
O cálculo de porcentagem, embora seja um assunto recorrente nas provas de concursos públicos, ainda é um tema que gera muitas dúvidas.
Porém, entender essa regra pode ser mais simples do que imagina e, caso você a absorva, ela pode ser o diferencial competitivo que você precisa para vencer nos certames e conquistar sua vaga.
Com objetivo de ajudá-lo, nesse artigo abordaremos o cálculo de porcentagem de uma maneira simples e exemplificada, para que você o domine de uma vez por todas!

O que é porcentagem?
Podemos começar a entender o que é porcentagem pela sua própria definição: a porcentagem (também chamada de percentagem com a letra “e”) é uma fórmula matemática cujo denominador é igual a 100. Ou seja, é a divisão de qualquer número por 100. É representada pelo símbolo por cento (%) e é muito utilizada para calcular descontos, taxas de juros em financiamentos e até os lucros em uma negociação.
Agora, vamos apresentar um exemplo para você entender o raciocínio do cálculo de porcentagem de maneira simples.
Exemplo:
Imagine um evento musical com 200 inscritos no total. O todo, representa 100% das inscrições de pessoas que participarão da atividade.
Entretanto, na véspera do evento, 20% das pessoas cancelaram a participação, então quantas pessoas não irão no total?
A resposta é simples. Neste contexto, a porcentagem representa um valor dividido por cem. Dessa forma, 20% das pessoas que não irão comparecer ao evento é o mesmo que 20 dividido por 100. Para descobrirmos o número exato de ausentes é só pegarmos o todo e multiplicarmos pela porcentagem.
Seguindo este raciocínio:
20% de 200 = 20/100 x 200.
= 0,2 x 200
= 40.
Dessa forma, 40 pessoas não irão comparecer ao evento.

Calculando descontos
Agora que você já entendeu o raciocínio do cálculo de porcentagem, vamos exemplificá-lo de uma outra maneira: calculando descontos.
Por exemplo:
Uma blusa de moletom no valor de 150 reais está com 40% de desconto. Neste caso, qual seria o valor da peça?
Para resolver essa questão, precisamos primeiramente descobrir qual o valor do desconto. Dessa forma, basta multiplicarmos o valor original da peça de moletom pela porcentagem do desconto dividido por cem. Exemplo:
150 x 40% = 150 x (40/100).
= 150 x 0,4
= 60.
O valor do desconto é de 60 reais.
Portanto, para sabermos o valor da blusa de moletom com os 40% de desconto, devemos subtrair este valor do preço real da blusa de moletom.
Dessa forma, 150 – 60 = 90 reais.
Então, o valor que você irá pagar na blusa de moletom com os 40% de desconto será de 90 reais.
Entender o cálculo de porcentagem é essencial para estar bem preparado e se dar bem nas questões de matemática nas provas de concursos públicos, além de capacitá-lo a resolver problemas da vida cotidiana.
Esperamos que esse artigo seja relevante para seus estudos, principalmente para você que pretende ser aprovado em um concurso público e melhorar suas habilidades matemáticas. Conte com o Direção Concursos para essa jornada!
Esteja entre os PRIMEIROS em Fevereiro
O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
