Logo Direção Concursos
Pesquisa

“Falei: vou estudar para concurso e vou estudar bem estudado”, conta aprovado no Senado Federal

“Falei: vou estudar para concurso e vou estudar bem estudado”, conta aprovado no Senado Federal

Sérgio Harger é natural de Joinville, município de Santa Catarina, uma cidade que não se fala muito de concursos públicos. Formado em Administração de Empresas desde 2008, Sérgio possuía dois sonhos: passar em concurso público ou realizar um MBA no exterior.

Por isso, Sérgio foi “metendo a cara”. Enquanto trabalhava em um banco privado, com uma rotina muito puxada, ele tentava conciliar as horas livres com os estudos. “Eu estudava, tentava meu máximo, mas não tinha qualidade necessária para passar em um concurso de alto nível”.

As seleções abriam e ele ia se arriscando: Bacen, Auditor do Trabalho e Susep. Quando ele percebeu que faltava muito pouco para ser aprovado, começou a pensar em estudar em casa. E, na mesma época, abriu uma seleção no trabalho para realizar um MBA no exterior. Esta era a oportunidade de realizar o segundo sonho, mas, infelizmente, na última fase, não conseguiu a vaga.

“Foi um baque. Eu sentei de novo, fiz os prós e os contras e falei: ‘vou estudar para concurso e vou estudar bem estudado’. Guardei dinheiro e saí do banco“. A partir de fevereiro de 2011, Sérgio estudava em casa integralmente. O cronograma de estudo: 11 horas de estudo líquidas.

E o sacrifício e as horas de estudo chegaram a um lugar. “Quando saiu o resultado, eu me assustei. Porque o cara lá do interior de Santa Catarina, em Joinville, passou em primeiro lugar de mais de 11 mil pessoas nas objetivas“.

Para aprimorar o rendimento dos estudos, Sérgio resolvia muitas questões e realizava simulados todos os finais de semana. “Ás vezes, você que está no interior do seu estado, se tiver bons materiais, tem chances sim de alcançar posições e concursos de altíssimo nível“.

Pacotes completos para o Senado Federal

Ao chegar no órgão, ele foi trabalhar na área financeira, no setor que gerencia o Plano de Saúde do Senado. Em 2013, foi para Diretoria Geral e fez muitas amizades. Logo, tornou-se Assessor Técnico da Diretoria Geral.

Após alguns anos, recebeu a oportunidade de retornar para onde vivia, em Santa Catarina. Sérgio passou dois anos como cedido para a DPU, mas percebeu que era melhor ter continuado no mesmo órgão e, por isso, não recomenda. “O Senado tem muitas oportunidades de trabalho e de crescimento, Brasília também. Se vai fazer o concurso do Senado, pensa no Senado Federal“.

Atualmente, Sérgio trabalha na Câmara dos Deputados, na área de análise de mérito das Medidas Provisórias.

Veja a entrevista na íntegra:

Larissa Lustoza

Larissa Lustoza

Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.