Logo Direção Concursos
Pesquisa

Receita Federal terá controle de ponto eletrônico

Receita Federal terá controle de ponto eletrônico

Os servidores da Receita Federal do Brasil passarão a conviver com o controle de ponto eletrônico. A medida passará a valer a partir de 1º de outubro de 2019.

A informação pode ser conferida no documento abaixo, da Secretaria de Gestão Corporativa:

Perceba que outros órgãos também passarão a utilizar o método de controle eletrônico.

O uso da tecnologia para controlar o expediente dos servidores é uma tendência no governo federal. Recentemente, a atividade foi implantada em dez órgãos. São eles:

  • Ministério do Meio Ambiente
  • Advocacia-Geral da União (AGU)
  • Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações
  • Agência Nacional do Cinema (Ancine)
  • Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (Ifac)
  • Quatro universidades públicas (ES e TO, por exemplo)

À época, o Ministério da Economia (ME) manifestou-se, por meio de nota, da seguinte forma: “O principal objetivo da medida é modernizar o controle de frequência na administração pública federal. Dessa maneira, o governo atenderá a determinação legal”.

No Tribunal de Contas da União, por exemplo, o ponto eletrônico é utilizado há alguns anos.

Para o coordenador do Direção Concursos Arthur Lima, o uso do ponto eletrônico traz prós e contras. “Você passa a ter a possibilidade de ter banco de horas e não trabalhar horas extras sem receber por isso. Por outro lado, acredito que não seja a melhor forma de medir produtividade, especialmente em atividades mais complexas”, opina o ex-Auditor Fiscal da Receita Federal.

Veja a opinião completa do professor Arthur Lima:

Vale lembrar que o concurso da Receita Federal não tem previsão, apesar do órgão seguir pleiteando um novo certame. Como a seleção costuma ser bastante concorrida, vale uma preparação desde já. Clique aqui e comece sua trajetória rumo à RFB.

Victor Gammaro

Victor Gammaro

Jornalista formado pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub). Trabalhou durante dois anos em agência de comunicação, além de experiência de três anos na redação do Correio Braziliense, como repórter da editoria de esportes. Entre outros eventos de relevância, cobriu as Olimpíadas do Rio de Janeiro, Copa do Mundo da Rússia e as Eleições Federais, em 2018. Coordenador de Jornalismo e Operações no Direção Concursos.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.