Logo Direção Concursos
Pesquisa

Secretário do Tesouro Nacional quer concursos após reforma administrativa

Secretário do Tesouro Nacional quer concursos após reforma administrativa

Mansueto Almeida, notório defensor de controle de gastos públicos e secretário do Tesouro Nacional acredita que novos concursos públicos do poder Executivo Federal devem sair apenas depois da reforma administrativa.

O texto, que deve ser entregue ao congresso nesta semana, visa redesenhar as carreiras do funcionalismo público, incluindo a formulação de novas regras para o alcance da estabilidade, em alguns casos.

Para Mansueto, é necessário que novas contratações no âmbito do Executivo Federal ocorram apenas após a reforma: “Seria o ideal esperar, porque se começa a retomar os concursos públicos antes de fazer a Reforma Administrativa, o pessoal que vai ingressar pelas regras atuais já está definido por 30 anos”, declarou Mansueto em entrevista ao jornal O Dia.

Necessidade de concurso

O secretário também afirmou que reconhece a necessidade de novos editais, mas acredita que a progressão da carreira também deve ser reformulada.

“É muito claro que é preciso concurso para renovar as carreiras. Mas, hoje, um grande problema que tem no serviço público é que os salários de entrada são altos. Depois, a pessoa chega muito rápido ao final da carreira, então perde um pouco de estímulo. A gente tem que melhorar um pouco esse mecanismo de estímulo do servidor público”, ressaltou.

Para ele, os salários de entrada também devem ser menores, tudo isso aliada a uma progressão mais gradual. Mansueto citou que, para um servidor que entra aos 22 anos, aos 34 já estar no topo da carreira é muito precoce.

Possíveis reajustes salariais também estão condicionados às novas regras da reforma administrativa. “Claro que vai ter reajuste para várias carreiras daqui para frente. O que não dá é para ter reajustes contínuos e para todo mundo. Isso vai ter que ser muito mais organizado”, disse.

Concursos 2020

Mesmo com escassas oportunidades no Poder Executivo Federal, a esfera já autorizou o concurso Depen, que deve sair dentro em breve.

Além dele, várias outras vagas estão em disputa em outras esferas. Para conferir os concursos 2020, clique aqui.

Victor Gammaro

Victor Gammaro

Jornalista formado pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub). Trabalhou durante dois anos em agência de comunicação, além de experiência de três anos na redação do Correio Braziliense, como repórter da editoria de esportes. Entre outros eventos de relevância, cobriu as Olimpíadas do Rio de Janeiro, Copa do Mundo da Rússia e as Eleições Federais, em 2018. Coordenador de Jornalismo e Operações no Direção Concursos.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.