Logo Direção Concursos
Pesquisa

Edital TCM SP 2020: o que mudou?

Edital TCM SP 2020: o que mudou?

No último sábado de fevereiro (29), o concurso TCM SP foi publicado, com vagas distribuídas em dois cargos: Auxiliar Técnico e Agente.

CONFIRA NOTÍCIA COMPLETA SOBRE O EDITAL.

São 10 vagas imediatas, distribuídas para o cargo de nível médio (Auxiliar Técnico de Fiscalização), cuja remuneração inicial supera R$10.200.

Para quem possua nível superior, são duas (2) vagas, além do cadastro de reservas, para Agente de Fiscalização, em diversas especialidades, com remuneração inicial que chega a quase R$ 19.000 por mês

A partir do dia 10 de março até o dia 26 de março, os candidatos poderão realizar as inscrições do concurso TCM SP, visando às provas que ocorrerão no dia 19 e 26 de abril , a depender do cargo escolhidoOutros detalhes do edital TCM SP, você pode ler aqui.

CURSOS COMPLETOS PARA O TCM SP NESTE LINK

Assista ao link abaixo, para saber como se preparar em 50 dias para o concurso TCM SP:

concurso TCM SP 2020 será organizado pela VUNESP e, como prevê a cartilha, muitos concurseiros utilizavam os editais anteriores, como base de estudo.

Pensando nisso, a equipe do Direção Concursos separou informações cruciais sobre o último concurso.

Quais as características do edital de 2015 e do novo edital (2020), o que está igual e o que mudou? Veja ao longo desta matéria!

Banca e cargos oferecidos

O primeiro ponto a ser visto com atenção é a mudança de banca do concurso TCM SP. No edital de 2015, a banca responsável pelo certame foi a Fundação Getúlio Vargas (FGV), tendo o concurso de 2020 a banca VUNESP como organizadora.

Outro ponto interessante é sobre os cargos oferecidos em 2015 e agora em 2020. À época, o TCM SP trouxe apenas oportunidades apenas para o cargo de Agente de Fiscalização (com diversas especialidades):

  • Administração;
  • Biblioteconomia;
  • Ciências Contábeis;
  • Ciências jurídicas;
  • Economia;
  • Engenharia Civil.

Já no concurso TCM SP 2020, além das oportunidades para cargos de nível médio (Auxiliar Técnico), os cargos de Agente estão definidos com as seguintes especialidades:

  • Administração;
  • Ciências atuariais;
  • Ciências Contábeis;
  • Ciências jurídicas;
  • Economia;
  • Engenharia Civil;
  • Tecnologia da Informação.

E-BOOK GRATUITO – LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL, COM O PROFESSOR SÉRGIO MACHADO NESTE LINK

Etapas

A prova de 2015 foi composta por uma etapa objetiva, com 100 (cem) questões de múltipla escolha,tendo 05 (cinco) alternativas cada, além de uma prova discursiva, com três (3) questões e uma (1) redação.

A valoração total da prova objetiva era de 100 ponto totais.

A prova objetiva teve 4h30 de duração (período matutino) e a prova discursiva e redação, também 4h30 (período vespertino).

Na prova de 2020, para Agente de Fiscalização, também veio cobrando uma etapa objetiva, com 100 (cem) questões de múltipla escolha, com 05 (cinco) alternativas cada, além de três (3) questões discursivas e uma (1) redação.

A diferença é que a valoração total da prova objetiva de 2020 é de 140 pontos máximos, ou seja, há peso diferenciado entre as disciplinas.

A prova objetiva será pela manhã, com duração de 5h. Já a discursiva e redação, à tarde, com 3h30 de duração.

Vamos às diferenças e semelhanças entre os conteúdos exigidos por cargo no concurso TCM SP

Abaixo, listamos os cargos trazidos para Agente de Fiscalização, nas diversas especialidades, em comparação com o que foi cobrado no edital TCM SP de 2015, Vamos à análise.

Concurso – Agente de Fiscalização – Administração

Agente de Fiscalização - Administração

Perceba que houve um aumento muito substancial das disciplinas cobradas entre um concurso e outro. São cinco (5) matérias novas.

Concurso – Agente de Fiscalização – Ciências Contábeis

Agente de Fiscalização - Ciências Contábeis

Assim como na especialidade de Administração, o cargo para Ciências Contábeis também trouxe um edital com mais disciplinas, entrando Raciocínio Lógico, principalmente.

Concurso – Agente de Fiscalização – Ciências Jurídicas

Agente de Fiscalização - Ciências Jurídicas

Foi o cargo que trouxe, em seu bojo, a maior proximidade com o edital de 2015.

Concurso TCM SP – Agente de Fiscalização – Engenharia Civil

Agente de Fiscalização - Engenharia Civil

Aqui, também, um conteúdo muito próximo do que foi cobrado no edital de 2015.

Além das disciplinas trazidas nos quadros acima, todos os cargos trouxeram, em 2015 e em 2020, legislações específicas relacionados à área de controle e ao TCM SP.

NOTÍCIAS DIREÇÃO CONCURSOS
Maurício Miranda Sá

Maurício Miranda Sá

Jornalista no Direção Concursos e Servidor Público Federal lotado no TSE (Tribunal Federal Eleitoral), estudou Jornalismo, Rádio e TV na UFRN, Publicidade na UNP, Gerenciamento de Projetos pela ESPM e atuou como assessor de comunicação em diversos órgãos e instituições, como o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contras as Secas), Sindifern (Sindicato dos Auditores Fiscais do RN) e, por cinco anos, foi responsável pela divisão de comunicação da empresa Temos Casa e Art Design, produtos que desenvolveu, produziu e dirigiu no Rio Grande do Norte, sendo um complexo de comunicação com programa de TV, programete de Rádio, revista e portal na internet.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.