Logo Direção Concursos
Pesquisa

TRF5 decide a favor de estrangeiro em concurso público

TRF5 decide a favor de estrangeiro em concurso público

O TRF5 considerou adequada uma Ação Civil Pública da Defensoria Pública da União para defesa de estrangeiros em concursos públicos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

A ACP teve como objetivo questionar a exigência do certificado CELPE-Bras para candidatos estrangeiros. O TRF5 aceitou a ACP como via adequada para o feito, e ainda julgou procedente todos os pedidos da DPU.

O CELPE-Bras é o certificado de proficiência em língua portuguesa para estrangeiros desenvolvido e outorgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. É aplicado no Brasil e em outros países com o apoio do Ministério das Relações Exteriores do Brasil.

Conheça a assinatura ilimitada do Direção!

Entenda o caso

O tema passou a ser debatido pela Defensoria Pública da União (DPU) em em junho de 2016, em João Pessoa, capital paraibana, por meio de um estrangeiro que residia no Brasil desde 1989.

A base da reclamação foi a Resolução n° 74 de 2013, do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa a Extensão (Consepe) da Universidade Federal da Paraíba, que regulamenta o Concurso Público de Provas e Títulos para ingresso na Carreira do Magistério Superior.

O documento exige para estrangeiros a “indicação da apresentação do certificado CELPE-Bras para candidatos estrangeiros, a exceção daqueles oriundos de países lusófonos”. Por considerar o tópico arbitrário e abusivo, a DPU recomendou que a entidade revogasse o artigo.

Em primeira instância, a ACP foi considerada inadequada pela 3° Vara Federal da Paraíba. A DPU, então, recorreu da decisão e o processo foi para o TRF 5, em Recife.

O acórdão, enfim, foi publicado em outubro de 2019. A Primeira Turma do TRF5° decidiu, por unanimidade, dar provimento à apelação da DPU.


Victor Gammaro

Victor Gammaro

Jornalista formado pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub). Trabalhou durante dois anos em agência de comunicação, além de experiência de três anos na redação do Correio Braziliense, como repórter da editoria de esportes. Entre outros eventos de relevância, cobriu as Olimpíadas do Rio de Janeiro, Copa do Mundo da Rússia e as Eleições Federais, em 2018. Coordenador de Jornalismo e Operações no Direção Concursos.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.