Logo Direção Concursos
Pesquisa

10 dicas de Atualidades para concursos públicos

10 dicas de Atualidades para concursos públicos

Atualidades para concursos públicos não precisa ser um tormento para aqueles que acreditam ser uma matéria ampla e sem um padrão a ser seguido.

Diversos concursos têm trazido o conteúdo de Atualidades nos seus editais, como uma maneira de fazer o(a) concurseiro(a) ter raciocínio crítico e conhecimento geral do que se passa no Brasil e mundo.

Sem esgotar o conteúdo, confira 10 temas que podem ser cobrados nas provas que serão aplicadas em 2019:

Com um novo ano começando, precisamos reorganizar nossos estudos e as prioridades a serem dadas na matéria de Atualidades.

Assim, o professor Danuzio Neto separou alguns temas que são quentes para serem cobrados nos próximos concursos.

Alguns deles já foram bastante cobrados, mas, por não terem ainda um desfecho geopolítico, provavelmente continuarão sendo abordados nos certames vindouros.

Outros assuntos, por outro lado, são mais pontuais e não exigem um conhecimento tão contextualizado por parte do aluno.

Confira neste link os cursos de Atualidades preparados pelo Direção. Seja Gavião!

As questões de Atualidades podem ser classificadas de várias maneiras, mas as mais cobradas são as dos seguintes tipos:

  • – Pontuais – que exigem do aluno conhecimento sobre um assunto bem específico. Por exemplo: qual é a minoria que é perseguida em Mianmar? Os Rohingyas.
  • – Contextuais – que exigem do aluno conhecimento sobre o contexto, os meandros de determinado fato. Por exemplo: por que os Rohingyas são perseguidos? Em poucas palavras, os Rohingyas são uma minoria mulçumana em um país majoritariamente budista.
  • – Históricas – que exigem do aluno um conhecimento histórico mais aprofundado sobre determinado tema. Por exemplo: como seu deu a formação étnica de Mianmar?

Veja 10 temas quentes para serem estudados para as próximas provas de atualidades

Temas pontuais/contextuais:

Construção do muro na fronteira Estados Unidos/México;

Guerra comercial entre China e Estados Unidos – reflexos para o Brasil;

Brexit;

Reforma da previdência;

Acordo de Paris;

Juan Guaidó;

Cura da Aids por meio de células-tronco.

Temas históricos:

Relação Rússia x Estados Unidos e as novas zonas de influência, uma nova Guerra Fria?

A volta dos militares ao poder no Brasil;

Perspectiva histórica da relação do Reino Unido com a União Europeia.

Lembrando aos Gaviões que os links disponíveis são de manchetes relacionadas aos temas propostos. Elas servem apenas como base para o estudo que precisa ser aprofundado.

Para receber todas as notícias sobre concursos públicos, salve o nosso número e envie uma mensagem com sua(s) área(s) preferida(s) de estudo.

Whatsapp

Confira neste link os cursos de Atualidades preparados pelo Direção. Seja Gavião!

Maurício Miranda Sá

Maurício Miranda Sá

Jornalista no Direção Concursos e Servidor Público Federal lotado no TSE (Tribunal Federal Eleitoral), estudou Jornalismo, Rádio e TV na UFRN, Publicidade na UNP, Gerenciamento de Projetos pela ESPM e atuou como assessor de comunicação em diversos órgãos e instituições, como o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contras as Secas), Sindifern (Sindicato dos Auditores Fiscais do RN) e, por cinco anos, foi responsável pela divisão de comunicação da empresa Temos Casa e Art Design, produtos que desenvolveu, produziu e dirigiu no Rio Grande do Norte, sendo um complexo de comunicação com programa de TV, programete de Rádio, revista e portal na internet.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.