Logo Direção Concursos
Pesquisa

Fato ou fake? Veja se Bolsonaro criou 515 cargos em comissão na PF

Fato ou fake? Veja se Bolsonaro criou 515 cargos em comissão na PF

É falsa a notícia que o presidente Jair Bolsonaro criou 515 cargos de confiança na Polícia Federal, como alguns veículos de mídia noticiaram em 4 de janeiro.

Na verdade, o que foram criados foram Funções de Confiança, e não cargos em comissão. Os postos só podem ser preenchidos por policiais federais concursados. O cargo de confiança, por sua vez, pode ser preenchido por “qualquer um”.

Ou seja, há uma diferença importante entre as informações. O conteúdo pode ser verificado na MEDIDA PROVISÓRIA Nº 918, DE 3 DE JANEIRO DE 2020.

A MP extingue 280 cargos comissionados, que foram substituídos por 338 cargos de funções de confiança no Poder Executivo e seis de funções gratificadas.

A medida também criou 48 cargos de funções comissionadas do Poder Executivo e 471 de funções gratificadas.

Concurso PF

O próximo concurso Polícia Federal deve ser para o cargo de Agente Administrativo, ainda que não haja previsão para a seleção.

Em maio, o Sindicato Nacional dos Servidores do Plano Especial de Cargos da Polícia Federal (Sinpec-PF) afirmou que defende a criação de 2500 novos cargos de nível médio.

Policial Federal, o deputado federal Eduardo Bolsonaro também já se posicionou a favor de um novo certame para o cargo.

Victor Gammaro

Victor Gammaro

Jornalista formado pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub). Trabalhou durante dois anos em agência de comunicação, além de experiência de três anos na redação do Correio Braziliense, como repórter da editoria de esportes. Entre outros eventos de relevância, cobriu as Olimpíadas do Rio de Janeiro, Copa do Mundo da Rússia e as Eleições Federais, em 2018. Coordenador de Jornalismo e Operações no Direção Concursos.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.