Larissa Lustoza • 25/03/2021
Deputados da oposição obstruíram a pauta de reuniões do dia 24 de março e impediram que a Reforma Administrativa fosse votada ainda neste mês. A estratégia dos partidos oposicionistas é de colocar votações somente relacionadas ao combate da pandemia.
O deputado relator da Reforma Administrativa, Darci de Matos (PSD-SC), pretendia submeter à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) a realização de audiências públicas para a apresentação do relatório.
Para impedir a apresentação do relatório, oposição utilizou uma estratégia regimental e impediu a análise de recurso do deputado Boca Aberta (Pros-PR), pedindo o adiamento por duas sessões e trancando a pauta da Reforma Administrativa.
Deputada da oposição, Fernanda Melchionna (Psol-RS), declarou que a CCJ já se desviou da discussão da pandemia.
“As pautas depois do recurso do deputado Boca Aberta são pautas escandalosamente sem nenhuma vinculação com a pandemia, e ainda pegando carona com a pandemia para votar matérias impopulares, como a reforma administrativa”, afirmou a deputada.
Com a troca de presidentes na Câmara e Senado Federal as possibilidades de aprovação do texto da reforma administrativa ganharam um novo cenário. Se antes o texto da PEC 32/2020 enfrentava barreiras para ser aprovado, agora ele se tornou prioridade entre os novos representantes.
Durante reunião com o novo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, realizada nesta quinta-feira (4/2), o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, afirmou que a tramitação do texto da reforma administrativa deve ser retomada após o carnaval.
*Trechos da reunião foram obtidas com exclusividade pela equipe de jornalismo do Direção Concursos.
“Essas PECs (emergencial e reforma Administrativa) dependem basicamente do início do ano, da instalação das comissões. Só devemos instalar as comissões na Câmara depois do carnaval. Não vejo dificuldade de as PECs tramitarem rapidamente tanto numa Casa quanto na outra. Não fixamos prazos, só procedimentos para que elas andem rapidamente, como todo o debate possível, toda a abertura e transparência e clareza”, afirmou Arthur Lira durante a reunião realizada na residência oficial do Senado.
Além disso, Lira destacou que Câmara e Senado irão trabalhar juntos pela aprovação das propostas. Veja maiores informações.
Novas oportunidades de ingresso na carreira pública em 2021 já estão confirmadas, previstas e até mesmo com edital publicado, mesmo em períodos de coronavírus. São mais de 200 mil vagas para todos os níveis, veja:
Concurso IBGE: Há quatro editais na praça que somam mais de 6 mil vagas para cargos de nível médio e nível superior. Há cargos que possuem salários iniciais de até R$ 5 mil. Lotações podem ser distribuídas para vários estados do país ou somente para o Rio de Janeiro. Veja detalhes aqui
Concurso TJ SP: a assessoria do órgão por meio de nota encaminhada à equipe de jornalismo do Direção Concursos confirmou os estudos para a publicação do novo edital (concurso TJ SP). De acordo com informações confirmadas pelo superintendente da Vunesp, Henrique Monteiro, as vagas serão para o cargo de escrevente, que exige nível médio. Todos os detalhes
Concurso TRE PI: a realização de um novo concurso para o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (concurso TRE PI) foi confirmada pelo próprio órgão no dia 23 de fevereiro à equipe de jornalismo do Direção Concursos. Todos os detalhes aqui!
Banco do Brasil: uma fonte interna afirmou ao Direção que um novo edital podia ser publicado em 2020, mas pandemia atrapalhou o andamento do certame. Previsão é de 120 vagas iniciais para área de Tecnologia da Informação. Saiba mais aqui.
Um passo essencial para estudar para concursos públicos é escolher sua área. Confira abaixo as dicas do professor Erick Alves para fazer uma escolha acertada:
Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.
Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Larissa Lustoza
Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.