos: compre na baixa, venda na alta.

Enquanto uma boa parcela de concurseiros anda desanimada, largando os materiais ou desacreditando nesse mercado, outra parcela segue firme pensado apenas em estudar e focando nos seus objetivos.

Estamos aqui, então, para apresentar uma série de tribunais de justiça que estão com editais MUITO PRÓXIMOS de serem lançados.

Confira na matéria:

A seguir, vamos apresentar um breve resumo sobre o andamento dos concursos de tribunais e, ao final da matéria, uma lista e links para visão completa de cada seleção. Vamos lá?

Tribunais de Justiça

Concurso TJ AM

O concurso do Tribunal de Justiça do Amazonas teve ampla divulgação por parte do presidente do órgão, o desembargador Yedo Simões, que promoveu um grande evento para anunciar a banca Cespe como responsável pela seleção e informar sobre o quantitativo de vagas a serem preenchidas na próxima seleção.

Serão 160 vagas imediatas, além de um robusto cadastro de reservas, separadas da seguinte forma: 127 vagas para assistente judiciário, sendo 100 destinadas a candidatos sem especialidade, 10 para programador, 15 para quem é especialista em suporte ao usuário de informática e 2 para técnicos de segurança do trabalho.

Já àqueles que possuem nível superior completo, poderão concorrer às seguintes 20 vagas: 5 para analistas de sistemas, 1 para arquivologista, 1 para bibliotecário, 3 para contadores, 2 para formados em Direito, 2 para engenheiros civis, 1 para quem possui formação em Estatística, 1 para médicos do trabalho, 2 para psicólogos e 2 para quem é formado em Serviço Social.

Uma novidade é que o órgão disponibilizou 13 vagas imediatas apenas para provimento no interior do estado. São 7 vagas para a Sub-Região do Alto Solimões e 6 vagas para a Sub-Região do Baixo Amazonas. Os cargos contemplados foram os de assistente judiciário sem especialidade e suporte ao usuário de informática. As provas, nesse caso, só serão realizadas em Tabatinga ou Parintins.

Concurso TJ CE

Após a promessa eleitoral, anunciada pelo então candidato Camilo Santana, de muitos concursos para o estado do Ceará, o mandatário do executivo estadual, em vídeo publicado em suas redes sociais, afirmou que a realização das seleções está suspensa. Mas essa notícia NÃO AFETA o Tribunal de Justiça do Ceará.

O fato de o Poder Judiciário ter independência em relação ao executivo faz com que o órgão possa dar prosseguimento ao certame e publique o edital ainda em 22019. A banca FGV já foi definida como organizadora e a expectativa é que sejam contemplados os cargos de Técnico, administrativo e judiciário. Ambos os cargos são para aqueles que possuam nível médio. Apesar de ter assinado o termo para o projeto básico, ainda não temos um número de vagas definido.

De qualquer forma, muitos detalhes convergem para a abertura do concurso: há grande expectativa de aposentadorias a partir de julho de 2019, é o órgão de justiça com menos servidores do país e também o que possui o menor custo.

Concurso TJ RS

No sul do país, temos algumas possibilidades e, uma delas, é o concurso do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, que estava com formação já formada e no final de mês de maio mudou seus membros responsáveis.

O concurso TJ RS foi autorizado no último dia 2 de abril de 2019 e 24 vagas para oficial de justiça (PJ-H), de nível médio, além de quatro oportunidades para assistente social. A banca provável, segundo uma fonte do jornalismo do Direção Concursos, será a FAURGS.

Um dado importante desse concurso é a quantidade de vagas apresentada. Muitos candidatos desse concurso podem estar pensando que é baixo. No papel, sim! Mas é bom avisar que na última seleção para o órgão, em 214, foram convocados 249 aprovados.

Concurso TJ PR

Uma aberração! É assim que podemos definir os trâmites do órgão de justiça do Paraná. Autorizado, o concurso lançou edital em 2017. Posteriormente o órgão suspendeu sua realização para 2018, ano que teve edital republicado, com mudança no conteúdo.

O concurso acabou não acontecendo naquele ano e, em 2019, o documento voltou a ser retificado, mas sem reabertura de inscrições. Desse modo, acreditamos que, finalmente, o concurso poderá ser realizado.

Interessante na linha do tempo do concurso é que mesmo com edital aberto, a banca não havia sido escolhida ainda. Em 11 de abril, a banca Cespe foi formalizada como organizadora do certame.

Em 2 de maio de 2019, o desembargador Eduardo Serrão afirmou que estão sendo feitos todos os esforços para realizar a prova em julho do corrente ano, após cumprir a regulamentação do CNJ (que impediu a realização do concurso até então).

Concurso TJ SP

É grande a expectativa pelo concurso do Tribunal de Justiça de São Paulo. O TJ SP é o maior tribunal do mundo em volume de processos e, naturalmente, requer um verdadeiro arsenal de servidores. 

Um a cada três processos no Brasil tramitam no TJ SP e com a aproximação do vencimento do último concurso para a Capital, espera-se que um novo edital para o cargo de Escrevente Técnico Judiciário (nível médio) saia ainda este ano ou no início do ano seguinte.

O concurso TJ SP tem o histórico de nomear todos os aprovados nas suas seleções. A banca, como em muitos concursos paulistas, deverá ser, novamente, a Vunesp e a escolaridade exigida para ingresso é a formação no ensino médio.

