Logo Direção Concursos
Pesquisa

Do estudo à rotina: entrevista com uma agente do Detran DF

Do estudo à rotina: entrevista com uma agente do Detran DF

(Um dos próximos concursos DF mais aguardados é o do Detran. O Departamento de Trânsito do Distrito Federal deseja realizar novo certame, e a expectativa cresce entre os concurseiros.

Para entender o processo de aprovação até a rotina de uma agente do Detran DF, entrevistamos a Agente Talita Ilana. Ela foi aprovada no certame de 2011. À época, era casada e com uma filha de cinco anos. Sem tempo para estudo, ainda era Chefe do Serviço de Padronização e Normatização da Polícia Federal.

Confira os nossos pacotes para o concurso Detran DF

A servidora comentou sobre as provas e deu dicas para quem deseja entrar na área. Talita também revelou se realmente vale a pena ser uma agente Detran DF.

O órgão tem, atualmente, 400 vagas previstas. Serão 160 para o cargo de Agente de Trânsito e 140 para Técnico de Trânsito.

Confira a entrevista na íntegra


1) Como foi sua rotina de estudos para ser aprovada?


Antes da publicação do edital do concurso do Detran eu já estudava para concursos da área policial. Meu projeto de vida sempre foi o cargo de Delegada. Entretanto, eu não tinha uma rotina estabelecida e o método de estudo que adotava não estava adequado ao meu perfil.

Após a publicação do edital, em dezembro de 2011, tive três meses para me preparar para as provas.

Após a análise do edital resolvi dar prioridade ao estudo das matérias de conhecimentos específicos. Tinham peso maior e eram em grande parte novidade para mim. Formada em Direito, tinha compreensão maior das matérias contidas na parte de conhecimentos básicos.

Comprei um curso em PDF específico para o concurso, estudava e lia as leis, além de responder questões. Me inscrevi para um curso aos fins de semana e estudava cinco horas líquidas ao dia, além de oito horas aos fins de semana. A 15 dias da seleção, tirei férias e estudava 12 horas por dia. Cheguei na prova tendo certeza que tinha feito o que estava ao meu alcance.


2) Quais foram os métodos utilizados no estudo?


Minha memória é visual, então para mim era importantíssimo imprimir o material. Grifava com marca-textos coloridos as partes importantes e a cada tópico. Na própria folha do PDF, fazia um pequeno resumo com as minhas palavras sobre o tópico estudado. Fazia isso também com a lei seca, fosse ela impressa ou no Vademecum. No dia da prova, lembrava exatamente da “cara” da matéria, como estava grifada e da posição da anotação na folha.

Deixava cada aula impressa já estudada em cima da minha mesa de jantar. Minha felicidade era ver os montes de material impresso estudados aumentando. Conseguia ter uma noção concreta de que as minhas metas estavam sendo atingidas. Era a certeza de uma conquista diária.

A resolução de questões após o estudo do tópico do edital era importantíssima para fixar o conteúdo. Sabia como era a cobrança pelas bancas organizadoras.

3) Quais as matérias que você considerava mais complicadas? E as mais tranquilas?


Para mim, as matérias mais complicadas eram raciocínio lógico e informática, que fugiam da minha área de formação – Direito. Entretanto, sabendo disso, resolvi me empenhar, para que eu não precisasse deixar nada em branco por desconhecimento do conteúdo. Para essas matérias assistia também videoaulas.

As mais tranquilas certamente foram Direito Penal e Processual Penal, por serem as matérias que eu mais estudava anteriormente. Já era pós-graduada em Direito Penal e mantinha um carinho especial por essa disciplina.


4) E depois da prova, como foi a preparação para o restante das etapas?


Foquei na parte física e nas demais etapas do concurso: prova de capacidade física, avaliação psicológica, investigação social e curso de formação, que demandam atenção, preparação e paciência do candidato. O caminho do processo de estudo até a conclusão é longo e desgastante, mas a compensação não tem preço.

Passei também para agente da Polícia Civil do DF no concurso de 2013. Desisti de participar do curso de formação um dia antes de iniciar as aulas na Academia de Polícia. Fiz minha escolha em permanecer no Detran DF, e minha vaga na PC DF poderia ser ocupada por outro candidato.

5) E na hora da prova? Alguma dica para o concurseiro que pretende fazer o próximo concurso do Detran?


Na hora da prova respire fundo e acredite em você. Aliás, acreditar em si é algo que deve ser trabalhado durante toda a jornada de preparação. Não pense que está estudando um concurso, pense que esse é O concurso. Mentalize que você está estudando para passar! Não aceite nada menos que a aprovação, pois a vitória a gente já constrói anteriormente na nossa mente. A prova é apenas a concretização disso.

Durma bem na noite anterior e se alimente com comidas leves. Quanto ao estudo de véspera e aquela revisadinha antes da prova acho importantíssimo. Tenho a memória bem fraca, para mim funciona bastante. Já garanti algumas questões assim.

6) Como é a rotina de uma mulher agente do Detran? Além do que a população sabe, o que mais você faz? Qual seu trabalho no dia a dia?


Ao tomar posse, podemos trabalhar em algumas áreas de atuação. Seja na fiscalização propriamente dita, na vistoria veicular ou em alguma área técnica.

Na fiscalização, que é a minha área de atuação, trabalhamos por escala. Temos escala diurna e noturna, que a meu ver é muito bom, pois nos permite desempenhar com tranquilidade as demais atribuições do dia a dia.

Durante a escala realizamos as missões previamente planejadas, que inclui policiamento e fiscalização de trânsito, garantia da segurança e fluidez viária, operações de monitoramento viário, participação de campanhas educativas, apoio a acidentes, eventos e aos demais órgãos de segurança, treinamentos, dentre outros.

Podemos trabalhar também em unidades operacionais específicas – aérea e motociclistas.

7) Vale a pena ser servidora do Detran? Gosta da sua carreira?


Amo a carreira. Com certeza vale a pena estudar para se tornar um Agente do Detran. Somos uma família unida e orgulhosos do cargo que conquistamos. Sabemos da nossa missão primordial de preservar vidas.

A atividade de fiscalização, seja ela em que área for, às vezes não é muito bem vista por algumas pessoas na sociedade, em geral pelos infratores. Mas é necessária para a manutenção da ordem e bem-estar da coletividade, e é isso que me motiva para o desempenho de minhas atribuições.


E aí, animados com a possibilidade se tornar-se um servidor do Detran DF? Não perca tempo: prepare-se na Direção da aprovação!

Confira os nosso pacote para o concurso Detran DF

Para receber todas as notícias sobre concursos públicos, salve o nosso número e envie uma mensagem com sua(s) área(s) preferida(s) de estudo.

Victor Gammaro

Victor Gammaro

Jornalista formado pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub). Trabalhou durante dois anos em agência de comunicação, além de experiência de três anos na redação do Correio Braziliense, como repórter da editoria de esportes. Entre outros eventos de relevância, cobriu as Olimpíadas do Rio de Janeiro, Copa do Mundo da Rússia e as Eleições Federais, em 2018. Coordenador de Jornalismo e Operações no Direção Concursos.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.