Logo Direção Concursos
Pesquisa

Estabilidade no serviço público: Guedes quer avaliação pelo cidadão

Estabilidade no serviço público: Guedes quer avaliação pelo cidadão

A reforma administrativa, motivo de preocupação de alguns concurseiros, pode ter um novo componente. Paulo Guedes, ministro da Economia, quer que a estabilidade só seja alcançada caso a população avalie o servidor público de forma positiva.

A ideia foi apresentada pelo ministro em 9 de dezembro, de acordo com informações da Folha de S. Paulo. A proposta da reforma deve ter as primeiras tramitações em 2020.

Paulo Guedes já chegou a afirmar que o “servidor exemplar terá estabilidade após três a quatro anos”. O ministro também acredita que o serviço público deve se aproximar da mentalidade existente no setor privado.

Ainda de acordo com Paulo Guedes, existem cerca de 300 carreiras no governo. A reforma administrativa pretende diminuir este número para cerca de 20 a 30. O número de níveis e classes nas carreiras também devem aumentar. A ideia é que o servidor demore mais tempo para atingir o topo da carreira.

Concursos 2020

Mesmo que o Poder Executivo Federal possa parecer distante de abrir novos editas, o Brasil segue com muitas oportunidades.

Em 2020, haverá concurso para salário inicial de mais de R$ 22 mil, além da previsão de diversas vagas para os níveis médio e superior.

Confira as previsões de concursos 2020 neste link.

Victor Gammaro

Victor Gammaro

Jornalista formado pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub). Trabalhou durante dois anos em agência de comunicação, além de experiência de três anos na redação do Correio Braziliense, como repórter da editoria de esportes. Entre outros eventos de relevância, cobriu as Olimpíadas do Rio de Janeiro, Copa do Mundo da Rússia e as Eleições Federais, em 2018. Coordenador de Jornalismo e Operações no Direção Concursos.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.