Logo Direção Concursos
Pesquisa

ENEM 2020: prazo de inscrição termina hoje (27/5)

ENEM 2020: prazo de inscrição termina hoje (27/5)

Chega ao último dia as inscrições para o ENEM 2020. O prazo, que iria até o dia 22 de maio, havia sido prorrogado e, agora, termina às 23h59 desta quarta-feira (27/05), apesar de ainda não se ter datas definidas para a realização do exame.

Para efetuar sua inscrição, clique neste link e vá direto à página oficial do ENEM 2020. A taxa de inscrição está no valor de R$ 85 e deve ser paga até amanhã, quinta-feira (28/05). Aqueles que são isentos do valor também devem realizar a inscrição neste dia 27.

Você sabia que, mesmo sem formação universitária e possuindo apenas o ensino médio, existe a possibilidade de se fazer concurso público? Existem editais abertos, com mais de 300 vagas e salários de até R$ 6.000,00. Quer saber mais? Clique aqui!

Se você não sabe NADA sobre concursos públicos, o Direção Concursos lhe apresenta tudo que você precisa saber. Basta clicar neste link.

Novas datas ENEM 2020

As provas, que estavam marcadas para os dias 1 e 8 de novembro (versão tradicional) e 22 e 29 de novembro (na versão digital), foram adiadas por 30 ou 60 dias, prazo ainda não definido pelo Ministério da Educação. O novo cronograma de provas deverá ser decidido através de enquete com os alunos.

Estudantes, Defensoria Pública e Congresso Nacional em apoio ao adiamento do ENEM 2020

Além da grande movimentação realizada por estudantes em todo o país, a DPU (Defensoria Pública da União) entrou com pedido de adiamento do ENEM, alegando que a manutenção do calendário de provas ignora a realidade vivida no Brasil e mundo.

Segundo o órgão, o Ministério da Educação não pode fechar os olhos para os mais pobres, os quais não possuem acesso à internet ou material didático em meio à pandemia e, por isso, teriam sua preparação prejudicada, mantendo as desigualdades educacionais ainda mais aprofundadas.

Veja:

“Discricionariedade, todavia, não é sinônimo de arbitrariedade, e seu exercício deve atender da melhor forma possível ao real interesse público, que no caso concreto, é a realização de um exame nacional com todos os estudantes egressos do ensino médio que pretendam ingressar em curso superior, garantindo-se a efetiva participação dos jovens pobres nesse processo”.

Em outra via, o líder do Congresso Nacional, deputado Rodrigo Maia, aconselhou o presidente Jair Bolsonaro pelo adiamento do ENEM, já aprovado no Senado, para evitar que o Governo Federal sofresse uma nova derrota na Câmara.

INEP e MEC divulgam nota sobre o adiamento do ENEM 2020

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e o MEC (Ministério da Educação) emitiram nota oficial conjunta, a qual trata sobre o adiamento das provas do ENEM 2020.

Confira:

Atento às demandas da sociedade e às manifestações do Poder Legislativo em função do impacto da pandemia do coronavírus no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2020, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e o Ministério da Educação (MEC) decidiram pelo adiamento da aplicação dos exames nas versões impressa e digital. As datas serão adiadas de 30 a 60 dias em relação ao que foi previsto nos editais.

Para tanto, o INEP promoverá uma enquete direcionada aos inscritos do ENEM 2020, a ser realizada em junho, por meio da Página do Participante”.

Maurício Miranda Sá

Maurício Miranda Sá

Jornalista no Direção Concursos e Servidor Público Federal lotado no TSE (Tribunal Federal Eleitoral), estudou Jornalismo, Rádio e TV na UFRN, Publicidade na UNP, Gerenciamento de Projetos pela ESPM e atuou como assessor de comunicação em diversos órgãos e instituições, como o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contras as Secas), Sindifern (Sindicato dos Auditores Fiscais do RN) e, por cinco anos, foi responsável pela divisão de comunicação da empresa Temos Casa e Art Design, produtos que desenvolveu, produziu e dirigiu no Rio Grande do Norte, sendo um complexo de comunicação com programa de TV, programete de Rádio, revista e portal na internet.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.