Não temos maiores informações sobre possível abertura de novo edital, mas a regularidade que com que é trabalhada nos dá subsídios suficientes para acreditar que, assim que acabe a vigência do último, comece a tramitação do próximo.

Concurso TJ RJ

O concurso para o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro já é esperado há muito tempo. Mas, agora, parece que vai!! Foi confirmado pelo órgão que a autorização do novo certame é esperada ainda para o primeiro semestre. Com a autorização, o próximo passo será a formação e, na sequência, o lançamento do edital, que tem previsão de publicação em setembro.

Segundo Cláudio de Mello Tavares, presidente do Tribunal de Justiça do RJ (TJ RJ), o órgão irá convocar 164 aprovados no último concurso e, na sequência, já informar os próximos passos para o lançamento da nova seleção.

Além da insuficiência de servidores já apresentada pelo órgão, um estudo feito pela Corregedoria-Geral da Justiça pretende suprir os lugares com maior falta de servidores. É possível que, diante do cenário da reforma da Previdência, muitos se aposentem. Cerca de 480 ocupantes dos cargos já requereram a aposentadoria voluntária.

Concurso TJ BA

Em março de 2019, foi publicado no Diário Oficial um decreto que autorizava crédito suplementar no valor de R$ 1,2 milhão para a realização do concurso do Tribunal de Justiça da Bahia.

Um detalhe importante é que o último edital TJ BA para provimento dos cargos de Técnicos e Analistas do órgão teve alto número de nomeações e, segundo dados do próprio órgão, foram nomeados 200 aprovados no último concurso, além de 20% do cadastro de reservas.

Assim, a notícia de suplementação orçamentária para o órgão animou àqueles que almejam disputar uma vaga no judiciário baiano e esse é um dos concursos que poderão surpreender e lançar edital para provimento de seus cargos.

Concurso TJ MG

Um dos concursos de tribunais que podem lançar edital a qualquer momento é o do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

Apesar de sua disposição ser “complicada” de compreender, com o provável lançamento sendo realizado em partes (1ª instância e 2ª instância), o concurso anda bem avançado, com comissão formada para a segunda instância e banca definida para a primeira.

No caso do concurso para a primeira instância, o Instituto AOCP será a responsável e a expectativa é que o edital traga para três cargos: oficial de justiça e técnico judiciário – psicologia e técnico judiciário – serviço social.

Para a segunda instância, a proposta aceita para organizar o certame foi a do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação – IBFC – e o contrato foi assinado em janeiro deste ano (2019).

Sendo assim, há grande possibilidade de o concurso para o TJ MG, tanto para primeira, como para a segunda instância aconteça muito em breve.

Concurso TJDFT

O concurso para o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios é um dos mais aguardados pelos amantes de concursos de tribunais em todo país. 

Recentemente, o órgão andou aproveitando a lista de outros órgãos federais (lembrando que apesar de estar no âmbito do DF, o TJDFT é um tribunal federal), mas sabemos que a demanda do tribunal é enorme e, provavelmente, teremos novidades m 2020, com grandes chances de haver abertura de edital.

Uma fonte de dentro do órgão, porém, fez a seguinte afirmação: “…é possível que, havendo sobra orçamentária ou o órgão conseguir verba suplementar, seja aberto novo edital para o TJDFT no final do segundo semestre ou começo de 2020”.

De toda forma, esse é aquele tipo de concurso que, para quem sonha em ingressar no serviço público através do TJDFT, deve começar a se preparar o quanto antes, a longo prazo, para chegar bem na frente da concorrência.

Concurso TJ PA

O mais novo concurso de tribunal de justiça autorizado é o do Pará. Até maio deste ano ninguém falava tanto sobre essa seleção, até que no apagar das luzes surge a autorização dada pelo presidente do órgão, desembargador Leonardo de Noronha Tavares.

De acordo com uma publicação do Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário do Pará, a Secretária de Gestão de Pessoas do TJ PA confirmou a previsão de edital TJ PA ainda este ano.

O órgão possui um grande quantitativo de cargos vagos, o que reforça a urgência de novo concurso. Os cargos de nível superior somam, juntos, 571 cargos vagos, já o cargo de nível médio possui 270 vacâncias.

Matéria completa TJ AM

Matéria completa TJ CE

Matéria completa TJ RS

Matéria completa TJ PR

Matéria completa TJ SP

Matéria completa TJ RJ

Matéria completa TJ BA

Matéria completa TJ MG 1ª Instância

Matéria completa TJ MG 2ª Instância

Matéria completa TJDFT

Matéria completa TJ GO

Matéria completa TJ MA

Matéria completa TJ PA

Maurício Miranda Sá

Maurício Miranda Sá

Jornalista no Direção Concursos e Servidor Público Federal lotado no TSE (Tribunal Federal Eleitoral), estudou Jornalismo, Rádio e TV na UFRN, Publicidade na UNP, Gerenciamento de Projetos pela ESPM e atuou como assessor de comunicação em diversos órgãos e instituições, como o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contras as Secas), Sindifern (Sindicato dos Auditores Fiscais do RN) e, por cinco anos, foi responsável pela divisão de comunicação da empresa Temos Casa e Art Design, produtos que desenvolveu, produziu e dirigiu no Rio Grande do Norte, sendo um complexo de comunicação com programa de TV, programete de Rádio, revista e portal na internet.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.