Logo Direção Concursos
Pesquisa

Servidores Federais: até 2025, 40% poderão estar aposentados

Servidores Federais: até 2025, 40% poderão estar aposentados

A inserção da tecnologia já é (ou caminha para ser) uma realidade do serviço público no Brasil. O espaço que antes era ocupado por documentos físicos, hoje deu espaço a máquinas responsáveis por separar, arquivar e enviar processos, trabalho antes realizado manualmente. Com isso, 40% dos servidores federais poderão estar aposentados até 2025.

As diretrizes do governo digital, adotada pelo presidente Jair Bolsonaro, tem focado na digitalização/automatização de processos, evitando contratações desnecessárias de pessoas.

Tal processo teria como objetivo fim redução de gastos, já que a necessidade de impressões e contratação de pessoal estariam reduzidas. Mas, diante de um volume tão elevado de aposentadorias, ainda assim pode ser necessária a reposição de servidores em algumas áreas críticas.

A expectativa é de que a era digital seja adotada em todo o serviço público até 2022. Essa é a previsão do Secretário Especial, Paulo Uebel, em artigo publicado no jornal “O Globo” nesta segunda-feira, 25 de maio.

Ainda de acordo com Uebel, a pandemia do novo coronavírus demonstra, mais uma vez, o quão urgente é o processo de digitalização da mão de obra do serviço público federal, onde servidores operam manualmente algumas atividades que poderiam ser inteiramente realizadas de forma online.

O pagamento do auxílio emergencial seria uma das provas de que a tecnologia tem sido grande aliada. Conforme o Secretário, dos 676 serviços do governo federal transformados em digitais desde janeiro do ano passado, 161 foram entregues ao público em 2020, com destaque para a o auxílio emergencial de R$ 600.

Mas ainda assim é inegável a importância dos servidores federais em todo o serviço público prestado ao cidadão. “Os servidores públicos deverão estar, assim, cada vez mais presentes nas funções altamente complexas, onde seu conhecimento possa ser aproveitado e reconhecido ao máximo”, pontuou Uebel.

A necessidade de novos servidores federais está longe de chegar ao fim. Uma prova disso é de novos editais continuam sendo publicados, principalmente na carreira policial, área em que a atividade do servidor público dificilmente poderá ser substituída pela digitalização.

Além dos grandes editais já publicados, como o concurso Depen e PCDF, a expectativa é de o segundo semestre de 2020 traga também novas oportunidades para quem sonha e ingressar na carreira pública. Você já iniciou a sua preparação para o edital dos sonhos?

Concursos de cabeça para baixo

O Direção e o QConcursos vão VIRAR DE CABEÇA PARA BAIXO o mundo dos concursos. Será uma oportunidade única de ter acesso a materiais de altíssima qualidade de uma forma nunca antes oferecida! Além disso, haverá sorteio de 30 assinaturas ilimitadas! Para participar, inscreva-se clicando no banner abaixo:

Servidores Federais: Assinatura Ilimitada

Além disso, com a Assinatura Ilimitada do Direção Concursos você poderá estudar para mais de 230 editais. Clique no link abaixo e confira todos os detalhes:

Materiais do Direção + questões do QConcursos!
Redação Direção Concursos

Redação Direção Concursos

Redação do Direção Concursos. Só passa quem está bem informado. Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de tudo no mundo dos concursos públicos.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.