Logo Direção Concursos
Pesquisa

Servidores Públicos: “parasitas” leva Paulo Guedes à Justiça

Servidores Públicos: “parasitas” leva Paulo Guedes à Justiça

O Ministro da Economia, Paulo Guedes, terá que prestar esclarecimentos à justiça por chamar publicamente os servidores públicos de “parasitas”. A ação da 21ª Vara Cível de Brasília, atendeu a um pedido da Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud).

A polêmica declaração de Guedes foi dada durante durante Seminário do Pacto Federativo, realizado dia 7 de fevereiro deste ano.

Durante o evento, o ministro teria afirmado, em referência aos servidores públicos, que “O funcionalismo teve aumento de 50% acima da inflação, tem estabilidade de emprego, tem aposentadoria generosa, tem tudo. O hospedeiro está morrendo. O cara virou um parasita, o dinheiro não chega no povo e ele quer aumento automático. Não dá mais, a população não quer isso”. Ele terá o prazo de 15 dias para responder à ação, contados a partir da data do recebimento da intimação.

Paulo Guedes chegou a pedir desculpas por comparar a categoria a “parasitas” e esclareceu que a fala foi descontextualizada e na verdade era direcionada aos Estados e municípios em casos extremos, “quanto toda a receita vai para salários e nada para saúde, educação e segurança”.

No entanto, de acordo com a entidade, Guedes voltou a se comprometer com a categoria de servidores públicos ao anunciar o congelamento dos salários por dois anos e tratar o feito como uma “granada” colocada pelo governo Jair Bolsonaro “no bolso do inimigo”.

A afirmação foi feita durante reunião ministerial realizada no dia 22 de abril, cujo os trechos foram amplamente divulgados por meio de autorização judicial.

Ainda segundo a Fenajud, o ministro “não tem obrigatoriedade de comparecimento presencial em juízo e a resposta de Paulo Guedes, neste primeiro momento, será por meio eletrônico, dentro do prazo estipulado de 15 dias”. Guedes deve ser intimado ainda nesta semana.

Além da Fenajud, diversas entidades manifestaram repúdio à fala do ministro da economia. A Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal categorizou a fala como um assédio institucional.

Assinatura Ilimitada

Com nossa Assinatura Ilimitada, você terá acesso a vários pacotes completos de cursos para concursos públicos, inclusive concursos municipais. Não só isso, mas você utilizará da nossa ferramenta inédita e exclusiva: o PDF 2.0. Todos os problemas que um concurseiro pode imaginar, o PDF 2.0 resolve. Clique na imagem abaixo e veja as turmas disponíveis:

concursos públicos 2
Redação Direção Concursos

Redação Direção Concursos

Redação do Direção Concursos. Só passa quem está bem informado. Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de tudo no mundo dos concursos públicos.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.