Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso Depen: especialista dá dicas de treino em casa

Concurso Depen: especialista dá dicas de treino em casa

Em período de quarentena, a rotina de praticamente todo mundo foi alterada. A cultura do trabalho em casa está fortalecida, o tempo com a família aumentou e as transmissões no Youtube estão ainda mais difundidas.

A vida de quem se prepara para concursos, é claro, também foi impactada, em especial para quem precisa treinar para o TAF (Teste de Aptidão Física). E, com o edital do concurso Depen lançado, os concurseiros ficam mais preocupados.

Pensando nisso, o Direção Concursos entrou em contato com o professor Márcio Valente, especialista em treinos para os testes da aptidão física (TAF) cobrados nos mais diversos concursos públicos pelo país, em especial para a área de segurança. Afinal, a quarentena não pode parar o concurseiro.

cursos para este concursos
Confira os cursos do Direção para este concurso

Como será o TAF do concurso Depen?

O Teste de Aptidão Física do concurso Depen será aplicado a quem alcançar as posições exigidas no edital nas etapas das provas objetivas e discursivas. O TAF será composto dos seguintes exercícios:

  • teste de flexão em barra fixa – teste dinâmico de barra fixa, como primeira avaliação para candidatos do sexo masculino, e teste estático de barra fixa, como primeira avaliação para candidatas do sexo feminino;
  • teste de flexão abdominal, como segunda avaliação;
  • teste de impulsão horizontal, como terceira avaliação; e
  • teste de corrida de 12 minutos, como quarta e última avaliação.

O candidato será considerado aprovado no exame de aptidão física, se atingir o desempenho mínimo em cada avaliação.

“Não deixe o TAF te surpreender, comece já a se preparar, ainda de que forma bem gradativa”, conta Luis Fernando, Agente Federal de Execução Penal do Depen. “Não vá estudar ou se dedicar para encontrar uma surpresa no TAF“.

Ele garante que é possível, para qualquer tipo de corpo ou peso, alcançar os índices, basta realizar um treinamento dedicado. “O TAF do Depen não é muito exigente, como é o da PF”, diz. Veja abaixo o trecho exato da entrevista em que o agente oferece mais dicas para o TAF:

Treino para o TAF em casa

Valente é bacharel da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN-2003). Formado em Educação Física pela Escola de Educação Física do Exército (EsEFEx-2006), é também especialista em Biomecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Ciências do Exercício e do Esporte pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atualmente, exerce a função de Pesquisador da Seção de Biomecânica do Instituto de Pesquisa da Capacitação Física do Exército (IPCFEx).

Após o concurseiro já conhecer o professor, com vasto currículo e notória experiência na área, chegou a hora mais aguardada: a dica de treino para fazer em casa durante a quarentena.

Os exercícios estão no vídeo abaixo:

Agora, veja os detalhes do treino:

CIRCUITO 1 TAF

  • 1° EXERCÍCIO – Elevação dos joelhos alternando com elevação de calcanhares (04 repetições de cada)
  • 2° EXERCÍCIO – Ponte bipodal com elevação de quadril
  • 3° EXERCÍCIO – Agachamento afundo
  • 4° EXERCÍCIO – Parada com apoio de frente e movimento de horizontal de ombros
  • 5° EXERCÍCIO – Repete o exercício 1
  • 6° EXERCÍCIO – Triângulo com apoio no braço esquerdo direito e elevação de quadril
  • 7° EXERCÍCIO – Sugado com salto vertical
  • 8° EXERCÍCIO – Repete o exercício 3
  • 9° EXERCÍCIO – Apoio inverso unipodal (apoio no pé esquerdo/direito) com as duas pernas estendidas
  • 10° EXERCÍCIO – Abdominal supra com rotação de tronco
taf concursos

Exercícios complementos (realizar após o circuito):

Abdominal remador: 3 séries de 20 repetições com 1 minuto de intervalo entre as séries;

Meio sugado: 3 séries de 10 repetições com 1 minuto de intervalo entre as séries.

E-book GRATUITO para concurso Depen

O Direção Concursos preparou um e-book especial para quem se prepara para o concurso Depen. Preparamos um e-book complementar das matérias de Execução Penal e Departamento Penitenciário Nacional. São disciplinas que farão diferença em sua prova. Por isso, não deixe de fazer sua inscrição aqui e fazer o download gratuito.

Clique aqui e baixe o seu

Concursos Policiais

O TAF é etapa obrigatória em todos os concursos policiais do Brasil. Os certames da área, aliás, não pararam de sair durante a pandemia do coronavírus. Veja outros editais policiais para ficar de olho em 2020:

  • Policial do Senado: a comissão já avisou que permanece trabalhando para a realização do próximo concurso, só aguarda a situação do país voltar a normalidade.
  • PF: um cronograma foi vazado no início do ano, indicando que o órgão está interessado em um novo certame. Começar a se preparar é essencial
  • PCDF Agente: o extrato com a banca Cebraspe já foi publicado e a publicação do edital deve ser realizada em breve.

Assinatura Ilimitada

Nada melhor para se preparar para o próximo concurso Depen que uma plataforma completa com as soluções para todos os problemas dos concurseiros. A Assinatura Ilimitada oferece cursos completos para diversos concursos públicos e utilizando o PDF 2.0, ferramenta inédita.

Materiais do Direção + questões do QConcursos!
taf quarentena
Victor Gammaro

Victor Gammaro

Jornalista formado pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub). Trabalhou durante dois anos em agência de comunicação, além de experiência de três anos na redação do Correio Braziliense, como repórter da editoria de esportes. Entre outros eventos de relevância, cobriu as Olimpíadas do Rio de Janeiro, Copa do Mundo da Rússia e as Eleições Federais, em 2018. Coordenador de Jornalismo e Operações no Direção Concursos.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.