Raquel Monteiro • 16/11/2021
16/11/2021Olá, concurseiro! Se você tem gostado da nossa série de artigos em que deciframos “os mistérios” dos concursos públicos e das bancas examinadoras, certamente seus olhos vão brilhar com o texto de hoje.
Hoje daremos continuidade com a banca CEBRASPE – Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos.
Esta banca realiza inúmeros concursos em todo Brasil e vem ganhando cada vez mais espaço, pois, a exemplo da banca FGV, também tem preenchido o vácuo deixado pela ESAF, pois esta não mais organiza certames.
São estatais, conselhos profissionais, magistratura, Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina , Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro e da Funpresp-EXE. Por isso, dedicamos um texto só para ela!
O Cebraspe, segundo consta em seu site, o “Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) funciona como uma Organização Social (OS) qualificada em 19 de agosto de 2013, com a assinatura do Decreto Presidencial nº 8.078. Em 17 de março de 2014, o Centro assinou Contrato de Gestão com o Ministério da Educação (MEC) e com a instituição interveniente Fundação Universidade de Brasília (FUB).”
Apesar de existir há poucos anos e suceder o antigo CESPE, esta instituição tem grande tradição no mundo dos concursos públicos, vestibulares, atuando em exames de certificações, avaliações educacionais e de políticas públicas. Não é por outra razão que conhecer a fundo sobre esta banca se revela tão importante.
O estilo da banca é muito próprio. Desperta sentimentos extremos entre os concurseiros: ame-a ou odeie-a. Os que a amam defendem que sua gama de temas abordados em provas é bastante previsível.
Os que a odeiam dizem que é terrível o estilo de avaliação no modelo “Certo e Errado” em que uma marcação errada anula a pontuação de uma questão marcada de acordo com o gabarito.
Realmente, opinar sobre ela gera polêmica, mas uma coisa é unânime: os concursos costumam ser muito bem organizados.
O CEBRASPE organiza certames que chamam muito a atenção, principalmente os que contam com os maiores salários. Estamos falando dos de magistratura, Ministério Público, Defensorias, Tribunais de Contas etc.
Nas provas de Língua Portuguesa, geralmente, este não é o maior dos seus problemas quando fazemos uma comparação com o conteúdo de outras bancas.
As provas são difíceis, sim, mas têm um conteúdo mais objetivo e tangível que o de outras bancas. As questões de interpretação de textos tendem a ter menos espaço para sofisticação, o que não as faz ser fácil, ainda assim.
O conteúdo de gramática é cobrado de forma bastante interdisciplinar, caracterizando-se por uma prova bem inteligente e, ao mesmo tempo, técnica.
Se a prova for de itens para marcar Certo ou Errado, esta tenderá a ser até mais rápida do que as de múltipla escolha, pois terão menos textos a serem lidos, bem como enunciados atinentes a estes. Portanto, é uma ótima banca para se estudar Português.
Aqui é onde mora a grande dificuldade, pois esta banca ama a jurisprudência dos Tribunais Superiores mais do que qualquer outra.
Isso não significa, contudo, que não cairá texto legal ou algum tipo de referência doutrinária na sua prova, pois o CEBRASPE mescla de tudo um pouco em suas provas.
Com isso, você precisará estudar teorias doutrinárias pesadas conjuntamente com as famosas questões que fazem paráfrase da literalidade do texto legal.
O bom é que você não sentirá tédio ao estudar para as provas desta banca, pois ela vai cobrar de tudo um pouco.
A respeito das questões discursivas e de estudo de casos, a banca tende a ser bastante objetiva em seus enunciados.
Isso é muito positivo, pois traz bastante transparência aos seus certames. Afinal, se você citar aquilo que é solicitado em cada pergunta e mencionar o que é apontado como correto no espelho de correção, certamente que pontuará nos mais diversos quesitos.
Cumpre acrescentar que os conhecimentos de Língua Portuguesa, seja em Dissertações, seja em Estudos de Casos ou Peças Técnico-Profissionais serão bastante cobrados aqui também.
Por isso é que se diz que o CEBRASPE tem uma cobrança muito interdisciplinar dos conteúdos do edital.
Muito temido pelos concurseiros das áreas humanas, aqui, também não costuma ser um problema para quem estuda com afinco.
As questões costumam ser bem diretas e trazer assuntos com os quais a maioria dos estudantes têm muita familiaridade.
A banca gosta muito de Tabela-Verdade. Desta forma, se você estiver bem neste tópico, poderá pontuar bastante.
Resumo da Ópera: quer ir bem nas provas do CEBRASPE? Além de resolver muitas questões, vire especialista em estudar jurisprudência, especialmente se você for prestar concursos da área jurídica. Nas demais disciplinas, estude normalmente e com seriedade, pois isso bastará.
Faça muitas questões e observe a forma como determinados temas são abordados, pois nem sempre uma assertiva incompleta estará errada, mas correta.
Quer saber de tudo e mais um pouco sobre as bancas de concursos? Seja um Gavião e estude conosco no Direção!
Nós preparamos uma super oferta para você começar o ano com tudo!
Então, por que esperar mais?
Chegou a hora de estudar de verdade, com foco, material de qualidade e sem enrolação. No Aniversário do Direção Concursos, você recebe os melhores descontos nas nossas assinaturas e tem a chance de garantir um conteúdo completo para se destacar nos principais concursos públicos do país.
O que você vai encontrar nas nossas assinaturas?
E tudo isso com um preço imperdível!
Aproveite o desconto exclusivo de aniversário e comece 2025 com a certeza de que está no caminho certo para a aprovação.
Não perca tempo! Essa oportunidade é única e pode ser o ponto de virada na sua preparação para os concursos públicos.
Raquel Monteiro
Raquel Monteiro é advogada, escritora, professora pós-graduada em Direito Público e blogueira do Concurseiro Solitário. Já foi oficial da Marinha do Brasil e agora vem trazer conteúdo de qualidade ao Direção Concursos.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Redação Direção Concursos • 13 de dezembro de 2024
Você acorda, toma café, vai para o trabalho, almoça, chega em casa, estuda e dorme. Os dias passam, e no final da semana você sente que não teve tempo suficiente para cumprir todas as suas metas. Aquelas horas reservadas para um estudo extra rapidamente são consumidas por demandas inesperadas ou esquecidas no ritmo frenético do […]
Douglas Oliveira • 13 de dezembro de 2024
A área de tribunais no mundo dos concursos públicos foi uma das mais movimentadas em 2024! Neste ano tivemos concursos para diversos tribunais do país, e ao que tudo indica, 2025 será igualmente generoso para a área. Com essas oportunidades surgindo, sem dúvidas você precisa da melhor preparação para vagas de Analista Judiciário na Área […]
Jornalismo Direção Concursos • 13 de dezembro de 2024
Os gabaritos preliminares das provas do TSE Unificado para candidatos à Técnico Judiciário estão disponíveis. Os candidatos podem eviar recurso contra a correção até amanhã (12/12). Neste artigo, veja dois exemplos que justificam a revisão do resultado divulgado pela banca organizadora Cebraspe. O concurso TSE Unificado abriu 412 vagas imediatas e também oportunidades em cadastro […]
Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.