Logo Direção Concursos
Pesquisa

Mudança de lei pode ampliar acesso de militares reservistas a cargos públicos

Mudança de lei pode ampliar acesso de militares reservistas a cargos públicos

Foi inserida no texto base da reforma da Previdência, uma proposta que abre vagas aos militares da reserva no serviço público. Isso pode mudar a atual lei que rege a atuação desse contingente.

No atual texto, esses reservistas só podem exercer funções militares e ocupar cargos de confiança.

Porém, com a mudança, o governo pretende dar gratificação ou abono para que sejam executadas quaisquer atividades civis.

Confira os cursos que o Direção Concursos preparou para quem pretende seguir na melhor direção rumo ao serviço público.

Liberdade de remanejamento para militares da reserva

A intenção é que, com a escassez de recursos público, o governo tenha liberdade para aproveitar militares da reserva em outras atividades, o que é limitado atualmente.

Essa novidade foi obtida pelo Jornal Estadão, que traz ainda a informação de uma fonte da ala militar governista, a qual confirma a intenção do governo federal.

Há, no Brasil, aproximadamente 150 mil reservistas

Conforme a fonte do jornal, o projeto, que não necessitaria de mudança constitucional, tem a ideia de aproveitar parte dos 150 mil reservistas.

A reserva militar, espécie de aposentadoria, é dada àquele que possua 30 anos de serviço. Desse modo, é comum ver militares com menos de 50 anos entrando para reserva remunerada.

Esse período deverá, segundo o documento, aumentar par 35 anos de idade e trazer a flexibilização para o aproveitamento do contingente em outras atividades, incluindo as civis.

Opinião dos coordenadores do Direção Concursos

Na noite do último 17 de fevereiro, domingo, os professores Mario Machado, Arthur Lima e Erick Alves, três dos coordenadores do curso, promoveram uma transmissão ao vivo no youtube do curso para debaterem sobre este e outros temas relacionados.

Confira o vídeo na íntegra


Quer saber tudo sobre concursos públicos? Entre em contato por Whatsapp e cadastre-se para receber as novidades no seu celular!
Whatsapp
Maurício Miranda Sá

Maurício Miranda Sá

Jornalista no Direção Concursos e Servidor Público Federal lotado no TSE (Tribunal Federal Eleitoral), estudou Jornalismo, Rádio e TV na UFRN, Publicidade na UNP, Gerenciamento de Projetos pela ESPM e atuou como assessor de comunicação em diversos órgãos e instituições, como o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contras as Secas), Sindifern (Sindicato dos Auditores Fiscais do RN) e, por cinco anos, foi responsável pela divisão de comunicação da empresa Temos Casa e Art Design, produtos que desenvolveu, produziu e dirigiu no Rio Grande do Norte, sendo um complexo de comunicação com programa de TV, programete de Rádio, revista e portal na internet.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.