Logo Direção Concursos
Pesquisa

Sancionado orçamento 2020 pelo presidente Jair Bolsonaro, com mais de 51 mil vagas!

Sancionado orçamento 2020 pelo presidente Jair Bolsonaro, com mais de 51 mil vagas!

Trazendo mais de 51.000 vagas em diversos órgãos e entidades públicas dos poderes executivo, legislativo e judiciário, o orçamento 2020 (Lei Orçamentária Anual – LOA) foi sancionado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, na manhã desta segunda-feira, 20/01/2020.

Veja:

O que se viu foi um acréscimo de vagas autorizadas para o corrente ano. São 51.391 vagas previstas para concursos públicos, sendo 45.816 para provimento em diversos órgãos e unidades, além de 5.575 vagas previstas para criação.

O ministro da Secretaria-Geral, Jorge Oliveira, já havia publicado em seu Twitter, que a LOA seria sancionada integralmente.

Confira:

O Governo Federal terá, para despesas com pessoal, o montante de R$ 344,6 bilhões.

É bom lembrarmos que o número de vagas autorizadas na LOA poderão ser providas por concursos que tem prazo de validade vigente e também através de novas concursos públicos. Outro fator importante é que o orçamento apenas autoriza o provimento, e não configura nenhuma obrigação aos órgãos.

Autorização de criação e provimento dos cargos já existentes

Veja, na tabela abaixo, a lista de vagas para serem criadas e aquelas para provimento autorizado, conforme anexo V do PLOA 2020:

ÓRGÃO CRIAÇÃO PROVIMENTO
CÂMARA DOS DEPUTADOS 07 77
SENADO FEDERAL NENHUM 40
TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO NENHUM 30
SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL NENHUM 62
SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA NENHUM 50
JUSTIÇA FEDERAL 625 450
JUSTIÇA MILITAR DA UNIÃO 740 89
JUSTIÇA ELEITORAL NENHUM 1.002
JUSTIÇA DO TRABALHO 52 90
JUSTIÇA DO DF E TERRITÓRIOS NENHUM 128
MINISTÉRIO PÚBLICO MILITAR NENHUM 06
MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO NENHUM 05
ESCOLA SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO NENHUM 14
DEFENSORIA PÚBLICA DA UNIÃO 5 811

Vagas no Poder Executivo

Na tabela anterior, não foram colocados os números de vagas do Poder Executivo, que serão expostos a seguir:

No Poder Executivo, foram autorizadas a criação de 491 novas vagas, além de autorizados os provimentos de 30.305 vagas já existentes.

Dessas, 19.520 são para professor e para técnicos administrativos dos Institutos e Universidades Federais. Além disso, são previstos 16.509 nos demais órgão do poder executivo.

O número subiu em relação ao projeto anteriormente apresentado:

Além do número apresentado acima, somente para provimento nos cargos dos Bombeiros Militares, Policiais Militares e Policiais Civis do Distrito Federal, foram autorizados os provimentos de 1.984 vagas.

Previsão de verba de inscrições

Outro fator indicativo de novos concursos é o dinheiro que o governo espera receber com inscrições de concursos, como é possível notar nos casos do TCU e IBGE, que devem ter editais lançados em 2020:

Maurício Miranda Sá

Maurício Miranda Sá

Jornalista no Direção Concursos e Servidor Público Federal lotado no TSE (Tribunal Federal Eleitoral), estudou Jornalismo, Rádio e TV na UFRN, Publicidade na UNP, Gerenciamento de Projetos pela ESPM e atuou como assessor de comunicação em diversos órgãos e instituições, como o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contras as Secas), Sindifern (Sindicato dos Auditores Fiscais do RN) e, por cinco anos, foi responsável pela divisão de comunicação da empresa Temos Casa e Art Design, produtos que desenvolveu, produziu e dirigiu no Rio Grande do Norte, sendo um complexo de comunicação com programa de TV, programete de Rádio, revista e portal na internet.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.