Logo Direção Concursos
Pesquisa

A mudança de partido de Bolsonaro pode enfraquecer as reformas?

A mudança de partido de Bolsonaro pode enfraquecer as reformas?

A notícia de que o presidente Bolsonaro sairia do PSL e formaria um próprio partido trouxe questionamentos de como isso afetaria as medidas futuras do governo. Com outras PEC’s e reformas pensadas, a decisão do presidente pode colocar em risco a implantação das mudanças desejadas.

O professor Arthur Lima acredita que a escolha de Bolsonaro por sair do PSL pode retardar as reformas. “Essa mudança [de partido] vai consumir bastante tempo, não só tempo, mas capital político”, explica.

Afinal, segundo o professor, o desgaste com o PSL, especialmente com quem é contra o presidente, afeta a base de apoio de Bolsonaro. Naturalmente, sem tanta força política, as próximas reformas podem não ser tão bem recebidas.

“Tudo isso ainda associado a outras questões, como as PECs que já foram apresentadas, como a que trabalha possibilidade de reduzir 1.700 o número de municípios. Junto disso, a reunião dos BRIC’s e a situação da Bolívia, que acaba tendo algum reflexo aqui”, detalha.

Um exemplo já notável de como este atrito está afetando as propostas do governo é a reforma administrativa. Por isso, o professor Arthur Lima vê que “com todos esses aspectos, eu acredito que isso pode acabar dificultando [as reformas], tanto que o governo postergou, para semana que vem e talvez postergue ainda mais, a apresentação da reforma administrativa“.

O que é a reforma administrativa?

Após a aprovação da reforma da Previdência, as expectativas eram pelo projeto da reforma administrativa, anunciada pelo governo desde o início do ano.

Em coletiva de imprensa, o ministro Paulo Guedes ofereceu esclarecimentos a respeito dos pontos mais polêmicos, como fim da estabilidade, corte de cargos e da remuneração.

O governo pretende, através da reforma, aumentar o período para obtenção da estabilidade, que deve variar de cargo para cargo. Com isso, o período pode ser de até quatro anos para estabilidade.

Além disso, como o governo deseja aproximar o setor público do privado, uma das propostas é diminuir a remuneração inicial do servidor. E, para isso, diminuirá o número de carreiras.

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, em entrevista ao Globo News, afirmou que acredita que as propostas enfrentarão resistências no Parlamento.

Concursos 2020

Os concurseiros que temem que a reforma administrativa afete a realização das seleção não devem desanimar. Só para 2020, há diversas oportunidades previstas das mais diversas áreas.

Por exemplo, o presidente do TCU confirmou 30 vagas autorizadas para o próximo concurso, que deve ocorrer no próximo ano. Além disso, o concurso Senado já está com comissão formada para cargos de nível médio a superior.

Você pode saber mais sobre outros certames aqui.

Larissa Lustoza

Larissa Lustoza

Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.