Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso DPU: confira Resolução sobre reserva de vagas

Concurso DPU: confira Resolução sobre reserva de vagas

Foi publicado, no Diário Oficial da União, uma resolução que dá às pessoas com visão monocular status de pessoa com deficiência no âmbito dos concursos para a Defensoria Pública da União (DPU).

A resolução aprovada no âmbito do órgão corrobora com jurisprudência assentada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) em sua Súmula nº 377, que diz:

O portador de visão monocular tem direito de concorrer, em concurso público, às vagas reservadas aos deficientes “.

Confira um precedente

Desse modo, o artigo segundo da resolução publicada pela DPU, está indo ao encontro da jurisprudência pacificada. Confira:

Surdez unilateral também teria o condão de dar prioridade na reserva de vagas?

CUIDADO! Esta matéria vai virar uma pequena aula de Direito das Pessoas com Deficiência…Rs…

É bom lembrarmos que há, também sumulado, um entendimento do STJ que, ao contrário do caso da visão monocular, não dá ao candidato o direito de concorrer às vagas reservadas às pessoas com deficiência. Veja:

Súmula nº 552, STJ: “O portador de surdez unilateral não se qualifica como pessoa com deficiência para o fim de disputar as vagas reservadas em concursos públicos”.

Confira um precedente

Para conferir o teor completo da Resolução basta clicar neste link.

Maurício Miranda Sá

Maurício Miranda Sá

Jornalista no Direção Concursos e Servidor Público Federal lotado no TSE (Tribunal Federal Eleitoral), estudou Jornalismo, Rádio e TV na UFRN, Publicidade na UNP, Gerenciamento de Projetos pela ESPM e atuou como assessor de comunicação em diversos órgãos e instituições, como o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contras as Secas), Sindifern (Sindicato dos Auditores Fiscais do RN) e, por cinco anos, foi responsável pela divisão de comunicação da empresa Temos Casa e Art Design, produtos que desenvolveu, produziu e dirigiu no Rio Grande do Norte, sendo um complexo de comunicação com programa de TV, programete de Rádio, revista e portal na internet.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.