Logo Direção Concursos
Pesquisa

Entenda a divisão de vagas do concurso IBGE para Coordenador

Entenda a divisão de vagas do concurso IBGE para Coordenador

O edital para os cargos de Agente Censitário e Coordenador Censitário de Subárea foi publicado no dia 25 de setembro com uma boa quantidade de vagas distribuídas por todo Brasil. São 2.658 oportunidades para os cargos que só exigem nível médio.

No entanto, um detalhe chamou a atenção da nossa equipe de jornalismo. Algumas regiões do concurso somente apresentavam vagas para Pretos e Pardos, para o cargo de Coordenador Censitário de Subárea.

Foi observado que, realmente, o órgão seguiu o percentual de 20% de reserva das vagas totais para Pretos e Pardos. Ou seja, das 1343 vagas, 269 vagas estão reservadas.

Porém, nossa equipe questionou que o candidato não chega a concorrer o total de vagas, mas sim à quantidade de vagas da região de atuação que escolher. Ocorrendo uma reserva de 100% de vagas para determinadas localidades.

Veja alguns exemplos:

edital ibge 2019

Resposta do IBGE

Segundo o órgão, o percentual de vagas para os concursos públicos deve ser aplicado sobre o total de vagas. Essa medida é de acordo com a Ação Civil Pública nº 5048606-78.2017.4.04.7000/PR e o Decreto nº 9.508, de 24 de setembro de 2018.

De acordo com o IBGE, as cotas foram inicialmente alocadas em regiões de atuação com duas ou mais vagas. “Entretanto, como a maior parte das vagas de Coordenador Censitário de Subárea (CCS) estão distribuídas em regiões de atuação que oferecem apenas uma vaga, foi necessário destiná-las também nesses lugares“.

Para a divisão de vagas, o IBGE usou como critério a reserva em municípios com maior população preta e parda, conforme dados do Censo Demográfico 2010.

Confira mais detalhes do edital IBGE 2019 aqui.

Larissa Lustoza

Larissa Lustoza

Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.