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5 Forças de Porter, você precisa saber isso para concursos públicos.

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Marcelo Soares08/04/2022

08/04/2022

Fala pessoal!

Professor Marcelo Soares na área para mais um bate-papo.

Antes de começarmos, quero te deixar um convite muito especial: participe gratuitamente do Administração faixa preta, maior canal de questões comentadas de administração do Telegram. Já possuímos mais de 500 questões. Você tem acesso a comentários completos em áudio e videoaulas exclusivas. Asseguro que seu nível em Administração vai subir de faixa.

Pois bem. Feito o convite, vamos ao que interessa. Hoje, conversaremos sobre as 5 forças de Porter.

Michael Porter, um dos maiores expoentes da Administração Estratégica, definiu que a estrutura de uma indústria exerce um papel preponderante no desempenho das organizações daquele setor. Dessa forma, segundo Porter, é indispensável entender as interações que ocorrem nesse ambiente a partir da análise de cinco forças. São as comumente denominadas: 5 forças de Porter.

Vamos entender cada uma dessas forças e como elas influenciam no desempenho de uma indústria:

Rivalidade no setor: Essa força avalia como a concorrência está posicionada naquele mercado. Quantos concorrentes atuam no segmento, qual a taxa de crescimento do mercado, qual a participação no mercado das empresas são alguns aspectos considerados.

Mercados altamente competitivos (muitas empresas no setor) e que possuam um crescimento lento tendem a ter uma rivalidade acentuada, posto que o crescimento de uma empresa depende da redução na participação do mercado de outra o que, por consequência, aumenta a probabilidade de retaliações.

Por sua vez, mercados que possuem custos fixos altos tendem a possuir um maior nível de rivalidade, posto que esses custos pressionam as empresas a adotar promoções, descontos entre outras táticas para gerar fluxos de caixa suficientes para manter a empresa no mercado.

Um aspecto importante dessa força é entender o conceito de barreiras de saída. Em alguns segmentos existem fatores que dificultam que uma empresa daquele mercado simplesmente saia do negócio, a esses fatores damos o nome de barreiras de saída. Barreiras de saída altas também aumentam a rivalidade no setor.

Imagine o caso de uma indústria de aço. Ainda que a indústria esteja obtendo lucros mínimos ou mesmo prejuízos, ela resiste à ideia de sair do mercado porque tem máquinas, equipamentos, imóveis, dentre outros, muito especializados e só conseguiria se desfazer desses ativos aceitando preços muito abaixo do valor patrimonial.

Barganha de Fornecedores: Representa a força que os fornecedores exercem sobre o mercado, especialmente relevante para os casos nos quais existem poucos fornecedores, o insumo fornecido seja indispensável para a empresa ou a matéria prima seja difícil de ser obtida. Uma forma de conter a força de barganha de fornecedores é por meio da integração vertical. Nesses casos, a empresa incorpora em seu processo produtivo a produção do insumo que era fornecido por outra empresa. É o caso, por exemplo, de uma sorveteria que cansada dos sucessivos aumentos no preço de seu fornecedor de embalagens para sorvete, começa a produzir a sua própria embalagem.

Barganha de Clientes: Imagine que você vá na fábrica de chocolates da Garoto lá no Espírito Santo comprar seu chocolatinho. Qual venda para a Garoto é mais importante: a venda para você que só quer matar a vontade das lombrigas com 10 barrinhas de chocolate ou a venda para uma empresa de varejo de âmbito nacional que compra algumas toneladas de chocolate por mês? Certamente a venda para a empresa de varejo é bem mais importante, por isso essa empresa terá um poder de barganha muito maior para exigir descontos, melhores condições de venda, prazos para pagamento, etc. Nesse sentido, mercados que possuem poucos clientes de grande porte, como o mercado de aquisição de aeronaves, por exemplo, são fortemente impactados pelo poder de barganha dos clientes.

