Logo Direção Concursos
Pesquisa

“Eu dedicava um turno do dia, todos os dias, para estudar”, diz Agente de Fiscalização do TCM SP

“Eu dedicava um turno do dia, todos os dias, para estudar”, diz Agente de Fiscalização do TCM SP

Helen Steffen saiu da iniciativa privada, passou pelo campo acadêmico e chegou ao TCM SP. Formada em Ciências Contabéis, hoje, ela atua como Agente de Fiscalização, cargo que estará presente na próxima seleção do órgão.

Como começou esta jornada? Após formada, Helen trabalhou, por grande tempo, na iniciativa privada. Depois, decidiu se arriscar na área acadêmica logo após ter finalizado o mestrado e deu aulas em faculdades privadas, por oito anos.

Quando teve contato com outros colegas que trabalhavam no serviço público, Helen começou a se interessar pelo ramo. E, em 2014, decidiu estudar para concursos.

“Fiz curso presencial e comecei a fazer todos os concursos que tinham na área, de auditoria, do Ministério Público, na área de Contabilidade. Todas as provas que surgiam, eu ia fazer“, contou.

Helen buscou a aprovação em diversos órgãos: Receita Federal, MP RS, Prefeitura de Niterói, Prefeitura de São Paulo e o TCM. Quando foi convocada, em 2017, para a segunda etapa do concurso TCM SP ficou surpresa ao descobrir que 90% dos colegas eram de outros estados.

E como ela se preparou? “Eu dedicava um turno do dia, todos os dias, para estudar”, conta. A disciplina de sempre estudar todos os dias possíveis foi essencial para Helen. Segundo Steffen, é importante “dedicar aquele tempo para não perder o ritmo e também realizar muito treino de questões“.

Ao entrar no órgão, Helen conta que “foi muito bem recebida pelo pessoal do trabalho”. No início, ela passou por três áreas diferentes: administrativa, auditoria e por uma que gerencia as operações.

“Temos uma responsabilidade muito grande”, explica. O tribunal é o responsável por fazer o controle e fiscalização de todas as entidades que estão no âmbito de município de São Paulo, tanto administração direta quanto administração indireta.

Entre outras atividades, o órgão realiza auditorias, atendimento de representações (denúncias), manifestações e muito mais. Para quem teme não se adaptar, Helen explica que não é preciso se preocupar.

Você terá toda a oportunidade de aprender, com a experiência dos colegas, com os trabalhos anteriores realizados, e a gente vai aprimorando com o tempo“, Helen detalha.

Os novos servidores serão muito bem recebidos, segundo Helen Stefen. Ela reforça que, além de um bom ambiente de trabalho, a remuneração é, de fato, atraente.

Quando tomou posse, o edital anterior previa um inicial padrão de aproximadamente R$ 10 mil. A partir de seis meses em atividade, os servidores, caso cumprissem os requisitos de lei a avaliação dos chefes, recebem uma gratificação adicional (GIEP). Além disso, recebem outros benefícios como auxílio-alimentação e auxílio-saúde.

Mas a remuneração faz justiça à importância do órgão. “[O TCM] é de uma importância tão grande e o dia-a-dia tem uma dinâmica, tem diversos tipos de oportunidades de trabalhos diferentes que a gente pode fazer. E ele tem uma relevância muito grande, porque estamos falando de dinheiro público, do nosso dinheiro aplicado“.

Assista entrevista na íntegra abaixo:

tcm sp
Larissa Lustoza

Larissa Lustoza

Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.