Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso TCE RJ: conheça o primeiro colocado, aluno do Direção

Concurso TCE RJ: conheça o primeiro colocado, aluno do Direção

Concurseiro há anos, Rodrigo Strassburger teve uma grande alegria ao ver o nome em primeiro lugar na lista de aprovados no concurso TCE RJ.

Focado na área fiscal desde 2018, Rodrigo decidiu tentar a área de Controle e, devido a boas posições em outras seleções – como na Sefaz RS em 2018 -decidiu largar o emprego e focar integralmente nos estudos.

Nesta matéria, confira uma entrevista com o primeiro colocado, que também é aluno do Direção Concursos:

primeiro colocado tce rj
Rodrigo Strassburger

Direção Concursos: Rodrigo, pode me falar qual sua formação e idade, por favor?

Rodrigo Strassburger: Tenho 30 anos e sou formado em Ciências Contábeis na UFRGS.

Direção Concursos: Como lidou com ansiedade por conta do período da pandemia?

Rodrigo Strassburger: Nas primeiras semanas, parei de estudar. Estava uma loucura, todo mundo apavorado, ninguém sabia o que estava acontecendo direito. Até que passadas as primeiras semanas, tive a percepção de que a pandemia estava aí e a gente ia passar por essa situação por bom um tempo. Então, pensei: vou pegar esse tempo para plantar meu desenvolvimento nos estudos na esperança de que esse tempo vai passar e vou colher meus meus frutos no futuro.

Direção Concursos: Quantas horas começou a estudar para o concurso TCE RJ?

Rodrigo Strassburger: No primeiro momento, cinco horas líquidas e conciliava com o trabalho no IBGE e 40 a 50 minutos de exercício físico. Mantive isso por quatro a cinco meses.

Direção Concursos: Se você não tivesse sido aprovado no concurso TCE RJ, iria continuar os estudos para concurso público?

Rodrigo Strassburger: Sim. Iria fazer TCE-SC, TCU, CGU, Senado Federal… Talvez ainda faça alguns desses, não decidi ainda.

Direção Concursos: Você acha que tem uma inteligência acima de média ou o que fez a diferença foi a sua preparação?

Rodrigo Strassburger: Com certeza, foram o foco e a disciplina. Eu tive uma facilidade na escola, tive uma boa base, também na faculdade. Mas o que despertou em mim foi que, na minha segunda faculdade, em Física, eu encontrei gente muito inteligente. Lá, eu percebi que se eu estudasse muito, conseguiria tirar um nota maior que aqueles caras. Assim eu percebi que se eu estudasse com essa dedicação, podia passar em um concurso público.

Direção Concursos: Quando terminou a prova, ficou com receio de não ter uma boa colocação?

Rodrigo Strassburger: Saí da prova muito confiante com a minha dissertativa, mas não saí com a certeza de que ela seria corrigida. Eu poderia ter ido melhor na prova objetiva, cometi alguns erros bobos e isso me deixou um pouco preocupado. No fim das contas, eu me saí melhor do que esperado na objetiva e obtive a melhor nota na discursiva.

Direção Concursos: Pode nos detalhar melhor como era sua rotina?

Rodrigo Strassburger: Acordava 5h30 ou 5h45. Às 6h15, no máximo, começar a estudar até as 8h, quando eu começava a trabalhar no IBGE. Quando surgia um intervalo no trabalho, eu respondia questões, revisava algumas coisas. Almoçava rapidinho, estudava um pouco mais. No intervalo a tarde, estudava mais. Fazia minha hora de exercício e, à noite, ia até as 22h estudando.

Direção Concursos: O que te motivava a continuar os estudos?

Rodrigo Strassburger: A perspectiva de segurança financeira e de poder realizar um trabalho importante e de qualidade para a sociedade.

Direção Concursos: Como os materiais do Direção Concursos te ajudaram na preparação?

Rodrigo Strassburger: Desde quando o Direção tinha sido lançado, eu já acompanhava vocês, Youtube, no site. Na questão do TCE RJ, eu olhei algumas aulas e pensei, “essas aulas estão diferentes”. Então, decidi comprar o pacote de vocês para me diferenciar e deu resultado.

todos os cursos
Clique na imagem e confira todos os cursos do Direção!

Direção Concursos: Qual matéria teve mais dificuldade?

Rodrigo Strassburger: Tecnologia da Informação, por ser mais recente na área de controle e fiscal, então eu tive muito mais dificuldade. O PDF do Arthur Mendonça é muito bom, me ajudou bastante.

Direção Concursos: Teve algum momento que você pensou em desistir dos estudos de concurso?

Rodrigo Strassburger: Não, sempre acreditei que se eu seguisse em frente eu iria ser aprovado.

Direção Concursos: Você tinha algum método, alguma estratégia de estudo?

Rodrigo Strassburger: Eu não sou um cara muito organizado em termos de planilha, eu vou mais pelo meu sentimento do que estou precisando estudar e montava semanalmente um plano.

Pensava, segunda vou estudar português; terça, constitucional e administrativo. E ia tentando fazer essas revisões de acordo com o que eu necessitava.

Se eu visse que durante esse percurso, eu tivesse que prestar mais atenção neste ponto em Direito Administrativo, aí eu me dava um tempo maior. E ia fazendo muitas questões. Para o TCE RJ, foram mais de 4 mil questões.

E, em questão de revisão, o que me ajudou foram os flashcards. Eu colocava no Anki (aplicativo de flashcards) e ele me dava o que eu precisava fazer no dia. Isso me ajudou também em estudo para discursivas.

Eu fazia flaschards pesados, cada um era uma questão de discursiva que eu tinha que responder mentalmente. Tinha flaschard que eu demorava cinco minutos olhando e respondendo mentalmente.

Desenvolver os flashcards com os PDFs de vocês, criar possíveis questões de discursivas e colocar nos flashcards, foi o pulo do gato para eu decorar o conteúdo das discursivas, porque eu estava com medo da discursiva.

Direção Concursos: Qual recado você deixa para quem está estudando?

Rodrigo Strassburger: Que não desistam. O tempo e o trabalho resolvem tudo.

Direção Concursos: O que vai mudar na sua vida com a nomeação no concurso TCE RJ? Algum sonho que pretende realizar?

Rodrigo Strassburger: Quero continuar levando uma vida simples, curtindo minha família, meus amigos, meus hobbys, o surf… E tudo isso de uma forma mais tranquila devido à segurança financeira e com a sensação de realização profissional. A curto prazo, assim que a pandemia permitir, farei alguma viagem para algum lugar bacana.

Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre essa carreira? O Direção Concursos preparou um grupo no Telegram com as principais notícias voltadas para a área de controle. Clique aqui e participe!

Você já sabe o que o PDF 2.0 que todo mundo está comentando? O professor Ronaldo Fonseca preparou um vídeo com todas as explicações sobre essa ferramenta que vai fazer toda a diferença na sua preparação:

Fevereiro vai ser MELHOR que janeiro!

Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.

Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

notícias concurso público
Larissa Lustoza

Larissa Lustoza

Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.