Ameaças de novos entrantes: Essa força representa a probabilidade e as consequências que uma empresa pode sofrer pela ameaça do ingresso de uma rival no mercado. Temos exemplos interessantíssimos no Brasil. As ações de grandes varejistas brasileiras, por exemplo, despencaram na bolsa de valores apenas com o anúncio do interesse da Amazon de ingressar no mercado brasileiro. Ou seja, muito antes da efetiva entrada, a ameaça de um novo entrante, especialmente, de grande porte afeta a rentabilidade do mercado. Em muitos casos o ingresso de um novo entrante pode fulminar empresas que há anos dominavam o mercado.

Para diminuir a força de ameaça de novos entrantes, as empresas que atuam no mercado tentam construir barreiras de entrada. As barreiras de entrada são postas com o objetivo de dificultar que novas empresas ingressem naquele mercado. As principais barreiras de entrada são regulamentações legais, necessidade de muito capital inicial para ingresso, acesso restrito a canais de distribuição, custos de mudança alto para os clientes, economias de escala usufruídas pelas empresas do setor, alta diferenciação dos produtos das empresas do setor e patentes.

Ameaças de produtos substitutos: Essa força mede o impacto que o mercado de um produto substituto pode exercer em outro mercado. Algumas relações entre produtos substitutos são óbvias com o advento da tecnologia, outras nem tanto. Imagine o impacto na venda de câmeras digitais com a melhoria das câmeras dos celulares. Certamente os celulares passaram a ser um substituto à medida que incorporam a função de câmera e essa ameaça deveria ser identificada no planejamento de empresas de máquina fotográfica.

Que tal praticamos o que aprendermos com algumas questões?

FGV – Prefeitura de Niterói – RJ – Analista de Políticas Públicas e Gestão Governamental– 2018)

Uma nova lei é editada prevendo que todos os novos taxistas, a partir da edição da lei, deverão ter curso superior. Conforme a concepção do modelo das 5 forças proposto por Michael Porter, essa medida pode ser entendida como

a) a criação de uma barreira de entrada a novos concorrentes.

b) o aumento do poder de barganha dos consumidores.

c) uma intervenção protecionista no domínio econômico.

d) um incentivo governamental à educação.

e) a ampliação da competitividade no setor.

COMENTÁRIO:

Vamos analisar as alternativas.

A edição de uma lei que obriga os novos taxistas a ter um curso superior é uma barreira de entrada. Dentre as forças de Porter, as barreiras de entradas afetam as ameaças de novos entrantes e são postas com o objetivo de dificultar que novas empresas ingressem naquele mercado (o curso superior para o taxista no caso da questão).

As principais barreiras de entrada são regulamentações legais, necessidade de muito capital inicial para ingresso, acesso restrito a canais de distribuição, custos de mudança alto para os clientes, economias de escala usufruídas pelas empresas do setor, alta diferenciação dos produtos das empresas do setor e patentes.

Conforme exposto, alternativa A é a resposta correta.

GABARITO: A

FGV – Prefeitura de Salvador – BA – Técnico de Nível Superior II – Administração- 2017)

Com referência à essência de se relacionar uma empresa ao seu meio ambiente, analise as afirmativas a seguir.

I. O grau da concorrência em uma indústria depende das cinco forças competitivas básicas que devem ser analisadas.

II. A indústria estabelecida busca se beneficiar com barreiras a novos entrantes. Patentes são um exemplo eficaz.

III. A presença de grupos fortes de compradores permite que a indústria atue proativamente na criação de mais barreiras à entrada.

Está correto o que se afirma em:

a) I, apenas.

b) II, apenas.

c) III, apenas.

d) I e II, apenas

e) I, II e III.

COMENTÁRIO:

5 forças de Porter: 1) Rivalidade no setor, 2) Barganha de fornecedores, 3) Barganha de clientes, 4) Ameaça de

novos entrantes e 5) Ameaça de produtos substitutos.

Vamos analisar as afirmativas.

I. Certo. Porter definiu que a estrutura de uma indústria exerce um papel preponderante no desempenho das

organizações daquele setor. Dessa forma, segundo o autor, é indispensável entender as interações que ocorrem

nesse ambiente a partir da análise de cinco forças.

II. Certo. As barreiras de entrada afetam a força de ameaça a novos entrantes. Essa força representa a probabilidade e as consequências que uma empresa pode sofrer pela ameaça do ingresso de uma rival no mercado.

As barreiras são postas com o objetivo de dificultar que novas empresas ingressem naquele mercado. Outros exemplos de barreiras de entrada: regulamentações legais, necessidade de muito capital inicial para ingresso, acesso restrito a canais de distribuição, custos de mudança alto para os clientes, economias de escala usufruídas pelas empresas do setor, alta diferenciação dos produtos das empresas do setor, etc.

III. Errado. Essa afirmativa corresponde a barganha dos clientes, a força que representa o poder de influência dos clientes sobre o mercado. Essa força não está diretamente relacionada a barreiras de entrada.

GABARITO: D

Colégio Pedro II – Colégio Pedro II – 2018)

O Modelo das 5 Forças Competitivas, de Michael Porter, é um dos mais conhecidos na literatura de gestão

estratégica. Uma das forças apresentadas pelo modelo é a Ameaça de entrada de novos competidores. A fim de

dificultar essa entrada, podem existir barreiras de entrada em determinado setor. Assinale a alternativa que

apresenta um exemplo de barreira de entrada:

a) Os compradores de um determinado setor apresentam lucros econômicos pouco significativos.

b) Os fornecedores de determinado setor vendem produtos exclusivos ou altamente diferenciados.

c) Um determinado setor possui um grande número de empresas participantes, todas com tamanho e capacidade

competitiva semelhantes

d) Uma empresa possui uma grande parte do mercado consumidor, produzindo em grande quantidade e, com

isso, obtendo custos unitários mais baixos.

COMENTÁRIO:

Alternativa A. Errado. A alternativa descreve uma situação de reduzido poder de barganha de clientes de um setor.

Não se refere a barreiras de entrada.

Alternativa B. Errado. Fornecedores que vendem produtos exclusivos exercem um grande poder de barganha perante as empresas que atuam no setor. Contudo, não representa, em regra, uma barreira para um novo ingressante já que todas as demais empresas daquele setor estão, da mesma forma, sujeitas ao poder de barganha dos fornecedores com produtos exclusivos.

Alternativa C. Errado. Um alto número de participantes em um mercado tende a gerar uma acentuada rivalidade no setor, salvo se aquele mercado ainda está em expansão. O alto nível de rivalidade de um segmento diminui a atratividade do ingresso naquele setor, porém não representa propriamente uma barreira de entrada.

Alternativa D. Correto. A alternativa descreve uma empresa consolidada com ampla participação no mercado e que possui significativa economia de escala (produz muito e com isso obtém economias no custo unitário). Para ingressar nesse mercado, um entrante precisaria desembolsar um alto volume de recursos financeiros para obter a mesma economia de escala e, com isso, ter preços competitivos. Assim, temos, nesse caso, uma efetiva barreira de entrada.

Gabarito: D

Espero que tenha curtido nosso bate-papo de hoje. Se quiser aprofundar seus conhecimentos em Administração, sugiro que conheça nossos cursos.

Além disso, se gosta de material gratuito de Administração, não deixa de conferir nosso canal no Telegram e nosso canal no Youtube (aulas ao vivo todas as terças e quintas-feiras).

Forte Abraço e até o nosso próximo encontro.

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Marcelo Soares

Marcelo Soares

Auditor do Estado do Mato Grosso. Graduado em Administração, pós-graduado em Gestão Pública e mestre em Administração (Estratégia e Governança Corporativa). Aprovado e nomeado nos cargos de Auditor do Estado do Mato Grosso, Auditor Fiscal da Receita Municipal de Cuiabá, Auditor Governamental do Piauí, duas vezes para Analista Judiciário - área administrativa (TRF-1ª, TRT-11ª), Administrador da EBCT, Administrador da Secretaria de Cultura do Amazonas, Administrador da Secretaria de Infraestrutura do Amazonas, Agente de Fomento - área administrativa da AFEAM.

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